EU NÃO ACREDITO QUE ALGUÉM GOSTE DE RECEBER LIGAÇÕES DE EMPRESAS EM CASA!!!
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Atualizando em 11/fev/08:
O contato a seguir foi mesmo feito pela Synovate. Entrei em contato com eles através da área de contato do site e prontamente retiraram meu telefone do sistema deles.
Realmente a pesquisa foi feita gerando números aleatórios com o prefixo da região onde fica a empresa para quem eles estavam fazendo a pesquisa, assim faz sentido.
Pedi a eles instruções para que outras pessoas possam retirar os seus números do sistema deles.
Pedi também instruções para que, quem receber uma ligação deles, possa confirmar que o contato está partindo da Synovate e não de algum golpista.
Algumas horas depois…
Recebi a resposta ao email, eles realmente são sérios e eficientes, mas náo há como você garantir que a pessoa te ligando é da Synovate a não ser ligando para o supervisor do projeto.
Aliás essa é uma questão interessante: pesquisas são necessárias, mas como saber se estamos respondendo a uma pesquisa mesmo ou se estamos sendo sondados para um golpe posterior?
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Por outro lado deve ter muita gente que, mesmo não gostando de ser incomodada, acaba comprando, acaba respondendo. Só seu que eu nunca respondo, nunca compro! :-)
Hoje recebi um telefonema…
– Boa tarde senhor, sou da Synovate (foi comprada por outra em 2011), estamos fazendo uma pesquisa sobre comportamento nas compras em supermercados.
Fala sério! Eu vou ficar dizendo o que compro e quanto compro em mercado para alguém que me liga num feriado, no meio do trabalho? Ah! Sim, eu trabalho em feriados… Mania…
Fiquei puto!
Como de costume perguntei como pegaram meu telefone já que não está na lista, nem no Lili.com (ainda não apagou o seu de lá? Não existe mais) apesar de saber que tem muita gente que vende esses cadastros. Outro dia mesmo vi um onde constava até o nome dos meus pais e mostrava os meus vizinhos!!!
– É o computador senhor! Ele faz o número!
Como a maioria dos atendentes de telemarketing ou de pesquisas são seres unicelulares eu achei que o cara estava sendo idiota ou achando que eu era idiota!
Depois de um tempo entendi que o número realmente é gerado aleatoriamente pelo computador deles!! Que a maioria das ligações resultam em “este número não existe”!
O mais provável é que essa tenha sido a desculpa que mandaram os atendentes “estar dando” para quem reclamasse, mas não sei o que é pior: admitir que tem um banco de dados com os dados de quem pediu explicitamente para ser excluído ou dizer que faz pesquisa aleatoriamente!
Se a Synovate faz pesquisa assim deve ser a pior empresa de pesquisa do mundo!!!
� isso a� Roney…. com telemarketing eu tb n�o tenho a m�nima paci�ncia. Minha resposta padr�o � (principalmente quando sabem meu nome): “se descobriu meu telefone e nome, faz o resto do dever de casa. Tenha um bom dia”.
Eu sei que por tr�s do telefone tem uma pessoa batalhando num emprego miser�vel, mal pago, etc blahblahblah e tal….. mas nem isso faz melhorar meu humor com telemarketing.
Um abra�o!
Paulo
Hahahaha!!! Adorei a sua resposta!!! Nunca tinha pensado nisso! Vou usar! Tem que pagar royalties? ;-)
Tamb�m me compade�o da (ou com?) a pessoa do outro lado, mas telemarketing � irritante demais!!!
O que tenho feito de vez em quando � dizer que “sei que vc tem uma cartilha ai na sua frente que te obriga a insistir X vezes at� eu ficar irritado e desligar com grosseria, ent�o que tal a gente fazer de conta que j� passamos por tudo isso e desligarmos ainda amiguinhos?”
Olha Roney, eu presto servi�o para synovate como pesquisadora e n�o sou um ser unicelular e tamb�m n�o sou mal remunerada, ao contr�rio do que vc falou que insistimos at� vcs ficarem irritados eu apenas exponho do que se trata a pesquisa e pe�o a gentileza de contar com a sua opini�o como consumidor, porque caso vc n�o saiba as pesquisas s� tendem melhorar os produtos e atendimentos oferecidos a vcs consumidores, tamb�m n�o sou operadora de telemarketing e n�o conto com a “d�” de ninguem para ter o meu trabalho executado, mas com pessoas bem informadas que participam por saberem do que se trata uma pesquisa de mercado.
Ol� Midian,
� bom ver que ainda h� empresas que conseguem conquistar a fidelidade que os funcion�rios da Synovate demonstram aqui neste post. Ela deve ser mesmo uma empresa especial.
Acontece que tem muita gente que simplesmente n�o suporta receber liga��es de pessoas que n�o sejam amigas.
O esquema de gera��o aleat�ria de n�mero me incomoda muito. Imagina se isso vira moda? Vou ter que buscar na Internet todas as empresas de pesquisa e pedir antecipadamente que excluam meu n�mero? Vou receber 30 liga��es por semana de diferentes empresas de pesquisa?
E continua a quest�o de seguran�a.
Eu n�o respondo nenhuma pesquisa por telefone e acho que ningu�m deveria responder! Qualquer bandido pode pegar o telefone e sair ligando para as pessoas “Aqui � da Synovate, voc� poderia me responder quanto vc gasta por m�s no mercado, quantos carros tem e qual � o seu limite de cr�dito no banco? Ah! A que horas posso encontrar vc sem companhia na rua para efetuar um r�pido seq�estro?”
querido!!!!!!!!!!!!!!!!por isso que a droga do seu pais n�o vai pra frente!!!!!!!!!!!!
Pois existem idiotas como vc que ridicularizam o nosso trabalho,que � feito sim para trazer melhorias para a sua vidinha mediocre,sem gra�a….
ou vc acha que gostamos de ligar para as pessoa em feriados,datas comemorativas,fim-de-semana etc…..???????
N�o e a prinipal raz�o � ter que falar om pessoa ignorantes feito voc�.ahhhhhhhh e se vc bem sabe o gerundio ja � pouco usado e em nossa empresa nem falamos…desde j� deixo o meu sincero at� logo e no fundo bem no fundo desejo que vc receba mais e mais liga��es da synovate ou de qualquer outra empresa de telecom…………..obrigado!!!!!!!!
Comentando: Isso n�o se faz Janna, assim voc� d� a impress�o de que os profissionais de telemarketing que n�o s�o unicelulares s�o grossos! E isso n�o � verdade, tem muita gente simp�tica trabalhando nesta fun��o t�o ingrata. Como eu disse odeio receber liga��es de telemarketing, mas se fazer passar por um para difamar a classe � golpe baixo!
Issos me lembra um certo post num certo blog…
querido Paulo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
venho novamente a essa pagina ,sim ,fui mal educada….mas poxa……….� o nosso trabalho!!!!!!!!!!assim,retiro tudo o que disse ,se vc rever tudo o que disse ,pois trabalho sim na synovate do brasil e o que fazemos � para trazer melhorias para o que vc ultiliza………..ou seja contamos sim com sua opni�o!!!!!!!!!!!!!!desejo a vc um otimo carnaval…e tenha a certeza que nesse feriado n�o ser� incomodado pela a synovate ….estaremos de folga!!!!!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkk
sem mais,jannaina santos
Bom Jana eu mais do que nunca entendo sua posi��o pois voce sabe que fa�o a supervis�o deste Projeto. Suas explica��es foram corretas em rel��o ao nosso trabalho que visa s� a melhoria dos servi�os prestados aos consumidores, o problema � que aqui no Brasil as pessoas n�o entedem a impotancia deste trabalho como nos Estados Unidos, onde os consumidores tem o prazer de responder porque tem conci�ncia da melhoria que est�o fazendo…
Grato!
