Antes de mais nada: pode ler o post pois não entregarei nada que atrapalhe o prazer de ver o filme.
2012 aproveita a suposta profecia Maia (uma das únicas civilizações que provavelmente se extinguiu por ter esgotado seus recursos naturais) de que o mundo terminaria em 21/12/2012 (por que não 12/12/2012?) para elaborar mais um filme catástrofe na longa linha que vem desde Terremoto até os mais recentes Impacto Profundo, O Dia depois de Amanhã e Presságio.
No entanto há muitas coisas interessantes a destacar no filme.
Até pouco tempo o cinema catástrofe se resumia a inventar uma desculpa (geralmente esfarrapada) para uma série de desastres que os mocinhos teriam que driblar até que tudo voltasse ao normal.
A fórmula básica não mudou, no entanto há coisas que não existiam antes, pelo menos não tão claramente.
- Há um claro reconhecimento que nossa espécie é extremamente vulnerável e que poderia facilmente se extinguir
- Desde Impacto Profundo essa modalidade de ficção nos pergunta: quem nossa civilização procuraria salvar (Ok, não vou esquecer Dr. Fantástico)
Do ponto de vista de lazer 2012 vale pelos primeiros 40 minutos, o meio e o fim não são nem animados, nem suficientemente questionadores, no entanto ainda assim achei que valia a pena escrever sobre ele.
Uma amiga ficou revoltada porque o mundo não vai acabar daquele jeito (err… alguém está achando que vai acabar de alguma forma?) e outro se perguntou se as pessoas agiriam do jeito que agem no filme.
Gente… É um filme pipoca, não é nem documentário, muito menos tratado antropológico.
O que há de interessante para observar nesses filmes são as questões básicas da moral e dos nossos medos intuitivos que tornam o filme um sucesso ou atraente para o espectador.
E nesse sentido creio que, a cada novo filme catástrofe que é lançado as questões que estão nas entrelinhas são:
- Será que não é hora de pensarmos em modos de preservar nossa espécie dos riscos naturais? Será que não está na hora de nos lançarmos ao espaço para o caso de algo terrível acontecer na Terra?
- Qual é a essência da nossa espécie? Somente o caldeirão genético ou também nossa produção artística e cultural?
- Cataclismos naturais (lembram do Tsunami de 2004?) e artificiais (15 milhões de crianças morrem de fome por ano) já estão exterminando milhões de vidas, será que, em nosso estágio atual nossa civilização trabalharia em conjunto para salvar a nossa espécie ou trabalharia em segredo para salvar um punhado de ricos?
Nada acontecerá em dezembro de 2012, mas me arrisco a dizer que, a cada dia, filme tolo a filme tolo, estamos construindo uma nova consciência a respeito da nossa fragilidade e da nossa moral.
A Terra talvez experimente profundas transformações climáticas nos próximos 30 ou 40 anos e o que estamos fazendo a respeito disso? Estamos mobilizados para garantir que o máximo de humanos e outros terráqueos sobrevivam e se adaptem? Estamos fazendo algum esforço substancial para impedir (o que acho praticamente impossível) as mudanças climáticas ou para nos prepararmos para elas?
Dificilmente.
Se qualquer um desses filmes se mostrasse real e nosso planeta passasse por transformações tão rápidas somente uma minoria de poderosos sobreviveria e provavelmente se mataria logo depois na disputa pelos parcos recursos.
É essa a civilização que desejamos construir?
Felizmente o mundo não acabará tão cedo e ainda há tempo para mudar o que realmente pode alterar nosso mundo: nossa consciência.
Cada uma das nossas vozes individuais é sagrada
pois cada voz nos enriquece e toda voz perdida nos diminui
Somos a voz da humanidade, a consciência do Universo
Roney,
Voc falou com bastante propriedade sobre a avaliao do filme, porm senti falta de uma anlise crtica sobre a real profecia Maia. No digo aquilo que dito nos filmes, porm so “bulshit”, mas sobre aqueles escritos do Chalam Balam que as pessoas procuram estudar e, coincidentemente (?) casam com todas as profecias que at o presente momento os Mais proferiram, faltando somente a ltima delas.
No de se ignorar que o calendrio Maia tinha uma preciso astronmica, literalmente. Que inclusive at 4 segundos e alugns milsimos mais preciso que o da NASA. Eles, enquanto o resto do mundo acreditava que a terra era o centro do universo, j tinham uma percepo de que a terra girava em torno do sol e que o prprio sol girava em torno de algo, passando por um local que hoje identificamos (em menos de 20 anos) por buraco negro, o que eles chamavam de ciclo solar, e para cada parte desse ciclo, denominavam uma era. E a era que vivemos hoje justamente a era que est se findando. Findando a ERA no o mundo! Mas porqu 21/12/2012? Porque, como sabemos a Igreja modificou o calendrio a bel prazer, de forma que hoje em vez de o tempo trabalhar em nosso favor, ns trabalhamos em funo do tempo (que s serve para o patro cobrar horrio de entrada e sada do trabalho). E, de acordo com os estudiosos, o dia no calendrio maia que finaliza a Era seria o dia 21/12/2012.
Gostaria de deixar aqui o link para um documentrio da History Channel sobre as Profecias Maia. Resguardados as superexcitaes holywoodianas, as informaes so bastante confiveis e esclarecedoras… S devem tomar cuidado para no se deixarem levar pelas interpretaes das pessoas….
http://www.youtube.com/watch?v=RrT1sdxOxbQ&feature=PlayList&p=904E1377C1705151&index=0&playnext=1
Um abrao e desculpe-me se falei demais…
Ramon Silva
Pode falar a vontade Ramon!
Voc sabe que sou ctico a respeito de profecias e tudo o mais. Acho muito estranho, por exemplo, que o Sol passe perto de um buraco negro a cada 20 anos.
Tambm acho esquisito que tenham chegado concluso que o calendrio Maia mais preciso que o da Nasa… Seria necessrio um calendrio mais preciso que os dois para dizer isso e definir o grau de impreciso…
Foi por isso que a nica coisa que falei sobre a profecia Maia foi que no acredito na profecia de um povo que foi tolo o bastante para se extinguir por ter esgotado os prprios recursos naturais.
Por outro lado uma grande amiga e pessoa por quem tenho grande carinho acredita nisso e, quem sabe? Posso estar errado.
Gostaria de saber, na sua opinio, o que mudar de fato com a profecia, o que ela profetiza exatamente? O que acaba com essa era e o que comea com a prxima? Ser uma mudana rpida e perceptvel ou um lento processo que perceberemos apenas em 100, 200 anos?
P.S.: Meu WordPress no gosta do seu sistema, ele truncou todos os acentos, mas consertei. Um dia preciso dar uma limpa nesse WP e instalar de novo…