E se uns caras de terno te agarrassem na rua, te encostassem contra a parede e dissessem:

Vimos você falando mal do candidato político da nossa coligação! Cale a boca ou encare o braço da lei!

Ou se você fosse dono de um bar onde as pessoas sentassem para reclamar da falta de honestidade dessa ou daquela empresa e recebesse uma visita dos mesmos homens de terno e fosse jogado contra a parede e estrangulado da mesma forma?

É o que vem acontecendo.

O primeiro episódio é protagonizado pelo ex-presidente José Sarney, o segundo é protagonizado por uma empresa de recolocação profissional chamada HCO.

As vítimas são blogs como o Imprensa Marrom e o de Alcinéa Cavalcante (que chegou a ser tirado do ar e só poder ser acessado pelo cache do Google).

Não fico pessoalmente preocupado apesar de nunca ter impedido a entrada de um comentário neste blog porque não faço aqui um espaço político e sim um espaço para devaneios raramente pontuados por assuntos políticos. Tenho a impressão que isso e o fato de não ser conhecido me “protegem”.

No entanto o problema é muito sério. A justiça deve punir ameaças, falsos testemunhos, calúnias… Mas não calar quem faz denúncias legítimas.

Evitarei me alongar aqui. Minha intenção ao escrever este post é convidar meus leitores a se informar sobre isso visitando o blog do Inagaki onde encontrarão mais links e explicações.

Deixarei apenas uma reflexão: Os nossos políticos e corporações estão acostumados a controlar a mídia com esgares de fascismo nas entrelinhas dos seus roteiros.

Diante do crescimento da sociedade da informação e pulverização do quarto poder (a mídia) que se desloca para as mãos dos cidadãos comuns como eu e você os indivíduos acostumados a controlar a mídia se vêm obrigados a se voltar contra o povo com as mordaças da censura e da restrição dos direitos de expressão.

Cabe a nós, cidadãos, fincar pé e exigir que a lei seja seguida sim, mas para punir os exageros de forma justa.

Não sou anarquista, mas tenho que parafrasear um personagem de Alan Moore: O povo não deve ter medo do governo… O governo é que deve temer o povo.

E pensar que hoje ia somente lembrar que agora estou fazendo um clipping semanal no meu site no Multiply…