Oi Anderson, voc� n�o fala oficialmente pela Synovate, n�? Seu email (aparece somente para mim) nem � de l�.
Bom, culturas diferentes admitem e condenam coisas diferentes.
Por exemplo, nos EUA � proibido andar com bebidas alco�licas em publico e por isso eles as mant�m em sacos de papel pardo. J� no Brasil pode-se andar normalmente com uma garrafinha de vodca, cerveja ou qq outra bebida na rua.
Me parece que no Brasil o trabalho de telemarketing definitivamente n�o � bem visto e n�o � o povo que deve mudar, mas sim a metodologia de pesquisa, ou voc� acha que faz mais sentido “concertar” 190 milh�es de brasileiros errados?
Al�m disso n�o � verdade que os estadunidenses respondem felizes a telemarketing, vide a telemarketing blacklist que tamb�m vem sendo implantada no Brasil.
Ol� Roney,
Trabalho sim na Synovate h� mais de 5 anos e realmente dou as respostas a este Blog atrav�s do meu e mail particular, por isso vc n�o l� no meu e mail o dominio synovate.com.
� claro que cada pa�s tem a sua cultura, mas infelizmente o que podemos fazer se copiamos, ou tentamos, copiar tudo dos americanos. O que eu disse � que sim, os estadunidenses, como voc� se referiu, respondem sim com mais frequ�ncia pesquisas de mercado e entendem mais sim o porque das pesquisas e quais s�o as suas reais inten��es, quais s�o as melhorias que elas venham a trazer… Muitos estudos que realizamos aqui no Brasil pela Synovate, s�o estudos simult�neos em 3, 4 pa�ses, por isso usamos em muitos casos como este, sempre a mesma Metodologia, n�o podendo adaptar para o ” jeitinho brasileiro “.
Em rela��o a Telemarketing Blacklist, que tamb�m esta sendo implantada no Brasil como voc� mesmo disse, para informa��o, s� se aplica a empresas que fazem Vendas ou Cobran�as pelo telefone, n�o se aplica a nossa categoria de Pesquisa de Mercado.
Bom dia.
N�o sou contra o trabalho de pesquisas, pelo contr�rio. S� que acontece o seguinte. Quando voc� recebe 8 liga��es na sua casa ( eu disse oito) para tratar do mesmo assunto, mesmo voc� dizendo que j� respondeu a tal pesquisa, come�a a irritar. Mostra, no m�nimo duas coisas: burrice, porque est�o jogando dinheiro fora e falta de respeito. Na �ltima vez, a mo�a disse que n�o era culpa dela, pois meu n�mero estava no sistema, o que mostra falta de comprometimento com a empresa e falta de educa��o tamb�m, pois esta � uma resposta completamente sem prop�sito.
A Synovate deveria capacitar melhor seus funcion�rios. Bota incompet�ncia nisto.
Falei.
Roney, Paulo e demais que n�o compreendem nosso trabalho…
Saibam senhores que a Synovate d� oportunidade de trabalho para cerca de 200 pessoas s�mente na �rea de pesquisas pelo telefone no seu CATI em S�o Paulo. Portanto s�o 200 fam�lias que diretamente dependem desse mercado de trabalho. Um tabalho honesto e profissional digno de respeito. O mesmo respeito que os nossos profissionais tem com cada pessoa abordada. Ningu�m � obrigado a responder pesquisas por�m o que pedimos � apenas a compreens�o com a nossa atividade.
Dispensamos o seu deboche.
Obrigada
Roseli
Comentando: Olha Roseli, o problema � que o telemarketing � algo extramente invasivo e agressivo para algumas pessoas. Realmente o atendimento que tive com a mo�a da Synovate n�o foi dos piores, apenas achei muito estranho que os telefones sejam gerados aleatoriamente pois pesquisas estat�sticas devem observar certos padr�es.
Infelizmente liga��es simp�ticas de telemarketing s�o uma raridade e normalmente a pessoa nos metralha com milh�es de informa��es sem nos dar chance para falar e n�o aceita n�o como resposta.
Creio que podemos comprar com a classe pol�tica que � essencial, conta com algumas das pessoas mais nobres do g�nero humano, mas tem sido sistematicamente desmoralizada pelo mal comportamento de uma parcela consider�vel dos seus representantes.
Paulo e Roney….
Se a pior empresa de pesquisa de mercado do mundo,(como vc Roney falou) tem esses CLIENTES…Imaginem a melhor!!!
D�em s� uma olhadinha nos clientes que a pior empresa tem!!!
PS:Ainda bem que pessoas como vcs….encontramos poucos em nossos caminhos!!
Este mercado precisa de informa��es s�rias
Por. M&M Publicado em: 05/06/2006
A Synovate Research foi o instituto escolhido pela M�sica & Mercado para desenvolver a pesquisa que lan�amos em 2005. Neste ano a meta � ampliar o raio de a��o e ser mais uma vez a refer�ncia em dados do setor. Com isto o setor de �udio e instrumentos musicais ser� abastecido com informa��es confi�veis.
Entre os diversos institutos de pesquisa, avaliamos a Synovate Research como a mais apta a realizar este trabalho pelos seguintes motivos:
– Desenvolve suas pr�prias metodologias
– Respons�vel pela formata��o de dados estrat�gicos para empresas como Telef�nica, Shell, Petrobr�s, Tim, American Express, Coca Cola, McKinsey & Company, Johnson & Johnson, Pfizer, Toyota, Novartis, Souza Cruz, Unilever, Mercedez-Benz Brasil, Renaut, Bank Boston, entre outras
– 69 dos 100 maiores anunciantes s�o clientes da Synovate h� mais de 3 anos.
– A Synovate atua em 77 escrit�rios, em mais de 50 pa�ses, com um servi�o completo de pesquisa de mercado direcionado para qualquer necessidade.
– Tem em seu hist�rico 14 milh�es de entrevistas realizadas.
http://www.synovate.com
Renata
Comentando: � louv�vel o engajamento dos funcion�rios da empresa, mas ser� que ningu�m est� percebendo que provavelmente est�o usando o nome dela para aplicar algum tipo de golpe? A julgar pelo que est� sendo dito aqui estou cada vez mais convencido de que N�O FOI ALGU�M DA SYNOVATE QUE ME LIGOU.
Duvido que uma empresa com este curr�culo fa�a pesquisas aleatoriamente.
E nada disso muda o fato de eu n�o gostar que liguem para a minha casa para fazer propagandas, pesquisas ou vender produtos.
concordo e afirmo que � mentira…sou entrevistador, trabalhei para synovate e cansei de usar listas espec�ficas de consumidores, fornecidas por empresas clientes da synovate. s� que, ao contr�rio de certos entrevistadores cdfs, n�o tive coragem de dar desculpas furadas como essa do n�mero ale�torio… e sim, o regime de trabalho � dos piores, sem qualquer direito, v�nculo, seguros ou benef�cios. e antes que falem de cooperativa, digo: trabalhei com pesquisa e nunca sequer passei na porta de uma cooperativa. um amigo me indiou e comecei neste trabalho sem qualquer experi�ncia.
Bom…vc uma pessoa que me parece ser esclarecida…jamais deveria sair julgando aleatoriamente como fez!!!
Qto a vc n�o gostar de responder pesquisa ou coisa parecida, � um direito seu!Afinal de contas…Ng � obrigado a fazer nada!!Somos livres!!!Por�m, respeito � bom…vc n�o acha?
