É uma crônica de amor urbano pós pandemia disponível na Amazon.
Ah! Pode ler sem receio de spoilers. Não gosto de fazer isso. Direi apenas do que se trata o conto.
Me fez pensar em Cory Doctorow (Cinema Pirata, entre outros) que escreve manifestos da cibercultura em forma de romances e aqui temos um manifesto do amor no século XXI e não chega a ser desenvolvido a ponto de construir um romance optando por compor uma crônica.
Gostaria que bastasse dizer isso, que já pudéssemos considerar que todo amor é igual, mas ainda é necessário dissolver muitos estereótipos e julgamentos socais.
Essa é uma crônica de representatividade do amor bissexual e fluido necessária e que servirá para você analisar o próprio preconceito ou para se encontrar nela percebendo que está tudo certo contigo, que outras pessoas são bissexuais, não binárias e/ou fluidas.
Além disso o autor é graduado em licenciatura em matemática e aproveita a oportunidade para refletir sobre o ensino à distância e sobre a própria função do ensino.
A narrativa é fluida e, como em Doctorow, não nos sentimos lendo um manifesto e sim acompanhando a vida de pessoas como nós. Sim, como você ainda que seja hétero, cis e branca como eu, afinal todas as pessoas se preocupam com o mundo e com suas áreas de atuação enquanto tentam viver suas vidas e histórias de amor. A forma de viver o amor, os corpos e mentes que despertam o amor não nos torna diferentes das outras pessoas… A menos que o ódio seja mais forte em nós que o amor, aí fica difícil, né? Mas a natureza humana não é o ódio, tenho certeza.
Aliás… Deixa para lá, ia dar um spoiler ;-) Leia! Se você assina o Kindle Unlimited nem precisa pagar mais nada.
Gostei muito também do estilo literário. É muito comum ver autor brasileiro, mesmo publicado por editora, com uma narrativa infantil, muitas vezes auto-centrada no próprio umbigo, e Nick nos entrega uma narrativa madura de quem vive intensamente e busca desenvolver a empatia, mas, veja, não é uma “escrita velha”, as personagens soam como jovens adultos. Só que amadureceram.
Só não dei 5 estrelas porque acho que podia ter um pouco mais de trama paralela e devia ser um pouco mais desenvolvido em um conto mais completo… O que pode ser injusto da minha parte pois já é uma grande vitória escrever um bom conto ao mesmo tempo que tem que lidar com todas as outras tensões de um país em ebulição em uma época de reestruturação da civilização.