No dia 20 tivemos o solstício de inverno e alguns dias depois escrevi um dos meus 4 emails gerais que mando para os meus amigos nos solstícios e equinócios.

Nele eu falava que o email não é mais uma forma adequada para encontrar os amigos pois, além de ler seus blogs, podemos acompanhar o que fazem online e offline através dos Friendfeed, Twitter, Plurk e StubleUpon da vida.

Uma amiga respondeu o seguinte:

Vc tá doido?
 
O que significa: “Hoje em dia a gente não precisa mais dos emails
para saber dos amigos, tem jeitos muito mais interessantes e vcs podem me achar em três deles:”?

O meio mais interessante para saber dos amigos é encontrá-los.

Sabe que não é?

Não se trata de amizade virtual X real como vários jornalistas gostam de colocar quando não sabem o que falar a respeito de redes sociais online, trata-se de espaço real e espaço virtual de interação!

Hoje tenho certeza que as pessoas que me encontram 10% no mundo real e 90% no virtual me conhecem melhor do que a maioria das que me encontram 90% no mundo real e 10% no virtual.

Mal comparando é como dizer que falar é uma besteira pois sabemos mais uns dos outros grunhindo e caçando nus pelas pradarias… Bem, é verdade que essas práticas revelariam muito do que realmente somos, mas a invenção da fala e da escrita foi como escancarar uma janela que antes não passava de uma fresta na parede!

Quando você acompanha as manifestações online de uma pessoa interessante invariavelmente descobrirá que ela se interessa por assuntos que você nunca imaginou porque quando estão juntos pessoalmente não há tempo para falar de tudo!

No caso da amiga em questão o caso fica ainda mais curioso já que ela é enrolada com telefones e simplesmente só consigo falar com ela por email! ;-)

O humano do século XXI é complexo demais para ser conhecido apenas por suas manifestações no mundo real, o que ele faz no mundo virtual e o que diz em seus blogs, YouTubes e Twitters constroem uma personalidade que não cabe no lento mundo real onde as palavras devem ser ditas uma de cada vez.

A Internet realmente é a Matrix, mas, e isso é algo que vou explorar mais em outro post, se você quer ver o mundo real, as pessoas reais é lá nela, na Matrix que você deve procurar…