Renata
Comentado:
1- Ligar para a casa dos outros sem autoriza��o � muito ruim! Em alguns pa�ses � crime e h� articula��es para fazer o mesmo no Brasil;
2- N�o desrespeitei ningu�m, s� disse que a maioria dos atendentes de telemarketing se comporta como seres unicelulares e que acho um absurdo uma empresa de pesquisa pegar indiv�duos totalmente aleatoriamente;
3- J� entrei em contato com a empresa pedindo confirma��o do contato;
4- Ela aprova que seus funcion�rios se coloquem como seus porta-vozes?
Sr. Roney,
Estou acompanhando atentamente o desenrolar dessa tribuna livre. Acho salutar o questionamento e as posi��es tomadas de ambas as partes, afinal somos um pa�s que exercita a democracia. E democracia � isso. Somos livres pensadores.Posso discordar das suas id�ias mas respeito o seu direito de exp�-las.Quanto � quest�o do telemarketing saiba o senhor que no caso aqui exposto da Synovate n�o se trata de telemarketing, pois n�o trabalhamos com isso. Somos entrevistadores.E n�o se trata aqui tamb�m de porta-vozes da Synovate em si, somos defensores da nossa categoria de trabalho isso sim.E como prestamos servi�os � Synovate uma coisa puxa a outra pelo fato dessa empresa ser id�nea, correta, profissional e reconhecida mundialmente.Primamos por um bom trabalho.Nisso o sr pode acreditar.Agora quanto � quest�o de sistem�tica de listagens no quesito de contatos com os entrevistados, o sistema aleat�rio � mundialmente utilizado sim.
Obrigada
Roseli
Comentando:
Obrigado pela educa��o, mas n�o precisa de tanto, me chame por voc� mesmo!
Olha, tem horas que nos deparamos com realidades t�o estranhas que n�o conseguimos entend�-las. Como certas culturas em que o educado � arrotar depois das refei��es.
Procure entender, para algumas pessoas � uma afronta absurda ligarem para elas sem autoriza��o. Eu sou uma delas, a maioria dos meus amigos se enquadram nesta categoria.
Somos educados quando nos ligam pedindo simplesmente para nos retirar do banco de dados e talvez por isso voc�s n�o percebam, mas n�s ficamos muito, muito, mas muito incomodados mesmo quando uma empresa liga para n�s.
Pode ser o banco oferecendo um produto, pode ser uma propaganda de pol�tico, pode ser uma pesquisa, n�o importa.
Nossos telefones n�o est�o na lista telef�nica para evitar este inc�modo e ficamos furiosos quando algu�m fura o bloqueio e chega at� n�s.
Imagine que voc� chegasse em casa e tivesse algu�m l� dentro com os sapatos sobre o sof�, fumando um charuto e manchando a mesinha de madeira com um copo gelado. � mais ou menos como nos sentimos.
Entendo que seja o seu trabalho, mas voc� h� de entender o meu direito de n�o ser incomodado em meu n�mero residencial!
J� mandei um email para a Synovate pedindo orienta��o e provavelmente algumas centenas de pessoas do meu c�rculo de conhecimento seguir�o as instru��es para n�o serem abordadas.
Fa�o minhas as palavras de minha irm�,Roseli!!
Obrigada,
Renata
Caro colega…� atrav�s da opini�o dos consumidores que as melhorias podem ser realizadas,mas vejo que para voc� tanto faz….desde de que sua vidinha n�o seja incomodada…� por isso que pe�o que reveja seus conceitos e abra seus horizontes, afinal a pesquisa mercadol�gica � muito importante, pois � atrav�s dela que os grandes fabricantes deixam a sua vida mais comoda.
Em tempo gostaria de lembrar que este procedimento de liga��o par coleta de dados � realizado em 99.9% das empresas de pesquisa(incluindo as multinacionais), portanto acho interessante o senhor se informar um pouco mais.
Att.
Ana
� interessante ver a facilidade com que os defensores do telemarketing e telepesquisa agridem quem reclama. � muito grosseiro da sua parte se referir � minha vida como vidinha!
Tenho o direito de n�o querer ser incomodado em minha casa! E pelo jeito algumas empresas de pesquisa ignoram isso ligando para n�meros aleat�rios sem respeitar a op��o que fazemos por sequer constar na lista telef�nica!
H� diversas formas de fazer pesquisa de mercado sem invadir a privacidade dos outros!
O mundo mudou muito e, apesar de expormos cada vez mais nossa intimidade online h� uma tend�ncia a proteger ainda mais aquela intimidade que mantemos entre as quatro paredes da nossa casa.
As empresas mais s�bias j� perceberam que essa exposi��o da intimidade online � um ve�culo muito melhor para pesquisas!
Espero francamente, na verdade prevejo que os 99,9% das empresas que optam por ficar batendo na minha janela com olhos arregalados entrar�o logo em extin��o! Ou elas ou as empresas que lhes d�o assist�ncia!
Eu recebi exatas oito liga��es da Synovate em menos de 24 horas, na �ltima, at� agora, a atendente explicou que se tratava de uma pesquisa, perguntei quanto tempo demoraria, ent�o me disse que cerca de 15 minutos!!!
Sim, 15 minutos!!! Meus Deus o que � isso? Com que direito uma empresa invade a nossa privacidade e nos ” rouba” 15 minutos do nosso precioso tempo? E ademais, essas pesquisas, podem at� melhorar a qualidade de vida, como assim tentam informar os defensores dessas pr�ticas, mas na realidade, o plano de fundo disso tudo � o o ” vil metal”: o interesse selvagem das empresas que encomendam esse tipo de pesquisa de apenas VENDER MAIS E MAIS!!! Temos ao menos o direito de n�o incomodados!!! Ah! Defensores ass�duos de empresas desse tipo, na Justi�a do Trabalho, o discurso de voc�s sempre muda!!! Deixo registrada minha indigna��o!!!
Sou a maior defensora da melhoria dos produtos e servi�os. mas n�o respondo pesquisa por telefone.
E detesto.
Ah…e n�o respondo, nenhuma.
N�o passo nenhuma informa��o por telefone.
N�o respondo pesquisa que me identifique.
E ainda pergunto como conseguiu meus dados.
Hoje em dia, como as coisas est�o, � ing�nuo responder e ing�nuo achar que temos que responder porque essa pesquisa � o ganha-p�o da pessoa do outro lado da linha.
E se tem algum servi�o que precisa melhorar MUITO � TELEMARKETING. N�o precisa nem de pesquisa para saber o que desagrada os consumidores.
N�o estou mais suportando receber todos os dias ligac�es da Synovate Brasil.Me ligam de Segunda a Segunda Duas ou tres vezes por dia…
Bom dia meu nome � ?
Trabalho Pra Synovate Brasil que � um instituto de pesquisa de mercado gostaria de falar com o responsavel pela casa…..
Todo dia Ja posso dizer que ela ja faz parte da familia ja pedi para excluir meu telefone do banco de dados mais nada foi feito Tenho ate medo de atender o telefone…N�o to mais Suportando isso….Quero Paz
Oi Evelyn.
Eu mandei um email para a Synovate contando seu caso, indicando esse post e perguntando o que a gente pode fazer para eles n�o nos ligarem mais… Espero que respondam! Se responderem eu mando para vc por email (s� eu recebo o endere�o de email que vc deixa aqui no blog ao comentar e n�o vou passar para eles, n�?)
At� agora eles n�o me mandaram nenhuma resposta, mas na �poca que recebi as liga��es eu pedi para colocarem meu telefone na lista negra deles ou coisa parecida e realmente nunca mais me ligaram. Tente entrar no site deles e solicitar que n�o te liguem mais. Se poss�vel guarde o email e diga que se n�o tomarem provid�ncias vc ir� � justi�a.
