Estas são nossas luzes vista do espaço (foto da Nasa).
Lembro quando eu era pequeno e se falava como um dia (tão distante quanto o mundo dos Jetsons) nossos bisnetos sofreriam com a poluição que causávamos.
Acho que havia um certo rancor por antecipação contra aqueles bisnetos chatos que fariam pouco da nossa senilidade e não só não reduzimos a poluição produzida como a ampliamos em uma sede cada vez maior de esbanjamento energético.
Caprichamos tanto que a coisa estourou nas nossas mãos e bem antes de nos tornarmos senis o bastante para não notar o que está acontecendo. Muito embora alguns se agarrem à negação, mas essa é outra história.
Furacões, geleiras sumindo, neves eternas enquanto duraram. Tudo culpa nossa.
Isso está me incomodando.
Não é aquele incômodo de quem não quer assumir a responsabilidade, mas de quem está desconfiado que estão lhe transmitindo a responsabilidade que não é dele.
Estou disposto a tudo para ajudar a reverter o quadro. Na verdade nem ando mais de carro (90% do meu deslocamento é de bicicleta ou a pé) só para citar um exemplo.
Acho ótimo apagar a Torre Eiffel e mostrar que existe uma preocupação real da população e uma disposição a pagar um preço. Só que…
… E aquelas fábricas que soltam colunas de fumaça 24h por dia? E as bombas que são detonadas em busca da hegemonia do petróleo? E as toneladas de tinta tóxica que sobra dos jornais distribuídos diariamente?
Repentinamente parece que toda a civilização está sendo convidada a fazer algum sacrifício para deter o aquecimento global. Tem gente na Europa desligando todos os aparelhos que ficam em standby a fim de economizar 25 Wats.
E isso está certíssimo.
Só não podemos esquecer do nosso principal problema que é o não reaproveitamento do lixo, a cultura do consumo que promove a troca de recursos antigos não por obsolessência, mas para estar na crista da sociedade do espetáculo (vide o Windows Vista… Ele é necessário?).
Sim. Você tem responsabilidade pelo aquecimento global, você pode e deve fazer algo para ajudar a reverter, mas nada do que você faça será mais importante do que refletir a respeito da cultura do consumo e cobrar das autoridades mudanças também nos meios de produção e geração de energia das grandes corporações.
Fantstico Roney! A terra precisa de mais pessoas com este esprito.
Estou me tornando seu leitor assduo.
Parabns.
Oi Daniel,
Puxa, obrigado!
Sabe… Eu escrevo este blog muito mais pq preciso colocar para fora do que para atingir as pessoas e acho que tenho um estilo de escrita esquisito ento no me imagino tendo leitores assduos! :-)
Fico muito feliz de saber que estou sendo til pelo menos para uma pessoa! Hehehe!
Quando eu era pequena eu achava que as mudanas climticas que algum dia iam surgir por causa do aquecimento e tudo mais s ia acontecer em mais de 10 mil anos, quando minha linhagem j no mais existiria….
… Pelo jeito 10 mil anos passaram correndo, n? :-(
voe fala em 25 wats,mas talves a questo seja ,:se eu eu posso economizar 25 wats, e a coca,pepsi,e por ai vai ,a vontade , e talvez ate a nessecidade pode criar uma consciencia que nunca houve,acreditar sempre em algo e como tudo comea.
Ol Pedro, no sei se entendi bem o seu comentrio… As grandes empresas podem economizar centenas de vezes os 25 watts que a gente economiza bastando que trabalhem uns minutos a menos por dia por exemplo.
A tomada de conscincia uma etapa que j devia estar ultrapassada. Imagine algum que pesa 260 Kg e ainda no tomou conscincia de que est com um peso que lhe faz muito mal. Ser que essa pessoa vai comear a fazer algo antes de chegar aos 360 Kg?
Creio que j passou a hora de tomar conscincia ou acreditar em algo para um dia comear a agir.
O momento de ao, mas no somente (embora tambm necessria) a ao de economizar 25 Watts de energia. Precisamos mudar os paradigmas da nossa civilizao ou voc e eu j viveremos dias bem desagradveis…