Já comentei aqui que me batizei na Igreja Católica Apostólica Romana aos 11 anos porque uma vez uma freira me passou uma ótima impressão daquela religião.
Durante as poucas semanas em que estudei para o batismo acabei me decepcionando e me afastei tanto que agora, décadas depois, já nem sei mais qual é a influência da Igreja no mundo e do Papa na Igreja.
Como mudou de papa e sou um cara antenado resolvi ir pesquisar um pouco sobre o catolicismo e afins.
Descobri que os suíços esperavam um Papa jovem e progressista e ficaram bem decepcionados com o que veio. Gente sensata estes suíços, viu?
Depois de muito ler e muito pensar consegui formar uma opinião, e não é uma opinião favorável.
Acho que tanto o Papa, quanto a Igreja Católica, já não são pop faz muito tempo, afinal pop vem de popular e pop mesmo seria a teologia da Libertação que é duramente combatida pelo Vaticano. A outra parte da opinião é que infelizmente a influência da Igreja ainda é grande afinal lá na roça muitas vezes são as igrejas que seguram a barra dos lavradores e elas estarão cada vez mais sendo impedidas de fazer isso.
A única coisa boa disso tudo é que esse afastamento do Vaticano pode nos ajudar a perceber que papai já não olha por nós e, ou cuidamos uns dos outros, ou seremos órfãos em um mundo dominado por corporações padrastas…
eh, Roney… certas coisas nao tem jeito. Escrevi sobre a sucessao no meu blog tambem. Todo mundo que eu conheco ficou decepcionado com a escolha do Papa.
Nao que eu ache realmente que o Papa faz grande diferenca na dinamica do mundo, mas ja que eh um cargo importante e que tem tanto valor social a gente torce pra que seja um cara do bem, ne? O “Papa Ratzi” na verdade eh soh um reflexo de todo o corpo da Igreja Catolica, que estah velha e retrograda. Dificil mudar quando a base nao funciona.
Bjo.