Tem essa série que está passando no History Chanel: Universo. Mas não é só com ela e não é só nesse canal…

… Por que quase todos os programas que falam na estonteante dimensão do Cosmos tenta nos assustar?

  • Um blazar emite um jato mortal de energia e matéria que destrói tudo em seu caminho por anos luz
  • Nossa galáxia e Andrômeda colidirão no futuro!
  • Um buraco negro no centro da nossa galáxia é um devorador mortal
  • Se um asteróide grande se chocar com a Terra pode ser o nosso fim
  • O Sol vai se expandir e destruir a Terra

Nem vou ficar listando aqui todas as besteiras que ouvi nesses programas. Sou do tempo de Cosmos de Carl Sagan onde se falava do Universo com admiração e deslumbramento e não com medo de coisas que acontecerão daqui a centenas de milhões de anos.

Francamente, quem escreve esses programas modernos não se sente envergonhado ao dar um tom fatídico na notícia que o Sol devorará a Terra em 4 bilhões de anos??

Leia de novo: 4.000.000.000 de anos!

Primeiro que em 10 mil anos a gente será tão parecido com o que somos hoje quanto um pitecantropo se parece conosco (estou levando em conta uma aceleração da nossa evolução física por meios artificiais) então o que se dirá a respeito da nossa tecnologia quando qualquer uma dessas forças devastadoras cruzarem o nosso caminho?

Será que esse tom é uma tentativa ou impulso inconsciente para nos incutir medo do Universo já que não temos mais medo de Deus? Será uma forma (consciente ou não) de reafirmar a fé em um Deus que possa nos proteger dessas ameaças imaginárias?

Sim, considero qq coisa que acontecerá em alguns milhares de anos uma ameaça imaginária e lembre-se que a maioria deve acontecer em milhões ou mesmo bilhões de anos.

Ah! Por falar nisso, lembrei que um dos terrores preferidos parece ser a eventual colisão da nossa galáxia com a de Andrômeda… Calculei e deve ser em uns 13 bilhões de anos… Quase 3 vezes a idade do Universo do sistema Solar! Puxa! Estou apavorado!