Recebi pelo site (passei de caixa alta para normal):
Quais são as diferentes modalidades da dança contemporânea? Dá um exemplo e explique. Desde já obrigada.
Respondo aqui pois o endereço de email voltou com erro.
Em primeiro lugar preciso dizer que não tenho formação acadêmica em arte ou dança. Sou apenas um apaixonado pelas manifestações artísticas.
Diante disso tenho que confessar ter ficado confuso diante da pergunta pois conheço estilos de dança como Clássica, Moderna, Folclórica e outros, mas a dança contemporânea – exatamente por ser atual – é mais difusa, ou seja, não conheço uma classificação oficial de modalidades.
Ouvi falar em dança-teatro o que parece uma tendência forte na dança contemporânea brasileira. Alguns trabalhos de Ana Vitória são assim. Também o Quasar faz algumas coreografias que contam histórias.
Outra modalidade é a dança performática ou mais abstrata que valoriza mais a estética e a improvisação. Um bom exemplo é o trabalho “Qual é a Música” de Paula Águas.
Temos o encontro entre a dança contemporânea e o movimento Hip-hop que talvez mereça ser considerado uma outra modalidade. O melhor exemplo que conheço é o trabalho do grupo Membros de Macaé.
É claro que ainda podemos classificar a dança contemporânea em solos (Flávia Tápias executa vários lindamente), duplas (como o fabuloso Lecuona do grupo Corpo) e em grupo.
Vou procurar me informar e descobrir se existe uma classificação formal de modalidades de dança contemporânea e volto a este post para melhorá-lo.
O material on-line é escasso, mas aqui vão alguns links úteis: