Prefiro usar este blog como um espaço pessoal, um canto para as palavras do ar e do fogo, mas meu ascendente é touro e dizem que vamos nos aproximando das características do ascendente conforme amadurecemos. Seja por isso ou percebendo que passamos por um momento em que a mobilização e a reflexão se fazem necessárias tenho escrito aqui sobre política e outras coisas chão.
Nem acredito que a Internet tenha grande peso em nosso país (o fracasso das campanhas pelo voto nulo está ai para provar isso – graças aos deuses!), mas não custa nada.
Vamos às urnas novamente no final deste mês para eleger nosso presidente e temos que escolher entre a direita… Hummm… Não está bem claro se estamos mesmo entre direita e esquerda afinal o Lula está longe de ser um esquerdista, mas está bem claro que há dois grupos de visões bem diferentes disputando o poder.
De um lado Lula que é indiscutivelmente populista e de outro o Geraldo que mostraria mais simpatia pelos empresários identificando-se com a direita.
Se isto estiver certo qual é a melhor opção? O que favorece mais a mim e a você?
Quem lê este blog é uma ínfima minoria da nossa população já que 150 milhões de nós não tem acesso à Internet e dos 30 milhões (sendo muito otimista já que se fala em 12 milhões) em geral não sabem tirar o melhor proveito da Rede. Quem lê este blog, lamento dizer, é rico.
Sei que a gente não se sente assim. Nos sentimos desamparados com menos hoje do que tínhamos ontem. Mas com certeza estamos entre os 4 ou 5% mais ricos deste país.
Diante de nós temos um grande desafio que provavelmente não será bem encarado nessas eleições.
Ao meu ver temos que aprender a votar junto com os outros 95% da população. Temos que perceber que não estaremos seguros enquanto houver tamanha miséria ao lado de tanta riqueza (já ouvi que o IDH de Ipanema é um dos maiores do mundo e não duvido).
Talvez haja um meio termo possível entre Cuba onde todos são igualmente pobres e os Brasis e Chinas onde dezenas de milhões passam fome ao lado de uns poucos que desfrutam de uma vida confortável.
Quem pode nos aproximar deste Brasil? Alckmin que aparentemente pertence ao grupo que estava no poder antes do Lula e que nos trouxe até aqui? Ou o Lula que não demonstrou o empenho que se esperava dele?
Meu candidato seria outro, mas tenho apenas essas duas opções e terei que escolher entre elas. Você também tem o mesmo desafio pela frente e talvez não concorde comigo. Talvez considere ambos inadmissíveis e considere o voto em branco, talvez acredite mais nos caminhos da direita e vote no Alckmin, seja como for terá que enfrentar um desafio ainda maior: formar sua própria opinião.
O que veremos nas próximas semanas será um jogo sujo onde valerá de tudo para distrair nossa atenção do que realmente importa. Talvez um dos lados tenha mais compromissos com suas convicções do que o outro, mas será difícil identificar isso no meio de falsas e verdadeiras denúncias.
Nossa questão principal e que duvido que sejamos (coletivamente) capazes de manter diante dos nossos olhos é: Qual dos dois presidentes nos levará a um Brasil mais justo, mais humano e mais capaz de crescer?
Links…