Publiquei isso em um tópico sobre Dogville no Orkut na comunidade Cinéfilos:
Dogville não é o melhor filme de todos os tempos…
Ele é uma das melhores obras de arte de todos os tempos! Ao menos para mim! ;-)
O Lars foi tão fundo na alma daquele período da história estadunidense que acabou chegando em boa parte da essência da alma humana e fazendo uma belíssima fábula simbólica; explicar símbolos é limitá-los!
Acho contudo que podemos tentar admirá-lo de duas formas. A primeira é como uma representação da sociedade estadunidense à margem da economia durante a grande depressão. A segunda é como uma metáfora da nossa sociedade.
Não concordo que o filme insinue que somos essencialmente maus, ou que o altruismo seja uma forma de arrogância… Embora definitivamente possa ser, e frequentemente o seja, principalmente naquele período histórico…
O espaço aqui é meio pequeno para o tanto que se pode falar deste filme (e o Orkut é um sorvedouro onde tudo se perde!), mas a gente não pode deixar de observar que ele vem provar que ainda existe muito espaço para boa arte no meio desta louca sociedade do espetáculo que nos aliena dia e noite! é uma obra incrível que se sustenta totalmente em intepretação, texto e direção!
Pode-se não gostar de Dogville, mas não seo pode jamais dizer que não é brilhante e ousado!
Ah! Alguém se perguntou porque o filme não ganhou Oscar, mas este prêmio não é para arte, é para comércio, né? E também acho que não é um filme para ser gostado, é uma obra a ser admirada e um instrumento de perturbação mesmo! Para gostar tem que ir neste clima…