Sr. Roney sei que � muito chato ficar recebendo liga��es de pessoas que n�o conhecemos. Mas como foi comentado anteriormente � o nosso trabalho.
Trabalho como supervisora de call center e de pesquisas N�o vendemos nada � apenas para saber a opini�o das pessoas. Mas caso o entrevistado diga N�O QUERO PARTICIPAR. Com certeza n�o ligaremos. Isso � um direito seu e temos que respeitar.
J� peguei muitos entrevistados que gostam de responder e n�o reclamaram, muito pelo contr�rio
entendiam que estavamos trabalhando naquele momento e ainda indicavam o e-mail para entarmos em contato caso fosse necess�rio.
Mas por favor n�o influ�ncie na vontade das pessoas. Sei que algumas pesquisas realmente s�o extensas mas isso � para melhoria dos trabalhos oferecidos de cada empresa.
� a hora do entrevistado reclamar e surgerir. Mas por favor s� depois que responder a pesquisa, t� bom. Poderia ser o senhor ou algum parente seu do outro lado trabalhando.
Pe�o desculpas pelos meus colegas que por irrita��o foram grosseiros mas � chato ouvir certas coisas quando estamo apenas fazendo o nosso trabalho. Para voc�s serem bem atendidos.
Um beijo no seu cora��o e que Deus ilumine sua vida.
Oi Diva,
Pode me chamar simplesmente de Roney, t�?
Muita gente fica revoltada com quem liga para fazer pesquisa, acho compreens�vel, mas no meu caso n�o tenho nada contra o funcion�rio e sim contra o tipo de aproxima��o que considero invasiva. Voc�s n�o tem qq responsabilidade, � a Synovate que precisa se ajustar aos novos tempos…
Note que o meu telefone n�o consta na lista telef�nica justamente porque eu s� gosto de receber contatos pessoais no telefone, mas a Synovate gera os n�meros para discar aleatoriamente e acabou me ligando. Isso me revoltou na �poca.
O fato da Synovate n�o ter me respondido neste contato mais recente ainda piora as coisas… Deixa uma desconfian�a de que ela est� optando por ignorar os blogs e portanto a opini�o p�blica… Perigoso para ela…
Quanto a influenciar a opini�o das pessoas isso � inevit�vel! Todos nos influenciamos mutuamente. O que estou exprimindo aqui � a minha opini�o:
Sabe, se fosse eu ou um parente meu trabalhando n�o faria muita diferen�a porque n�o � voc�, a pessoa que liga, que � respons�vel pelos seus atos, mas a empresa que te contratou e define como voc� deve atender.
Voc� foi muito simp�tica e quero refor�ar que a minha implic�ncia n�o � com os funcion�rios da Synovate, nem mesmo com a Synovate, mas com o tipo de pesquisa que me parece insegura! At� dei uma consultoria gratuita mais acima!
Quanto aos seus colegas agressivos isso n�o me incomoda, deveria incomodar a Synovate j� que esse post � a segunda ou terceira ocorr�ncia quando buscamos pelo nome dela no Google e isso pode ter um impacto ainda mais negativo para imagem dela. Seria legal se a Synovate deixasse um coment�rio oficial ou entrasse em contato comigo, tem um formul�rio de contato logo ali em cima na faixa cinza.
Posso at� lhe prestar consultoria mostrando que ela deve migrar logo para outras formas de pesquisa de opini�o ou ser� rapidamente tirada do mercado por concorrentes mais inseridos na nova cultura. E isso � do seu interesse tamb�m Diva pois a moderniza��o da Synovate � a garantia da manuten��o do seu emprego.
caraca!!acabaram de me ligar!!perguntei se ganharia algo por isso e � claro q a resposta foi n�o! ao falar q estava ocupada a mo�a nem esperou eu terminar a frase e educadamente DESLIGOU NA MINHA CARA!!rsrs..ser� q alguem responde a essas porcarias?eles q se organizem e comecem a pagar ao menos um cafezinho pros outros resp, como fazem nos eua.
acabei de responder a uma pesquisa da synovate a respeito de cia telef�nica. acredito que a contratante deva ser a “oi”, pois ela est� entrando no meu estado. a pesquisa durou 17 minutos!!! como eu estava tranquil�ssima, respondi sem problemas. fiquei um pouco apreensiva, mas as perguntas n�o eram invasivas. acredito que as pesquisas ajudem a melhorar os servi�os que utilizamos, principalmente o de telefonia, que � p�ssimo!!! mas acho que elas devem ser feitas de outra forma. ligar pro nosso celular � um verdadeiro absurdo! a synovate poderia fazer como a editora abril, sortear alguns pr�mios para quem preencher uma pesquisa online ou pelo correio. seria uma forma de dar credibilidade e incentivar as pessoas a acessar o site da pesquisa.
Boas id�ias! Espero que a Synovate e outras empresas como ela estejam ouvindo. Ali�s, espero que te contratem! :-)
Recebi uma liga��o solicitando pesquisa, por falta de tempo me recusei responder, e simplesmente fui chamada de mal educada e VACA pode, que empresinha e est� que se acha no direito de ligar pra casa dos outros sem autoriza��o, e por n�o ter tempo � agredida verbalmente, mal educados s�o vcs que usam o telefone para agredir e denegrir a imagem das pessoas que vcs nem conhecem.
Selma.
Vou consultar um advogado pra ver quais os meus direitos, pois n�o autorizei ninguem a ligar na minha casa e ainda usarem palavras como foram usadas. N�o tenho obriga��o nenhuma de responder,e os meus direitos ?, vcs deveriam colocar pessoas com um pouco de resposabilidade nesta espelunca, como me ofenderam tambem est�o me dando o direito de ofende-los, existe um gerente, um responsavel pois ser� acionado pois acho que n�o sou obrigada a responder quando n�o quero.
S� pra terminar tenho quase 60 anos e digo…. VACA � a m�e da pessoa que ligou aqui, pois esta coitada desta m�e n�o sabe quem colocou no mundo.
Selma
Nossa! Quanta gente ofendida!
A minha maior estranheza diante de tudo isso � o quanto os “freelas” da Synovate est�o ofendidos com a postura do nosso “poss�vel formador de opini�o”, Roney, em responder ou n�o aos incans�veis e impratic�veis question�rios de pesquisa de mercado. E sem contar que, depois de 13 anos na �rea, atuando desde entrevistas em campo at� coordena��o de CATI/CAMPO eu sou felizmente convencido de que prefiro realmente n�o insistir com quem n�o est� disposto a responder, at� mesmo porque gera-se um desgaste imenso, um stress incalcul�vel em insistir diante de uma recusa, e mais, como sabemos que o famoso “computador gera n�meros aleat�rios”,(grande mentira em sua maioria – banco de dados comprado! – eu mesmo j� paguei 6 centavos por um ‘n�mero quente’, ou seja, dentro do perfil socio-economico que o projeto pesquisa) temos infindas possibilidades de concretizar o valioso e cariss�mo projeto que paga ao entrevistador (ja n�o mais considerado ganhos um pouco acima da m�dia salarial) uma raspa do que realmente deveria ser pago. O grande lance � discutir com o “n�o respondente” conven�a a sua massa de amigos, parentes, chegados e afins, sendo que nem � necess�rio um percentual t�o grande da respondentes para analise final.
