Fonte da imagem: Filme Inception (promocional)

  • Qual é o propósito do Universo?
  • Ele precisa ter um propósito?
  • Se ele tem um propósito, será que já somos capazes de percebê-lo?

Até onde me lembro todas as vezes que ouvi perguntas ou considerações sobre o sentido ou propósito do Universo elas envolviam nossa presença nele. O Universo teria o propósito de abrigar a vida, mais especificamente humana. Isso não soa um pouco arrogante? Será que, ao observar o Universo com a mente livre, vemos algo que confirme esse desejo? Sim, isso está mais para um desejo do que para uma hipótese.

Eu posso dizer que o Universo foi criado com o propósito de me permitir existir. Ele foi criado há 47 anos para mim e, claro, você que está lendo isso foi criado exatamente agora (a menos que já me conheça há algum tempo). Tudo que existe no Universo está lá apenas para ter sido visto por mim ou causado alguma ação em minha vida direta ou indiretamente. Algumas coisas podem até deixar de existir permanecendo somente na minha memória.

O parágrafo acima não é mais absurdo do que supor que o Universo tem alguma função em relação a nós. Que foi criado para que nós o contemplássemos ou para que adorássemos uma divindade ou, talvez, para sermos mimados por alguma divindade.

Isso no entanto n?o quer dizer que o Universo não foi criado. Nem que ele não tem um propósito.

Pode ser que o Universo seja um tipo de fonte de energia assim como usinas de biomassa. Ele pode ser um modelo de 11 dimensões criado por algum tipo de inteligência que está desenvolvendo a capacidade de criar Universos. Ele pode ter sido criado para a Matéria Escura e a Energia Escura, seja lá o que forem.

No entanto talvez a primeira coisa que a gente devia se perguntar é:

Por que eu quero achar um propósito ou sentido para o Universo?

Se o nosso estímulo é dar um sentido para as nossas próprias vidas eu desconfio que já começamos errado e, nem vamos dar sentido para nossa existência, e nem conseguiremos nos aproximar do sentido do Universo.

Vejo que muita gente sente profunda perturbação quando se confronta com a ideia de que o propósito do Universo pode não ter nada a ver com ela, ou com nenhum humano ou até terráqueo… Provavelmente com nenhuma forma de vida do Cosmos.

Sugiro mergulhar nesse sentimento, entender de onde ele vem e por que precisamos tanto assim de um Universo para nós. Isso pode ser muito útil para nos ajudar a encontrar tanto um sentido, quanto um propósito para nós mesmos.

Se nosso estímulo é uma profunda e sincera curiosidade então… Bem, então acho que temos pouquíssimas chances, quase nenhuma, de chegar perto de entender o propósito do Universo, mas… Será uma busca fantástica e que nos dará, a cada dia, uma nova descoberta que nos ajudará a fazer outras coisas incríveis.

A essa altura você (que foi criado agora para ler esse meu texto e ajudar a inflar o meu ego, portanto deixe um comentário lá embaixo) pode estar pensando que sou o que chamam de cientificista, ou seja, acho que a ciência tem todas as respostas. Não acho. Acho que ela não tem nenhuma resposta para o sentido da nossa vida, do Universo e tudo mais.

O que a ciência tem são ferramentas e conhecimentos que nos ajudam a ver quando estamos indo pelo caminho errado, por exemplo, Se você, que foi criado para ler esse post e massagear meu ego, não deixar um comentário então minha hipótese já estará cientificamente comprometida pois nela não se encaixam coisas que não interajam comigo de alguma forma (pronto, agora não terei nenhum comentário nesse post).

Você também pode estar buscando no Universo um sentido ou propósito para a sua própria vida, algo que vá além dos instintos animais básicos que todos temos: sexo, prazer, comida, lazer… Bem, tudo isso é prazer, né? Mas você pode querer outros prazeres menos físicos que te façam sentir que você tem uma existência diferente da do seu cão.

Ora! Todos nós temos propósitos fantásticos! Não há sequer um humano que não compartilhe ideias com os outros, que não crie ideias totalmente novas pelo menos de vez em quando, que não faça parte do processo de produção de alguma coisa como obras de arte, combustível para carros, dispositivos eletrônicos, ruas limpas, saúde ou um pouco de ordem (administradores, isso é com vocês).

Muitas vezes vivemos vidas tristes por achar que não temos um propósito ou buscando algum inalcançável quando poderiímos buscar metas mais próximas que, lá no futuro, podem até nos levar a lugares que pareciam impossíveis.

Essa é a minha forma de dizer que não sei qual é o propósito do Universo, mas sei que podemos criar, escolher e desenvolver propósitos para as nossas vidas.

Sabe qual é o meu propósito? Bom, eu fui criado há poucos segundos somente para escrever esse post para você ler! Seja uma boa pessoa e deixe um comentário aí embaixo para esse NPC (nome dado a personagem em jogos de computador que são apenas inteligência artificial) que foi tão simpático e gostaria de experimentar a existência por mais algum tempo ao interagir com você ;-)

Fique com esse vídeo que foi o que me inspirou a escrever:

Does the Univers Have a Purpose? Fet Neil deGrasse Tyson

Observação: a fundação Templeton, citada no final do vídeo, é uma organização que financia artigos que reafirmem as crenças religiosas.