como fazer um acordo de contas em aberto atrasadas, para pagamentos parcelados

Recebi pelo formulário de contato aqui do blog, provavelmente de alguém que leu algum post meu falando de operadoras.

Olha, não sei…

Passei por isso alguns anos atrás quando a Claro ficou uns 6 meses sem cobrar e depois resolveu que eu teria que pagar tudo de uma vez.

Fiquei revoltado! E fui rejeitando os parcelamentos que eles me propunham e que eu não achava satisfatórios até que um dia eles decidiram que tinha sido erro deles e que portanto não deviam me cobrar nada.

Creio que a regra número um é você não aceitar a primeira proposta que te oferecerem até porque, em geral, a primeira proposta tem um monte de tarifas que não são muito errr… éticas e eles acabam tirando depois.

A regra número dois é procurar um bom advogado se a dívida for muito grande. Tenho pelo menos um escritório para indicar, é novo e o site deles (hospedado por mim) ainda não está pronto.

Um bom advogado é importante para te dizer o quando você realmente deve pagar já que muitas empresas tem políticas espartanas de cobrança. 

A terceira é negociar, ligar para o seu credor, dizer que quer realmente pagar, mas que não tem condições de pagar tudo de uma vez. Peça para lhe informarem todos os detalhes como

  • Qual é o total da dívida sem juros ou taxas?
  • Quanto está sendo cobrado por você ter atrasado o pagamento (em juros e em valor absoluto)
  • Quais são os juros para o parcelamento?
  • Quais são as opções de parcelamento?

Anote tudo em um papel ou planilha eletrônica e pegue o telefone deles para retornar com a sua decisão. Tente mostrar as suas anotações para alguém que entenda bem de finanças (como um advogado).

Isso tudo mostra para o credor que você não é uma pessoa otária que pagará quanto eles quiserem e só aceitará pagar o justo.

Essas são algumas dicas, vou ver se algum visitante é mais especializado nisso e vou tentar lembrar de conversar com a minha advogada também.