O que mais me deixa indignado � que aparecem pessoas t�o fieis a Synovate, por exemplo,est�o se esquecendo que para aguentar a injuria do “n�o respondente” � ainda mais grave aceitar a condi��o que a Synovate hoje imp�es, onde voce � obrigado a sentar e trabalhar feito um louco, }(porque no final, tem um percentual de liga��es, entrevistas concluidas, abandonos e etc) n�o podendo atrasar 5 minutos, engolir um caf� com qualquer coisa em 5 minutos e custo de… quanto � mesmo que eles tem pago? R$ 40,00 por periodo e sem contar que a Synovate fica l� longe… E quase todo entrevistador n�o mora na nobre regi�o. Estar dentro da Synovate, inclusive dentro de um CATI � escravagismo branco, explora��o e tens�o que est� fazendo sim, profissionais de pesquisas serem nivelados aos “operadores de telemarketing”, exigidos como tal, e mal pagos como tal, e muito em breve, a synovate os preparar�o para falar com gerundismo apurado, pobre, e quanto a ti, ‘n�o respondente Roney’, acho que est� certissimo, o trabalho do pesquisador est� explorado, mal pago e os projetos s�o muito bem or�ados (beiram � milh�es) e poderiam dar uma gratifica��o bastante razo�vel para cada respondente, se esse fosse o padr�o, ningu�m precisaria apelar para toda essa discuss�o t�o ferida sobre recusas, todo entrevistado responderia satisfeito de sua condi��o de formador de opini�o, valorizado por ela, consciente de seu perfil (e n�o pegado � la�o pelo entrevistador estressado pela Mariana e Titato) e o entrevistador poderia usar o seu conhecimento de forma muito digna e fazer uma entrevista adequada para o resultado final da an�lise.
Ah, o que fa�o hoje?
– Depois de 13 anos, concentrei o meu trabalho ao campo mais saud�vel da pesquisa, grupos de discuss�o. Todo mundo recebe devidamente pelo que fala, pelo que conduz, pelo que faz, pelo recruta. Vai sabendo o que vai ganhar e eu sabendo pelo que vou receber, ou seja, pelo menos 5x mais do que no CATI.
Hoje, suo frio quando penso em pesquisa por telefone. Penso que quem ja respondeu um questionario meu de 40 min ou 1h tambem sua. Eu n�o gostaria de lembra-los quem sou com uma nova entrevista! N�o atenda, a n�o ser que seja um question�rio muito suscinto ou que lhe remunerem pelo seu tempo de dispensado. Eles precisam urgentemente mudar os criterios para se obter um bom resultado e valorizar seus profissionais.
– Posso parecer depor contra, mas desde que pesquisadores aceitaram fazer por 40 contos o que eu fazia ha 13 anos por 160 reais, foderam com tudo. A culpa n�o foi minha. Ainda entrei para dentro de um nicho na pesquisa, mas sinto pelos in�meros que se sujeitam ao pre�o de merda que paga hoje a Synovate.
Fred.
Tenho 4 coment�rios para aprovar feitos pela mesma pessoa (conectada pelo Virtua com o mesmo IP) fazendo duras den�ncias contra a Synovate.
Blogueiros s�o a favor da liberdade de express�o, mas tamb�m somos a favor da transpar�ncia e �tica por isso vou enviar antes os coment�rios para a Synovate e gostaria que voc� (Nini, eu, Ca ou como quer que se chame) se identificasse e fornecesse as provas do que est� dizendo como n�meros de processos.
S� depois disso poderei liberar os coment�rios.
Gostaria apenas de dizer que trabalho na SYNOVATE BRASIL de SP ha um bom tempo, e deixar bem claro que a empresa nao tem operadores de TELEMARKETING E SIM ENTREVISTADORES DE CATI, somos treinados para nao usar o GERUNDIO, estar fazendo, estar ligando, estar respondendo, s�o gerundios que n�s somos policiados a n�o pratic�-los o que n�o quer dizer que 100% dos entrevistadores n�o o utilizem, mas temos sim um treinamento para nao utilizar e sempre somos lembrados ou quando monitorados por um SUPERVISOR que esta sempre disponivel no CATI e que pode atender uma liga��o sua para maiores esclarecimentos que achar necessario, portanto senhores e senhoras , eis o direito de n�o responder a pesquisa de mercado, agora n�o � porque o senhor ou a senhora esta no conforto do seu lar com sua familia, almo�ando, tomando banho ou seja fazendo l� n�o sei o que eu tenha que ADVINHAR que o senhor nao gosta de receber liga��es de pesquisas, de vendas, da merda que for, porque sua ignor�ncia n�o lhe permite simplesmente dizer DESCULPE EU NAO GOSTO DE RESPONDER PESQUISAS ou at� mesmo EU PREFIRO N�O PARTICIPAR como muitas pessoas de bom censo e educa��o me atendem em todos os dias, fazemos trabalhos para muitas empresas grandes no mercado, empresas de telefonia, automoveis, prestadoras de servicos, banco, profissionais liberais entre outros, e nossa � empresa tem um reconhecimento t�o ruim no mercado que expandiu e j� tomou conta de quase um predio inteiro no local aonde est� instalada, vamos deixar a ignor�ncia de lado e lembrarmos que independente de estarmos no conforto de nossa casa, tomando banho, chupando sorvete ou qualquer coisa parecida, vamos lembrar que existe algu�m de CARNE E OSSO assim como vc do outro lado da linha QUE PODE NAO ESTAR NO SEU MELHOR DIA OU precisando de dez minutos de sua aten�ao PARA QUE TENHA UM GRANDE DIA gra�as a vc, seja mais humano e lembrem-se que o SR PRESIDENTE n�o vai pagar as contas de ningu�m e nem bater na sua porta para lhe proporcionar uma vaga em Brasilia sem ser concursado, por isso um dia vc pode precisar trabalhar em pesquisas de mercado e engolir o seu pr�prio veneno, trabalho em pesquisas h� quase dez anos e gra�as a Deus , ao meu trabalho e de muitas pessoas Cultas e principalmente as que n�o s�o de tanta cultura que por sua educa��o atendem ao nosso trabalho… Existem direitos e deveres, vc tem o direito de n�o responder, por�m eu tenho o dever de te ligar independente de onde eu arrumei o seu n�mero, vc se acha t�o importante que ningu�m pode ter o teu n�mero, ent�o senhor seja dono de uma operadora somente sua ou tenha muita grana para ter uns 500 empregados em sua HUMILDE RESID�NCIA para que a liga��o n�o chegue at� a ignor�ncia que � sua pessoa … eu trabalho para a SYNOVATE BRASIL � uma empresa id�nea no mercado, sou entrevistador h� um bom tempo desta empresa, e gra�as a Deus que a Synovate existe na vida de muita gente que l� est�… vc j� perguntou na sua empresa se ela faz pesquisa de mercado? vc sabia que sua empresa pode ser cliente da SYNOVATE e tamb�m pode n�o ser porque n�o � qualquer fuleira de fundo de quintal que contrata pesquisas e que as portas dela poder�o se fechar amanh�??? o que falta no BRASIL � um pouco mais de estudo as pessoas , cultura, educa��o assim como os AMERICANOS (e n�o ESTADUNIDENSES como fui obrigado ler neste site) tem e sabem o quanto � importante a pesquisa … sem mais… BOA SORTE NA SUA VIDA E QUE OS CR�TICOS NUNCA NECESSITEM TRABALHAR EM PESQUISA DE MERCADO….. apenas para lembrar a SYNOVATE N�O � UMA EMPRESA DE TELEMARKETING E SIM DE PESQUISAS DE MERCADO, N�O TEM OPERADORES DE TELEMARKETING E SIM ENTREVISTADORES DE CATI …
Hummm… Acho que eu preferia que voc� usasse o ger�ndio errado, mas fosse mais gentil :)
Talvez voc� n�o tenha prestado aten��o, mas eu disse que meu telefone n�o consta na lista telef�nica porque s� gosto de receber liga��es de amigos meus, nada a ver com ser rico, pobre, culto ou ignorante, s� acho que tenho o direito de n�o ser invadido em minha privacidade, coisa que a Synovate n�o respeita pois gera os n�meros aleatoriamente.
