Hoje fui no Dia da Esperança que acontece anualmente nas sedes modelo do Criança Esperança e finalmente tive a oportunidade de entender como funciona esse projeto.
Em primeiro lugar eu nunca soube para que servia o projeto: Ok, eles fazem uns espaços Criança Esperança onde elas tem acesso a lazer, livros, aulas de música, dança etc. Mas onde isso as levará e, principalmente, o que eles pretendem possibilitar a essas crianças?
Já começa que o Criança Esperança vai muito além dos espaços, mas vamos começar por eles.
A linha condutora dos Espaços Criança Esperança (quatro no Brasil se não me engano) é criar um ambiente onde elas possam desenvolver sua empregabilidade, ou seja, os esportes, música, dança e outras atividades pretendem lhes ensinar sobre trabalho em equipe, resolução de problemas etc.
As crianças entram lá com 4 anos, quando chegam a certa idade podem se tornar monitoras de outras crianças e atividades.
Além disso eles tem parcerias com algumas empresas, como a Coca-Cola que oferece cursos de formação de promotores de vendas e a CEG com projetos similares.
Eu ainda gostaria que essas unidades modelos pudessem ser reproduzidas por outras iniciativas além do Criança Esperança, que é um projeto da Unesco.
Aliás, isso é algo que eu já sabia, mas acho que é pouco divulgado: a Globo faz a arrecadação e é parceira nos espaços Criança Esperança, mas o “dono” do projeto é a Unesco. É ela que recebe toda a verba arrecadada e a distribui entre os espaços e mais de 70 projetos anuais.
Confesso que não vi a lista de projetos apoiados esse ano, mas sei que eles são selecionados pela Unesco e que ela acompanha o bom uso das verbas recebidas e, pela ausência de casos de desvio de verbas, me parece que os projetos patrocinados se mantém fiéis ao que se espera de uma ONG (OSCIP).
Ah! Já ia esquecendo! Os espaços Criança Esperança são mantidos por 3 instituições: A Unesco que administra as verbas, uma OSCIP que gerencia e o Estado que oferece as instalações garantindo que toda a verba arrecadada seja aplicada em benefício das crianças.
Só acho que o site oficial não deveria ficar dentro do site da Globo, isso dá a impressão errada de que é ela mesma que investe o dinheiro que arrecada em vez de repassá-lo integralmente à Unesco.
No final das contas fui assistir um dia de atividades especiais para as crianças e saí muito mais bem informado e com uma visão muito mais positiva do Criança Esperança. Me deu vontade de trabalhar voluntariamente ajudando as crianças a aprender a fazer pesquisas na Internet, fazer jornais comunitários online…
Globofobia
Ao e-piar (publicar no Twitter) esse post vieram dizer que a Globo desconta o IR das doações feitas o que não acontece pois elas são feitas diretamente na conta da UNESCO, fato declarado pela Globo que não vi contestado em nenhum veículo concorrente da empresa deixando bem claro que trata-se mesmo apenas de boato.
Um dos problemas das fobias é que, impulsionadas pelo ódio irracional, nos levam a criticar o que não existe esquecendo o que poderia realmente ser criticado e melhorado.
Pretendo escrever um artigo sobre o que pode ser melhorado no Criança Esperança. Me parece que teria que ser direcionado à UNESCO, já que é ela que administra todo o projeto, mas preciso pesquisar antes como ela seleciona e fiscaliza os mais de 70 projetos anuais. Qualquer sugestão nos comentários será bem vinda.
Roney, vou expor minha Globofobia como fao com todas as empresas que praticam a chamada responsabilidade social.
Cito um exemplo de uma grande companhia de lanches que faz uma campanha anual para crianas com cncer. Voc sabe que boa parte da incidncia desta doena em crianas gentica. No entanto, adultos contraem diversas outras doenas todos os anos por causa de uma alimentao rica em gorduras, acares e sdio, que so fartamente encontradas nos produtos desta empresa.
Que tal aquela outra mega ultra poderosa mezzo estatal que investe em cultura, adota praas e expe diversos funcionrios terceirizados a um modelo de trabalho sem direitos em plataformas em alto mar.
Voltando ento a uma empresa de mdia que prefere fazer um grande show, com uma grande audincia para oferecer um futuro melhor para crianas que ao ligar a TV no encontram oportunidades de aprendizado e de exerccio do poder crtico.
Pois . Filantropia de empresa…
Esse um ponto que tambm sempre me incomoda, como empresas de armas ou de cigarros que querem demonstrar responsabilidade social.
O que ouvi de uma empresa de cigarro que no se deve misturar as duas coisas. Conveniente…
Creio que se o projeto eficiente ou pelo menos positivo deve ser mantido, mas a eliminao da contradio seria o melhor marketing social e o efeito social de uma empresa de cigarro que deixa de fazer cigarros ou de uma empresa de midia que se engaja profundamente na formao da sociedade seria exponencialmente maior.
