Um amigo bailarino (que a propósito admiro muito como artista e pessoa) enviou 5 perguntas aos amigos dele para ajudar a montar um novo espetáculo. São sobre amor…

Acabei escrevendo tanto que achei melhor compartilhar com outras pessoas e assim maximizar o valor do tempo que investi na resposta!

Ai vai…

1) Qual a tua música romântica preferida ou que te diga algo

A primeria que me vem à cabeça é Careless Wisper (os amigos antigos sabem pq)

2) Dá um exemplo de um casal perfeito. (Romeu e Julieta, Angelina Jolie e BradPitt, tua mãe e teu pai) e por quê?

Valem os fictícios? Casal perfeito real tem eu e a minha esposa amanhã pq a gente vai mudando e aprendendo juntos a ser um casal melhor. Entre os fictícios o que me vem primeiro à cabeça é o formado por Will Parry e Lyra Belacqua (da trilogia Fronteiras do Universo de Philip Pullman), mas não precisa ler o livro, pode pegar Borboleta Tatuada do mesmo autor que é fininho e o casal protagonista é muito parecido. Se nem der para ler esse então é o seguinte… Esses casais estão longe de ser perfeitos, são unidos por um amor puro e desinteressado, até bem juvenil, mas vivem em um mundo (o nosso) onde amor puro, desinteressado e juvenil é castigado com a impossibilidade… Tá, é uma visão triste, mas acho que tem muito a ver com a síndrome do individualismo que pode ser um pouco mais intensa no Brasil, nos entanto desconfio que anda por todos os países do ocidente pelo menos.

3) Ao falar-se de amor qual a primeira imagem que te vem à cabeça?

O prazer de compartilhar o mundo e a sua história de vida com a outra pessoa. Não penso e nunca pensei em posse, dependência (aquela coisa de “não vivo sem você” que não é amor, é carência e falta de amor próprio) ou completar um ao outro. Amor para mim é um tipo de afinidade e de integração, um encaixe de jeitos de ser aliado a sentir-se absolutamente à vontade com o outro.

4) Qual é o lugar ideal para uma história de amor?

Agora que me toquei… A gente tá falando em amor de casal, né? Hehehe!! Bem, não muda muita coisa, a diferença é que no de casal tem atração física e um encaixe e cumplicidade tão grandes que os dois (ou três, o mundo moderno abre espaço para novas estruturas amorosas) querem compartilhar todos os anos das suas vidas e não apenas alguns como acontece com os amigos que veem e vão. Bom, o lugar… Se for amor de amizade a varanda com cadeiras e uma mesa, uma roda de papo na praia, a mesa de bar depois do cinema ou do teatro. Se for para casal… A mesma coisa, mas a dois e com luzes mais fracas à noite ou muita luz e risadas de dia, pode ser na praia, numa caminhada pelo campo. Acho que estou dizendo que o lugar ideal é ao ar livre onde podemos olhar para o horizonte, para o céu e para as coisas vivas que nos lembram do ciclo da vida.

5) Qual é a cor que define o amor?

Branco pois nele estão todas as cores, mas tive que pensar pq não tinha pensado em uma cor para o amor antes. Vermelho é paixão, tesão, que tem no amor, mas não só, nem sempre. Pensei um pouco e me ocorreu que amor teria que ser ou preto que abraça todas as cores ou branco que as contém. Como preto tem uma conotação negativa no ocidente fico com o branco.

Salvar

Observação em ago/2020: Gostaria de, já nessa época, ter visto e comentado o racismo em considerar o preto como negativo. Não é apenas por causa da noite escura quando nossos antepassados temiam os predadores, temos que reconhecer que existe grande carga de racismo na conotação negativa da cor preta.