Você deve saber que, graças ao código de defesa do consumidor, a gente pode desistir de qualquer compra em até sete dias, né? Mesmo que você simplesmente mude de ideia.
Foi justamente o que aconteceu conosco. Bem, exceto pela parte que a funcionária da Tok&Stok tentou nos intimidar, né?
É que compramos um sofá preto, mas quando fomos ver o Feng Shui, descobrimos que o apocalipse começaria aqui se não mudássemos a cor.
Ligamos para a loja e pedimos que entregassem um bege, mas as coisas lá são esquisitas e nos instruíram a receber o sofá para trocar depois. Foi o que fizemos..
Quando chegamos na loja tudo parecia beeem mais complicado do que pareceu no telefone.
Primeiro queriam que a gente levasse o sofá na loja, depois acabou vindo uma gerente que disse algo tipo “A gente não faz troca quando o cliente muda de ideia quanto à cor, mas vamos dar um jeito de abrir uma excessão”.
E a gente ficando contrariado, né? Então eu, me achando muito bonzinho, disse que em último caso a gente poderia usar o código do consumidor que nos permite desistir da compra em sete dias. Foi ai que veio a intimidação!
A gerente, me pergunto se a iniciativa é dela ou se isso é instrução da Tok & Stok, se encheu de uma arrogância na voz afirmou categoricamente que isso só valia para compras feitas por Internet ou telefone.
Sentimos que ela estava querendo nos coagir para desistirmos de trocar o sofá e ficamos profundamente irritados e só não cancelamos tudo e não saímos batendo pé porque eu sempre fico cada vez mais calmo conforme minha raiva vai aumentando! Hehehehe!
Na boa, se a gerente já estava disposta a trocar o sofá por que ficou insistindo tanto que não temos o direito de desistir de uma compra em sete dias? Cheguei a ligar para a nossa advogada pensando em cancelar tudo, mas decidi dar uma chance à loja e à gerente.
Amanhã – Ainda tem isso! – vem alguém da loja aqui para verificar se a gente não violou a embalagem do sofá pois se o fizemos eles dizem que não trocarão de jeito nenhum. Veremos…
essas coisas s�o mesmo de matar, n�? pior que eles est�o acostumados a enrolar mesmo, j� que a maioria das pessoas ou desconhece seus direitos ou tem medo ou vergonha de ‘armar barraco’… mas eu sou do teu time, se � meu direito, defendo mesmo e n�o arredo o p�!
Roney, h� dias tentei comentar aqui sobre as cadelinhas, n�o consegui, n�o sei pq. Senti muito com vcs. Espero que as coisas j� estejam se ajeitando na medida do poss�vel. bjo.
Pois �, veremos! hahahahahahahah
Miriam, eles j� fizeram a troca no papel (t� com tudo guardado) e v�o trocar de fato na sexta. Mas fiquei com a impress�o de que a Tok&Stok d� uma orientada nos funcion�rios para desanimar os clientes quanto aos seus direitos, sabe?
Renata, o meu antispam (o Akismet) tem dado uns probleminhas e deve ter jogado o seu coment�rio junto com os spams, foi mal. As coisas est�o se ajeitando sim… De vez em quando nos lembramos de algo e vem umas lagriminhas, mas elas nos deixaram muito mais alegrias do que tristezas!
E a gente tem que brigar com essas empresas grandes sim! A minha advogada j� me disse que daqui a pouco vai ficar s� com a gente de cliente de tantos casos nossos e de amigos que a gente leva para ela!!
At� parece que a gente � briguento, mas nem somos, viu? S� recorremos � nossa advogada quando esgotamos todas as outras formas de negocia��o.
N�o li todo post pois estou com pouco tempo, mas s� queria fazer uma ressalva de que essa garantia de poder devolver qualquer produto em 7 dias s� se aplica �s vendas � dist�ncia!
Abra�o
E agora li todo post… e pode ter certeza que n�o vo d� raz�o � eles n�o auhauuahhaa.
Realmente � um absurdo o que o consumidor passa no Brasil.
Leonardo, voc� tem uma certa raz�o…
Fui ver o C�digo de Defesa do Consumidor e:
Por outro lado…
E o nosso caso espec�fico pedimos para fazer a troca antes deles mandarem o m�vel, n�? ;-)
De qualquer forma acho que fica mesmo meio dif�cil trocar algo que a gente viu em detalhes antes de comprar, mas vou ver se investigo melhor afinal o que fazer se a gente compra, por exemplo, um cabo USB e depois percebe que ele n�o serve? Ou um saco de aspirador de p� e percebemos que o modelo est� errado?
Al�m disso h� o bom senso, n�? Continuo acreditando que a lei � para os criminosos, pois pessoas e empresas de boa �ndole v�o al�m da lei cumprindo at� o que ela ainda n�o os obriga a cumprir, mas � justo e �tico ;-)