Bem, eu poderia falar sobre como � estranho fazer pesquisas �s cegas e como hoje em dia as redes socais online se mostram um terreno muito mais f�rtil para pesquisas de consumo, mas vc n�o disse seu nome, foi agressivo pacas ent�o acho que j� fiz demais em liberar seu coment�rio e ainda responder.
POIS EH CRIATURAS NO TELELISTAS.NET TEM TODAS INFORMACOES SOBRE USUARIOS O CULPADO ENTAO EH A INTERNET E NAO AS EMPRESAS QUE TRABALHAM IDONEAMENTE
O Telelistas.net n�o tem meus dados pq pedi para tirar justamente pq s� dou meus telefones para os amigos e mesmo assim a Synovate me ligou.
O que acontece � que ela aparentemente n�o busca telefones nas listas, o que ela faz � gerar n�meros aleatoriamente…
Essa atividade � idonea no Brasil (apesar de n�o ser em outros pa�ses), mas o ponto aqui � que � uma invas�o desagrad�vel.
Vc leu o post?
Boa Tarde.
Tenho amigos que trabalham em outra empresa, mas que prestam servi�os a Synovate Brasil, sendo essa empresa, uma empresa tercerizada!
O que acontece � o seguinte com os numeros telefonicos, quando vc faz um cadastro em alguma loja de m�veis, eletroeletronicos, etc… essas empresas de telemarketing ou call center’s compram da loja essa cadastro, tendo acesso aos numero e aos nomes das pessoas, por isso que elas ligam, n�o precisando estarem da lista telefonica ou at� mesmo na telelista.com como foi mencionado!
O que me disseram quando entrei em contato com a empresa � que os n�meros s�o gerados automaticamente. De qq forma � muito chato quando a gente tira nossos telefones das listas e ainda assim somos importunados…
Em alguns pa�ses � crime fazer isso… Espero que logo seja aqui tamb�m!
Os n�meros s�o gerados como foi mencionado acima, pois no sistema aparece o nome do propriet�rio e logo em seguida o n�mero e a cidade.
Quem me disse isso foi um proprio funcionario de um call center, que a supervisora dele disse.
Discordo com voc�, � apenas o trabalho deles e se est�o fazendo isso � para melhoria do atendimento onde eles est�o fazendo a pesquisa, at� porque se voc� se negar a fazer a pesquisa, eles marcam no sistema como “recusou-se” e n�o ligam mais. O que � uma falta de educa��o � eles serem chingados, � apenas o trabalho deles, como poderia estar voc� l�!
Li o post todo porque recebi um contato de uma pessoa da referida empresa e fui pesquisar mais a respeito, por indica��o da pr�pria menina.
Acabei respondendo a pesquisa, pois estava tranquila, a mo�a foi bastante simp�tica e as perguntas realmente n�o eram invasivas, n�o me pediram nenhum tipo de dado pessoal.
Eu tamb�m detesto contatos de telemarketing e, tenho que ser sincera, essa mo�a conseguiu me achar num dia muito bom para responder… rs
Acredito que, como tudo na vida, o telemarketing tem dois lados: aqueles que ligam e aqueles para quem se liga.
Os que ligam est�o apenas tentando ganhar a vida, e na faculdade eu conheci muita gente que trabalhava duro pra pagar os estudos, �s vezes usando o telemarketing para complementar a renda, e aguentava cada coisa…. e os que recebem a liga��o devem sempre estar atentos, � claro que pode ser um golpe, mas tamb�m pode ser apenas uma pessoa tentando ganhar a vida e comprar o leitinho das crian�as… hehe.
Abra�os a todos.
N�o desejo receber liga��es desse tipo novamente. Al�m de n�o saber se � confi�veltoma muito do nosso tempo.
Pessoal..
Esse blog ta virando ringue… kkkk
Trabalho com pesquisa de mercado ha anos tbem…
Sempre percebo que muitas pessoas “leigas” confundem telemarketing e pesquisa.
A falta de conhecimento nao retrata exatamente a ignorancia e mal humor, de toda forma, esse tipo de contato (telefonico), causa um certo desconforto. Uma pessoa que nao entende a “sutil” diferen�a em dar uma opiniao e comprar alguma coisa, realmente se irrita, se incomoda, mas nao por se tratar de pesquisa ou venda, mas sim pela falta de conhecimento… “Uma pessoa estranha me ligando, fazendo um monte de perguntas, dizendo que eh de uma empresa que nao conhe�o!!”
O mercadao de pesquisa eh muito amplo hoje. Existem muitos institutos de pesquisa, de portes diferentes. Ja trabalhei na Synovate Brasil, e hj trabalho no IBOPE. Vejo nitidamente a diferen�a de aceita�ao, nao por ser pesquisa, mas por ser uma empresa mais visivel na midia. Mesmo assim ha quem confunda a Rede Globo com o IBOPE, geeente, sao empresas completamente distintas!! rs
Quanto ao banco de dados, cada empresa tem “suas formas” de conseguir e trabalhar. Comprar um mailling hoje nao eh barato. Existem empresas especializadas em vender banco de dados ou “listagem” . Para cada tipo de pesquisa, de acordo com perfil procurado (idade, sexo, classifica�ao social) se busca listagem especificas, direcionadas no mercado. Mas “pesquisas” abertas como alguma que a Synovate realiza, se usa um banco de dados renovado, e na falta de numeros, ha de fato, a historia de “gerar aleatoriamente”. Isso faz com que numeros que sao “privados” numa lista oficial (lista telefonica, telelistas, lista amarela, entre outras), simplesmente apare�am fora desse contexto.
Mas, isso nao significa que pessoas comuns que atendem aos seus telefones e ouvem “Boa tarde, meu nome eh Paulo, sou entrevistador da empresa Synovate Brasil bla bla bla…” precisam ser groseiras. Eh simpes dizer “Nao, obrigada”.
Pequenas gentilezas geram atos de educa��o. Pequenas grosserias, geram grandes desabafos de irrita��o.
Eu fa�o o meu trabalho (como qualquer outro), vc faz valer a sua vontade.
Educa��o e paciencia.
Valew pessoal.
Paulo, muito bom seu comemorandot�rio!
Normalmente n�o me irrito e realmente pesquisa e telemarketing s�o totalmente diferentes (telemarketing � muito mais chato), mas tem uns “ligadores” que ningu�m merece, n�? E todo mundo tem direito de se irritar com uma liga��o indesejada.
Agora confesso que n�o lembro se eu estava de mau humor ou se a pessoa que ligou foi sem no��o
“Ligadores sem no��o” tem em todo lugar… me coloco no lugar de quem recebe.. confesso que nao gosto!!! mas me limito a dizer “nao, muito obrigado”
Nao me refiro ao “seu conhecimento”, ja mostrou muito do seu “conhecimento” sobre pesquisa, telemarketing, vendas e IRONIA. Vc realmente sabe das coisas!!!! ;)
Mas a grande maioria do povo q posta “comenotarios” nao sao tao conhecedores desse mundo taaao repudiado!!!!!
Paulo, nesses tempos de cibercultura talvez n�o tenha mais espa�o para pesquisas e marketing por telefone, mas um bom treiinamento ajudaria bastante.
Hahaha cibercultura?
Treinamento?
