Há tanto a se dizer sobre a pobreza que ainda não foi dito…
Estou diante deste post há vários minutos pensando em dizer que temos avançado e vamos continuar avançando para um mundo menos pobre e menos injusto, ou que há a pobreza pela falta de oportunidades (que devemos eliminar) e a de espírito (que nos atrapalha a eliminar a outra) como bem lembrou o Ramon: que as raízes de uma sociedade justa onde todos são prósperos está na era do conhecimento, ou que precisamos reformar o capitalismo de direita em um tipo de capitalismo de esquerda para que possamos reduzir a pobreza no planeta, ou mais ainda, que visões religiosas distorcidas são um sério obstáculo… Ah! e tem a cultura do consumo que não tem nada de religiosa, mas é alimentada pela mídia do pânico para vender mais paliativos para nossos medos imaginários…
Certo… Fui longe demais! Ou ao menos falei em algo enrolado demais para caber em uma linha no meio de um parágrafo.
Quero tentar falar em algo que possa nos dar alguma ideia do que podemos mudar AGORA para ajudar a reduzir a miséria no planeta…
Podemos mudar profundamente, alterando todas as nossas crenças, adotando novos paradigmas, descobrindo e moldando a era do conhecimento… Nossa! Se você puder fazer tudo isso será ótimo para você e para o mundo, mas não precisa tanto!
Enquanto a gente descobre como fazer tudo isso ai acima podemos fazer outra coisa muito mais simples e prática: Podemos cobrar dos nossos governantes que eles não explorem nossos irmãos.
Como cobrar isso dos nossos governantes?
Em primeiro lugar é bom reconhecer que um planeta capitalista democrático em grande parte é governado pelas corporações apesar do nosso voto.
Em segundo lugar temos que lembrar que, por isso, temos duas formas de votar. A primeira é o conhecido voto em nossos políticos, a segunda é a nossa escolha de empresa para consumir.
Ao decidir não comprar um produto de uma empresa que não deixa claro o que faz pelo fim da pobreza nós estimulamos todas as empresas a tomar essas medidas.
O consumo consciente é nosso instrumento mais prático a favor da prosperidade em nosso planeta!
O resto a gente ainda terá que discutir muito e não cabe em um post! ;)
Imagem: Isaac – Sam Weber
… Acho que voc falou bem, a nica coisa que eu acrescentaria para enriquecer, o fato de utilizarmos da fraternidade e da caridade para fazer a pobreza diminuir. Podemos no extingui-la, pois acredito que nada por acaso, para todo efeito existe uma causa, porm, a pobreza miservel seria certamente abolida da face da Terra.
Um Abra�o!