Vi o post Nobreza Falida da Renata e decidi publicar aqui um email que mandei para uns amigos que me sugeriam votar no Cristo faz pouco tempo.
As sete maravilhas da antiguidade foram selecionadas por um grande filósofo grego que usou critérios como dificuldade, grandiosidade e inovação tecnológica. Você saberia dizer quem foi ele? Eu nunca… Fílon de Bizâncio ou o poeta Antípatro de Sídon.
Agora estão fazendo uma nova lista com sete maravilhas dos nossos tempos, mas desta vez a coisa parece mais com um daqueles concursos de popularidade comuns em escolas estadunidenses como “A rainha da primavera”. Acho ridículo, mas esses são tempos ridículos – espero que seja a sombra que antecede o amanhecer – mas seja como for decidi votar também.
Votei em:
- Ópera de Sidney pensando na união da arte antiga com a contemporânea
- Torre Eiffel como símbolo das conquistas do nosso raciocínio matemático e conhecimento científico
- Pirâmide de Chichén Itzá porque temos que reconhecer a igualdade de riqueza histórica, cultural e científica de todos os povos
- Angkor em referência aos esforços para refletir o Universo em nossas construções não apenas físicas, mas sociais, filosóficas etc.
- Machu Picchu como símbolo de sublimação por causa da sua localização apesar de não ter sido de fato um lugar para sublimar nada
- Stonehenge quase ficou de fora pois não acho uma maravilha mesmo levando em consideração as dificuldades enfrentadas por seus construtores em tempos tão remotos. Ele entrou como símbolo da espiritualidade integrada aos ciclos da Terra que, afinal, é nossa mãe, o ventre de onde viemos e os braços que nos acolherão depois da vida
- A Acrópole de Atenas porque a civilização grega me parece a melhor entre as opções para representar nossa capacidade e natureza de transformação.
Vale notar que nenhum dos meus motivos coincide com os do site, mas creio que não poderia ser de outra forma, né? Além disso para mim nenhuma dessas maravilhas merecia estar entre as maravilhas da nossa era. Qq dia vou fazer minha lista aqui no blog.
Imagem: Wikipedia
Eu tbem no votei no Cristo. At pque acho aquela esttua opressora e a campanha com os motivos errados.
O meu critrio foi simples: votei no que mais gostava (d) e que existe h mais de 500 anos.
Votei em:
– Acrpole de Atenas
– Machu Picchu
– Muralha da China
– Petra
– Pirmide em Chichn Itz
– Stonehenge
– Timbuktu
Bjs!
Sem sacanagem…Morri de rir quando li “mas estes so tempos ridculos!” HAUHAUHAUHAUHAUHAUHA
Ah, amigo, eu votei no Cristo. Votei porque apesar de tudo, ele smbolo do meu pas, da cidade catica em que vivo mas que eu amo, e porque a vista l de cima realmente uma maravilha por si s.
Alm disso, vc sabe: ele smbolo de algo extremamente importante para mim, uma vez que sou Kardecista e creio em Jesus fielmente.
Um beijo!
Oi Carol!
Eu no ia votar em nada pq no gostei da idia como um todo, mas acabei… Sei l pq votei, acho que foi s para fazer soar, ainda que timidamente, minha voz dissonante. ;-)
Miriam
Vc sabe que tem horas que sou crtico demais, n? Apesar do Brasil ser predominantemente catlico eu no acho que o Cristo seja um bom smbolo para o nosso pas, nem acho que ele seja um smbolo cristo a esta altura. Vc sabe que rola uns papos de propriedade de imagem da igreja Catlica e da famlia do artista plstico sobre ele, n?
Mas eu tirei o Cristo da minha lista pq acho justamente que maravilha da humanidade tem que ser da humanidade e no smbolos de locais. O meu critrio foi o significado do sbolo para todos e o Cristo Redentor, na melhor das hipteses, representa para o mundo o nosso pas ou nosso turismo. Como as caladas da praia de Copacabana.
Talvez eu votasse na maravilha brasileira se ela fosse a bio-diversidade ou a diversidade cultural, estes sim valores universais.
Sou chato demais?
O desafio
Pensando nisso tudo estou pensando em convidar todos a um desafio: quais seriam realmente as sete maravilhas da nossa era? No as sete coisas mais populares, mas as sete coisas que melhor representam nossa cultura, nossos avanos e que foram aos limites o que h de mais importante em nossa cincia?
Desconfio que nenhuma delas seria um monumento ou edifcio. Depois vou fazer um post com este convite!