As pessoas que trabalham com pesquisa, em gerel, entendem como primeiro emprego, bico, freela… Nao levam a serio o trabalho que fazem.
Por isso essa falta de “profissionalismo” escancarado.
Fora a 3 idade que se aventura em passar 6 horas se divertindo na linha pra ganhar o dobro da sua aposentadoria!
Pois bem Roney…
Foi um prazer conversar com vc! Um belo retrato do pensamento brasileiro!
Palavras dificeis… cultura de cristal… ironia como escudo… e demonstra��o de noofagia (ou a tentativa de…)
O seu blog eh um sucesso!!!
Parab�ns!!!!
Acabei de receber liga��o dessa empresa as 20h39 quinta-feira, 12 de agosto. Um absurdo como outras pessoas relataram acima. Os defensores da empresa falam que ela emprega 200 pessoas em S�o Paulo, contratem 5 mil e coloquem nas ruas para entrevistar quem quiser falar. A� ligam na maior cara de pau, com suas t�cnicas de conversa “sim senhor”. Postaram a import�ncia para as empresas que os contratam, o que me interessa? Tim? essas empresas todas cobram caro por seus servi�os no brasil, muito mais caro que outros pa�ses. Querem o nosso dinheiro e trazer benef�cios para eles, eles contratam a Synovate para pegarem mais do nosso dinheiro. Capitalismo selvagem, entendo, � o mundo, conhe�o isso desde crian�a. Colher informa��es por telefone � o retrato desse capitalismo, contratam as entrevistadoras de Cati do Paran�, para ligarem em vez de contratar pessoas para irem �s ruas em todo o pa�s, sai caro e a empresa n�o quer gastar tanto na sua opera��o. � o tipo de capitalismo selvagem que incomoda muito mais do que a busca pelos grandes lucros das corpora��es. � o trabalho sujo do sistema. � a invas�o, o inc�modo, quero suas informa��es, est�o me pagando pra isso. E com certeza n�o vai ser nada de bom para mim e nem para o Brasil. As empresas chinesas est�o acabando com os empregos no Brasil e a Synovate ajuda nisso.
N�o estou aqui pra defender nem A e nem B mas hj em dia, qualquer telefone ou qualquer pessoa um pouco mais esclarecida deve ter um aparelho com identificador de chamada!!! Ligou 8 vezes e vc atendeu 8 vezes??? Me desculpe, mas isso pra mim � Burrice!!!! Aquela droga da LBV tem meu n�mero pq numa infelicidade minha resolvi ajudar uma �nica vez “as crian�as carentes q precisam de uma cesta b�sica”…na 2� vez q me ligaram, deixei bem claro q n�o ia ajudar mais e q n�o era pra me ligar! Adiantou? N�o! Na 3� vez (pq a� eu j� acabei decorando o n�mero do tel) simplesmente n�o atendi e gravei no meu aparelho, a agenda de telefones “LBV N�o Atender”. Ent�o, agora, quando me ligam, no identificador de chamadas j� aparece “LBV N�o Atender”…simples! N�o atendo e n�o passo nervoso! rsrs
Simples, minha gente! Comprem um aparelho com identificador de chamadas!!!!
E como diz a propaganda da SulAlm�rica :” Se aborrecer? Pra qu�?”
Um abra�o a todos!
Oi Luciana, no meu caso essa empresa em quest�o s� me ligou uma vez, mas tem uma que liga todo dia praticamente. N�o atendo, ali�s, s� atendo telefone se reconhe�o o n�mero pq todo mundo se comunica comigo por email, twitter ou celular e o fixo fica s� para pedir pizza e Velox ;)
Acabei parando de atender telefone pq umas tr�s vezes por semana recebia liga��es de jornais, cart�es de cr�dito, banco… Cada dia era uma empresa com um n�mero diferente, bina n�o adianta nada nesses casos, n�?
Ent�o, Roney! Eu aqui tb fa�o do mesmo jeito! N�o conhe�o o n�mero? N�o atendo! E penso assim: “se for alguma coisa urgente, importante, vai deixar recado na secret�ria eletr�nica” …n�o deixou recado? Ent�o n�o era importante! rsrs
No telefone de casa quem mais me liga mesmo � m�e, irm�s…at� marido liga no cel! rsrsrs
Bjs
LU
Tenho a impress�o que o fluxo absurdo de telemarketing que algumas pessoas recebem foram um fator relevante para que elas abandonassem o telefone fixo. � s� vc ter o azar de cair na classifica��o de p�blico alvo deles para seu telefone virar um tipo de intervalo de tv cheio de an�ncios! Hahaha… ha… ha… pq t� rindo? ;-)
rsrsrsrsrs
Sem comentarios at� pq td o que eu ia dizer ja foi dito rsrsrs s� pe�o uma coisa educa��o � td na vida…. se vcs acham que ficar 10 minutos no telefone ajudando alguem q esta do outro lado da linha � muito tempo mesmo sabendo que ela esta sendo pressionada a conseguir ao menos uma pesquisa por dia � muitooo pq perdem o seu precioso tempo fazendo reclama��es do nosso trabalho?? sem mais agrade�o
Esse relacionamento � muito dif�cil, n� Nycolli?
O ideal seria a gente que est� do lado de c� da linha, os que se sentem incomodados com a liga��o indesejada, perceb�ssemos que a pessoa que liga n�o deveria ser o alvo da nossa reclama��o e sim a empresa que segue esse modelo t�o chato de abordagem das pessoas.
Infelizmente o mundo est� longe de ser ideal, as empresas n�o est�o nem ai para o que a gente acha pq os X% que respondem a pesquisa j� fazem valer a pena e acaba sobrando para voc�s que ligam para a gente.
No meu caso geralmente eu simplesmente falo que n�o estou interessado, agrade�o e desligo o telefone. Mas tem dia que a gente age por impulso.
Eu j� fiz um trabalho p/Synovate, que � s� umas das muuuitas empresas que fazem pesquisa!
Eu trabalho com isso, por me proporcionar um bom salario p/ pagar meus estudos e melhorar de vida.
eu li at� metade dessa discuss�o e n�o sei se o que vou dizer ja foi dito:
h� algumas coisas p/ se considerar: pesquisa n�o � telemarketing ( n�o vendemos nem cobramos nada)
pesquisa n�o � obrigat�ria de se responder, portanto se n�o quiser � s� falar e n�o precisa xinga ninguem haha
Sim, ficamos P. da vida quando alguem n�o responde (sem motivos) pois muitas vezezs ganhamos por pesquisa feita, e algumas vezes temos que cumprir metas
Se se sente amea�ado/inseguro em falar sobre banco/salario/oq tem em casa, saiba que n�o s�o todas as pesquisas que englobam esse tipo de assunto!
Fiquei puta quando li alguem dizendo que somos seres unicelulares, pooo, que ignorancia todas � essa? uma pessoa que trabalha telefonando pra vc,tamb�m � uma pessoa! Tmb�m vive a correria da vida, tamb�m tem o direito de ser tratada com respeito!
Realmente, ainda � muito mal vista esta profiss�o de pesquisador, e n�o � s� por parte dos respondentes ( n�o respondentes no caso), � tbm mal visto pelos clientes das pesquisas que muitas vezes pagam uma miseria p/ n�s pesquisadores que nos matamos p/ achar algu�m no perfil especifico que queira ficar as vezes at� mais de meia hora no telefonone respondendo pesquisa!
Ol� Gabriela,
Com certeza a pessoa que entra em contato conosco deve ser respeitada, mas para muita gente essa abordagem � muito invasiva e d� raiva mesmo, sabe?
� natural, apesar de errado, que a pessoa desconte a raiva em quem ligou.
