Aproveitando que esta é a semana internacional para pensar sobre a TV…
Tempos atrás Steve Jobs explicou que a convergência entre TV e computador não aconteceria pois ligamos o computador para nos ligar e a TV para nos desligar.
Realmente… Mesmo os programas educativos dos canais pagos em geral nos falam do comportamento de animais estranhos, de culturas esquecidas no tempo ou tribos à margem da civilização.
Onde está em nossas televisões a realidade cotidiana dos nossos vizinhos, ou mesmo a nossa própria realidade? Novelas, seriados e comédias de situação se encarregam muito mais de criar um véu de afastamento do que nos ligar às questões que nos fazem ter uma razão para nos afastarmos.
Esse é um ponto desperdiçado nas interpretações do filme Matrix… Você quer a pílula azul ou a vermelha? Quer enfrentar a realidade e ajudar a criar um mundo onde seja bom viver, ou prefere fugir para a fantasia?
Não fossem os problemas muito reais que nos cercam não haveria mal em um pouco de fantasia, mas nas circunstâncias atuais?
Por isso, esta semana desligue sua TV e leia um bom artigo, converse com os amigos sobre os nossos problemas reais em vez de se preocupar com os mistérios de Lost, escreva algo que represente seu dia-a-dia ou sua visão do mundo ou simplesmente se deixe entregue aos pensamentos enquanto olha para a sua rua ou para o morro vizinho.
falando em no ver TV, j viu Braslia 18%? Achei bobo toda vida. Uma pena.
eu que j no vejo TV e no ouo rdio como voc, estou pensando em desligar o computador mais cedo tambm. :)
Bom saber que Braslia 18% bobo… Vou deixar mais para baixo na lista de prioridades! ;)
Pois … Ontem, em vez de sentar com a Coelha para ver TV fui ler e pensei exatamente o que vc pensou: ler, passear, conversar, assistir o mundo me d mais prazer do que TV ou computador.
Preciso de mais p descalo…
Sim, Roney, realmente acho que a TV massifica e quase sempre desperdcio, porm acredito que o bom senso deve ser sempre nossa mola mestre e acho que podemos conviver harmonicamente com TV, livros, cinema, amigos, etc. E Lost muito legal… Acho que temos que nos levar menos a srio tambm.
Oi Helyzabeth!
No meu mundo perfeito a gente veria muito mais desenho, jogaria playstation, leria fantasia e passaria a maior parte do tempo falando sobre estrelas na praa! :-)
S no consigo viver assim porque tenho a impresso de que tem muita gente se levando nada a srio e s fazendo barbeiragem deixando para os poucos responsveis um peso que ningum merece, n? :-(
Roney, sua sensibilidade, como j falei antes aqui, o ponto alto do seu blog. Voc est certo, tem muita gente fazendo barbeiragem sim, mas infelizmente essas mesmas pessoas no sofrem nada, pois realmente no se importam. S os que se importam (coincidentemente os mesmos que sofrem) tentam fazer alguma coisa til. Mas, quando praticamente todo o dia se encara a dura realidade da sade (tanto pblica, quanto privada) no Brasil, que o meu caso, fica difcil no querer ver algumas bobagens de vez em quando. Sei que talvez esteja errada em querer fugir um pouco da realidade em alguns momentos, mas sinto que se no fizer isso vai ser muito difcil seguir em frente. A propsito, realmente acho que a vida como voc descreveu acima seria uma maravilha… Abraos
Oi Helyzabeth!
O que mais assisto na TV so coisas para distrair tambm, como o Jobs disse: a gente liga a tv para se desligar. Estou com vc nisso! Sem lazer no h como achar foras para fazer algo pelo mundo.
Creio que o ponto central desta semana do Desligue a TV deve ser a preocupao em melhorar a qualidade dos programas de informao disponveis e no desligar a TV de fato, entende? Pela capacidade de penetrao da TV acho que ela TINHA que ter programas de conscientizao poltica, democrtica, ecolgica, social… Alm de bom lazer que j tem… Hummm… Se bem que acho que isso tambm podia melhorar, tem uns programinhas de lazer que vou te contar! Hahahaha!