Não gostei…
Esse é um assunto que merece um post muito maior, mas tenho receio de não conseguir fazer logo uma pesquisa para anexar artigos que apresentem os problemas e alternativas melhores e acabar não escrevendo nada. Não dá para ficar calado.
O problema como eu já disse a respeito de outras coisas (como o vagão das mulheres) é o rumo em que certas atitudes nos colocam.
Se não houvesse outra forma de fazer com que as crianças se interessassem pelo estudo tudo bem, mas não é o caso.
Ao premiar em dinheiro quem estuda estamos ensinando algo terrível! Que não há prazer no trabalho ou no conhecimento e que ele é meramente um meio para obter dinheiro para comprar um tênis, um sorvete ou ir para a noite se divertir.
Um outro problema sério é que a evasão existe porque o ensino não é atrativo para os jovens e o artifício do salário para os alunos pode mascarar as deficiências que causam o desinteresse.
Antes de querer evitar a evasão devemos querer tornar o ensino bom, útil e atraente.
O primeiro passo para isso é mudar métodos e conteúdo programático, o segundo é pagar bem os professores, o terceiro é escolher bem o tipo de prêmio a dar para quem se destaca. Nunca dinheiro.
Podemos dar recursos para o aluno realizar coisas, mas não dinheiro.
Um aluno com boas notas poderia ser levado a ver um ídolo (tenho certeza que poucos esportistas, atores ou cientistas pediriam dinheiro para agradar um aluno que se destaca), ganhar a publicação de algo que ele desenvolveu em mídia de destaque ou ver seu projeto desenvolvido seriamente.
Seja qual for o prêmio tem que ser algo que lhe dê prazer por ter criado algo e não por ter recebido uma grana para torrar.
Links
Cara,
Eu sempre achei que a educao base de todos (ou quase todos) os problemas… Sinceramente, esses parlamentares no vem o problema com seriedade. Eles so mais despreparados que os alunos desinteressados.
J ouviu falar na aprovao automtica? Isso um absurdo!!!
Eu fico indignado com o quadro da nossa educao. Eu lembro, e no faz muito tempo, que a professora dava livros infanto-juvenil para os alunos que mais se destacavam. Claro que nem todos tinham o mesmo interesse pela leitura, mas s vezes s pelo mrito de receber o livro e ser encaixado como um dos melhores, j era uma coisa muito boa.
Eu gostaria muito de ver o quadro da educao mudado, ver professores bem pagos, crianas na escola estudnado com perspectiva de vida, querendo ser algum na vida, sabendo que profisso pretende seguir, etc.
Eu fico muito, mas muito triste mesmo com essa situao. Sem palavras.
Abraos,
Isso realmente um absurdo, uma agresso violenta a educao pblica. Isso com certeza no resolve o problema, como o vago das mulheres, muito pelo contrrio, aumenta os problemas. Acho que a dupla Garotinho-Csar Maia esto querendo mesmo transformar o Rio de Janeiro numa arena de batalha, pois tudo isso gera mais confuso e mais competio, gerando o seguinte resultado: os jovens vo estudar por dinheiro e no pensando no seu futuro.
No creio que seja um absurdo, e acho at a competio boa desde que no se aplique aos primeiros anos de formao.
Mas a melhor parte da notcia no foi citada, eles pretendem garantir vagas de estgio aos melhores alunos. O que na minha opinio vai surtir mais efeito que a distribuio de “cascalho”.
[]’s
Ramon, sou completamente favorvel ao investimento na qualidade da educao e do acesso cultura, mas para ser sincero creio que necessrio um debate sobre o que viria a ser uma boa qualidade educacional.
Entre o Fbio e o Mamendes fico um pouco com cada um ;-)
A competio at certo ponto pode ser boa e eu sequer sabia que seriam distribudas vagas em estgios para os melhores e isso muito bom! Aprovo e fao uma mesura.
Creio que o problema dos nossos polticos passa muito mais pela falta de competncia e presso do marketing eleitoral do que por pura m vontade.