A gente precisa ter profundidade, sabe?

Nosso primeiro impulso ao ver algo legal, ou algo péssimo, é repassar, comprar etc… Tá, comprar pode não ser um impulso tão impensado, mas quando é pouco dinheiro é sim.

Não… Não… Não! Tudo errado! Assim parece que vou dizer para não confiar no TeamTrees que está levantando 20 milhões de dólares para plantar 20 milhões de árvores em vários pontos do mundo ao longo de 2020 e até agora já juntaram mais de 12 milhões.

Fiquei sabendo do projeto por esse vídeo do Derek Muller:

Como as árvores usam a água e do que são feitas?

Que, aliás é fascinante e explica como as árvores conseguem transportar água a mais de 100 metros de altura (liberando 95% da água que usa de volta para a atmosfera) e do que são feitos os troncos (spoiler, não é do solo).

Derek é uma personalidade em quem confio muito, outros youtubers que estão apoiando o projeto também contam com meu respeito e confiança.

Então eu já contribui para plantar algumas árvores! Vá lá você também! Você pode contribuir com apenas um dólar se quiser: Team Trees

Mesmo confiando muito nos envolvidos eu só contribuí depois de assistir alguns vídeos porque fiquei me perguntando, em primeiro lugar, como vão plantar uma árvore com apenas um dólar? Onde essas árvores serão plantadas? Quem vai gerenciar esses recursos? As árvores serão escolhidas tendo em vista o meio ambiente da região onde serão plantadas ou será apenas uma ação vazia como abraçar a lagoa?

Você se fez essas ou outras perguntas antes de chegar no parágrafo acima? Parabéns! Você é uma pessoa saudavelmente curiosa e questionadora ;-)

Tem uma lição nisso. Não é a de desconfiar de todo mundo, também não é a de duvidar de quem te incomoda porque parece saber de tudo. A lição é que a coisa mais preciosa que a gente pode fazer pelo mundo é entender um pouquinho de como as coisas funcionam.

Fui vendo os vídeos e lendo uns textos. Deve ter dedicado menos de duas horas ao todo e agora sei um monte de coisas novas, um monte de coisas que me ajudam a ter esperanças realistas para o nosso futuro! Se nos mobilizarmos ainda dá para ter um!

Aprendi que tem especialistas que entendem como plantar as árvores certas, do jeito certo para recompor ecossistemas inteiros! As árvores atraem tartarugas, que atraem vida rasteira e chega num ponto que até ursos passam a ocupar o espaço!

Esse exemplo está nesse vídeo do canal Smart Everyday, um dos melhores canais de ciência do YouTube:

As incríveis árvores que precisam queimar para prosperar!

Se você viu os vídeos ouviu que essa talvez seja a maior colab (colaboração) do YouTube.

Busquei por #TeamTrees e realmente percebi que não poderia replicar aqui todos os bons vídeos sobre o que será feito, como será feito, porque plantar árvores pode ser uma das coisas mais importantes que podemos fazer para recuperar o equilíbrio ambiental.

Então decidi olhar apenas os vídeos dos canais que conheço e plantar aqui os melhores (desculpe, não resisti ao trocadilho).

Alguns canais como o excelente The Brain Scoop fizeram vídeos sobre algum tema em torno das árvores, a Emily falou sobre fungos e cogumelos. Eu não fazia a menor ideia de que os cogumelos eram apenas uma parte ínfima de fungos enormes que, às vezes,vivem em simbiose com árvores. Veja o vídeo!

90% dos fungos ainda são desconhecidos

Você sabia que os abacates só existem porque nós, humanos, os salvamos há cerca de 10 mil anos? Eu lembrava que eles dependiam de animais enormes como os mamutes que os comiam e não digeriam a semente. Quando eles se extinguiram (tá, a gente pode ter tipo uma parte nessa extinção) os abacates teriam sumido também se nós não os tivéssemos plantado. Algo parecido aconteceu com as castanhas americanas, atacadas por um fungo que foi para lá acidentalmente da Ásia. Tem mais no vídeo abaixo do SciShow, outro canal no qual você pode inclusive se inscrever.

Histórias incríveis de sobrevivência de árvores e mais…

Por que as plantas são verdes e não púrpura… Púrpura? É! Antes das cianobactérias, fazem fotossíntese dispensando o espectro verde da luz, a Terra era púrpura porque as bactérias dominantes consumiam a luz verde e refletiam azul e vermelho.

Esse conhecimento pode nos ajudar a entender que tipos de plantas devemos procurar ao lançar nossos telescópios para planetas em outros sistemas solares (quando tivermos telescópios suficientemente potentes).

O canal It´s Ok to be smart fez um dos vídeos mais explicativos e claros que vi até hoje sobre isso, e ele tem câmeras fantásticas! Veja com seus olhos!

Como serão as árvores em outros planetas?

E de onde veio essa ideia?

Nós realmente vivemos novos tempos.

Por um lado é preocupante que a iniciativa não venha de um governo, por outro é muito animador que ela tenha surgido espontaneamente das pessoas que, aproveitando que um canal grande do YouTube tinha atingido 20 milhões de inscritos e o tenha desafiado a plantar 20 milhões de árvores para comemorar.

Aqui está o vídeo deles aceitando o desafio. Não é muito informativo, mas pode ser divertido.

MrBeast aceita o desafio de plantar 20 milhões de árvores

Quem vai plantar as árvores?

A Arbor Day Foundation existe há mais de 50 anos e já promoveu reflorestamentos em praticamente todos os continentes e vários países incluindo o Brasil.

E no Brasil?

Aqui ainda não vi nenhuma iniciativa semelhante ou movimento para se juntar a essa, mas acho que seria mais interessante fazermos nosso próprio esforço de reflorestamento por iniciativa civil.

Claro que isso implica em buscarmos especialistas para determinar em que regiões plantar, que árvores e até como plantá-las.

Desdobramentos

Um dos vídeos que assisti sugeria o desenvolvimento de uma tecnologia de plantio usando drones (enormes) programados para distribuir cápsulas com sementes e nutrientes básicos além de um método para impedir que as sementes sejam comidas por animais silvestres.

Espero que vejamos podcasts, canais, universidades públicas e outras instituições (inclusive privadas, por que não?) se dedicando a projetos com os mesmos fins!