O que ainda no consegui definir bem se essas emissoras, jornais e revistas falham por incompetncia, interesse ou meramente por ceder a uma programao que vende mais fcil.
O ltimo motivo o que mais me incomoda pq pressupes que “O Povo” gosta de baixaria… Olha, no acredito nisso. Acho que ns consumimos a baixaria meio apaticamente, mas preferimos boa cultura se nos do acesso a ela.
Voc levantou outro ponto no comentrio abaixo que sempre foi uma preocupao minha: afinal qual a misso dos espaos Criana Esperana?
Finalmente fiquei sabendo que empregabilidade, mas at que ponto eles so bem administrados para isso? Quais so os dados? Quantos % das crianas se empregam (e bem)?
Porque o espao do Rio foi construdo no seio da zona sul e no nas periferias onde atenderiam muito mais gente? Visibilidade na hora de chamar a ateno? Quem escolheu o lugar?
Outra coisa que me preocupa que lancei no Twitter a provocao para criticarem o Criana Esperana e s veio boato e argumento “fbico” ou seja, sem qq base racional ou de fatos.
At agora s vi vc e eu com argumentos concretos.
Bem, no me surpreende vc ser uma das pessoas, mas me entristece vc ser a nica at agora… Quer dizer que a maioria vai continuar com a boataria sem focar em pontos reais que poderiam trazer vantagens para a sociedade.
Ento, cigarro um exemplo timo que defendo e no s porque para contrari-lo. :D
Um usurio de cigarros hoje que no sabe que est consumindo algo que faz mal a longo prazo um perfeito idiota. Portanto, eis um adulto que est praticando uma atividade conscientemente. diferente daquela dona de casa que leva os filhos para comer McSdio Feliz e acaba com hipertenso crnica e no faz a menor ideia do por qu disso e acaba cortando apenas o sal do arroz.
Por conta de um trabalho da ps em marketing conheci o que seria o brao de responsabilidade social de uma empresa fabricante de cigarros. Era um instituto de educao voltado para manter as crianas nascidas em terras de tabaco no campo atravs de empreendedorismo rural. Achei uma boa sada.
Enfim, o balaio da responsabilidade social todo me d alergias, mas sei que possvel fazer um trabalho relevante e coerente.
E sobre a programao de TV, possvel sim fazer contedo de qualidade. Para isso, importante investir na formao de quem faz o contedo e no no bolso das estrelas globais. Soube que a Globo anda preocupada com a falta de autores para novelas, visto a quantidade de remakes que tm sido feitos como agora em O Astro. Mas qual foi a ltima vez que ela promoveu uma oficina de roteiro para TV? No sei mais destes cursos h uns bons vinte anos.
E povo gosta de uma boa histria. Baixaria s um jeito fcil de ocupar um espao.
Acho que ativei s trs nveis de aninhamento de comentrio :) Vou ter que fazer um post s para a gente conversar :)
Fiquei pensando desde o seu comentrio anterior: pq nenhuma rede de TV tem sucesso em criar uma programao inteligente e til para a populao que desbanque a Globo? O que vemos o crescimento da religiosa Record, ser pelo vis religioso? Me parece que seria um retrocesso.
Por hora tenho mais dvidas que respostas. T pensando :)
S sei que, quando a gente d acesso cultura as pessoas consomem… At msica clssica! Sempre que apresento para algum a pessoa adora! Ainda que seja um desses mega-ignorantes das classes A B+++ (ainda acho a classe C, D e E muito mais suscetveis a boa cultura).
Ah, esqueci de mencionar isto:
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/escola+com+crianca+esperanca+e+affroreggae+e+a+pior+do+rio+no+ideb/n1597114039776.html
Droga, poderia comear um outro thread mencionando como fcil ligar para um nmero, transferir vinte reais e passar um ano com a conscincia tranquila. Tudo fruto de uma sociedade catlica que prefere dar esmolas a ceder tempo em trabalho voluntrio.
Opa! Eu estava esquecendo disso! “Quer mudar a sociedade? Use os 300 milhes da UNESCO para criar 3 mil pontos de servio voluntrio nas regies mais carentes” ou qq ao mais inteligente que construa a noo de cidadania e de que o povo um s acabando com essa coisa de gente diferenciada que, concordo plenamente com vc, coisa do cristianismo onde h escolhidos e perdidos, bruxos e trouxas… E depois no entendem pq digo que Harry Potter uma obra crist, mas oha outra tread ai! :)
quanta merda! voces merecem agrobo…
Errr… Maria… Voc leu direito? Aqui s tem duas pessoas, eu ponderando mais ou menos a favor do Criana Esperana que tem pouco da Globo e a Simone discordando de mim com timos argumentos.
Voc poderia pelo menos dizer quem voc acha que disse merda e onde seno seu comentrio fica intil, jogado fora. Tudo bem que voc no gastou nem 5 segundos para escrev-lo o que faz parecer que voc no est mesmo muito preocupada com nada disso, mas j que decidiu opinar podia dizer algo, n? ;-)