E quanto a chamar o pessoal de unicelular, bem, a maioria das pessoas que ligam est�o cansadas e seguem mecanicamente uma cartilha e ainda falam tudo em ger�ndio.
Veja bem que n�o concordo com a agress�o, s� digo que entendo.
Seja como for me parece que essa �rea tem que mudar viu? A gente est� na era da Internet e tem jeitos muito mais eficientes de fazer pesquisa sem ter que incomodar ningu�m em casa.
com certeza vc tem raz�o Roney hoje agrade�o por pessoas que pensam igual a voce sejam a menoria no mercado pois hoje tiro o meu sustento de cada pesquisa que realizo rsrss tento ser o menos invasiva poss�vel mas como temos que ser o question�rio na integra e mais por controle de qualidade as pesquisas s�o todas gravadas, mas pode ficar despreocupado pois pelo que sei as pesquisas que fazemos s�o para avaliar a satisfa��o dos clientes mesmo assim as empresas fazem suas promo��es e etc…. .abra�os at� mais
Ufa! At� que enfim algu�m que n�o ficou com raiva de mim! :)
Ola Roney….
Acompanho o seu blog sempre que posso e me lembro… rsrs
As vezes me irrito, as vezes me divirto, acho gra�a … me aborre�o… Parece uma novela… Personagens e suas visoes!!!!
Mas de toda forma as divergencias de opiniao e conhecimento sao claras…
Lendo alguns comentarios como “seres unicelulares” , “retrato do povo brasiliero”, “noofagia” , “capitalismo selvagem”, “cibercultura”??? Jesuis, quanta cultura!!!!!
A postura de atender ou nao uma liga�ao, aceitar ou nao participar merece so ser civilizado. Como muitos comentarios, acredito que EDUCA�AO seria a grande formula pra um convivio ao meio de “procuras” e “procurados”
Lendo os seus comentarios, onde diz sobre o uso da Internet… Gostaria de fazer uma coloca��o…
EU trabalho com pesquisa ha algum tempo, e existem tantas forma de se praticar essa busca de informa��es… de opiniao… de conhecer a “satisfacao” de clinetes de diversas empresas. Por telefone representa uma % pequena. Acredite voce, o uso da INTERNET � tao considerada como uso do TELEFONE. Porem, sao formas mais faceis de lidar. Um email por ex, vc consegue jogar na lista negra.
Uma abordagem na rua, vc simplesmente vira as costas e sai andando… rsrs
Sao apenas mais simples, mas sao incovientes pra que nao gosta da mesma forma.
Existem pesquisas pra tudo quanto � assunto…
Ha empresas melhores organizadas do que outras, empresas mais aceitas sonoramente do que outras, isso nao vai mudar no mercado!!!
Esse “grupo de discussoes” como seu blog � uma outra forma de pesquisa…
Alguem pode se interessar como cada pessoa pensa sobre algum assunto especifico..
E sobre “pesuisa de mercado” esse blog � um prato cheio!!
Sucesso pra vc!! ;)
Oi!
Lembro de j� ter visto vc em outro coment�rio aqui no blog!
� legal saber que tem gente se divertindo e se aborrecendo aqui! :)
Quanto ao telemarketing ou as pesquisas por telefone realmente tem gente que at� gosta de atender! :) Eu estou entre os que ficam irritados. Hahaha!
Para vc ter uma ideia… Meu telefone n�o consta na lista telef�nica, mas de tr�s em tr�s dias algum telemarketing liga para mim! Felizmente todos os meus contatos falam comigo por Internet ou celular ent�o simplesmente parei de atender o fixo! Ele s� existe pq o Velox � associado a ele.
Meu blog especificamente eu n�o sei, mas com certeza as redes sociais online (incluindo blogs) hoje s�o uma fonte de pesquisa de mercado muito mais eficiente e barata que a liga��o telef�nica. Quem sabe em alguns anos gente como eu pode voltar a ter um telefone fixo? ;)
Tenho escrito pouco aqui, vou tentar voltar com mais alguns personagens engra�ados, revoltantes ou estranhos ;)
Nao nao, nunca comentei nada aqui….
Hoje em dia os celulares substituem facilmente o uso da telefonia fixa, seja por questoes tarifarias ou pra fugir desse “assedio” de pesquisas e telemarketing..
Alem de tantas redes sociais (que particularmente nao me atraem rsrs) que sao meios cada vez mais eficazes pra certos tipos de contato….
Claro que sempre tem que goste de fazer certas coisas… vida a democracia… mas no come�o das discussoes do blog a ideia principal parecia ser fazer as pessoas ficarem contra esse tipo de trabalho alternativo.. rsrsrsr E agora, a impressao que me d� eh sao postagens afim de esclarecer e nao discutir…
Interessante como as coisas mudaram de rumo…
Voce eh um grande personagem!!!
Me parece que os primeiros coment�rios e o meu post estavam com os �nimos inflamados pq tem gente que se revolta mesmo com telefonemas indesejados :)
Estou lisongeado por ser considerado um grande personagem! :)
kkkkkk vc nao se considera?
Animos inflamados acontecem a todo momento!!!
Pessoas revoltadas tem em todo lugar, por diversos motivos…
� a vida vivendo… fazendo historia!!!
Sabe o q me chama a aten��o nesses posts? Sao as formas de expressao…
Cada um tentando demonstrar maior conhecimento que o outro… as palavras dificeis… e a necessidade de auto afirma��o pra alguns em defesa daquilo que faz…
Humm… Acho que tento ser divertido e carism�tico, mas n�o me sinto um grande personagem :)
Palavras dif�ceis… Isso � uma coisa que quero muito mudar em mim… � um problema, quer dizer, muita gente pode n�o achar, mas eu acho que � um problema. Eu li muito e muito cedo, acabei construindo um vocabul�rio e uma forma de falar que eu acho que deve soar arrogante. Mas tenho tentado mudar… Viu? em ves de “Tenho tentado mudar” eu podia ter escrito “t� tentando melhorar” :)
Humm… Divertido sim, carismatico nem tanto nesses posts!! rsrrs
A sua forma de expressao soa um tanto “arrogante”, mas nao me refiro s� a sua forma de escrever…
Alguem usou a palavra “noofagia” … Sera que ele sabe realmente o que significa?
Dei uma “passeada” pelo seu site… interessante muitas coisas por aqui!!
Mas essa pagina se torna engra�ada na maioria das vezes!
Como ja disse, trabalho com pesquisa ha tempos… ja trabalhei na Synovate (alvo de criticas aqui rsrs) e hoje trabalho pra um instituto maior… ja nao sou “entrevistadora”… Trabalho nos bastidores rsrsrs e acho engra�ado a visao “externa” que as pessoas tem sobre o assunto!
Espero me redimir da falta de carisma em outros posts :)
Fui ver e n�o conhe�o a pessoa que falou noofagia que, a prop�sito, de acordo com o Aulete nem existe :) mas seria algo como devorar o pensamento…
� bom que tenha gente como vc nos institutos como vc ouvindo as opini�es de fora! :-)
Certas caracteristicas sao marcantes, confesso que o seu tom “ironico” em alguns comentarios sao surpreendentes… rsrs
Quanto a se redimir, noa acho que seja necessario!!!! rs
Eu sei o q significa “noogafia”, ouvia muito em aulas de direito (que sempre detestei rs), mas eram aulas loucas com um professor irreverente com ideias e frases malucas, que resultou em “nao aprendi nada de util” ! kkkkk
Sou apenas uma grande observadora de pessoas!!!
Fico por aqui… adorei o “bate papo”
Bom final de tarde! ;)
Noofagia – Do grego “nous” = mente, e “fagein” = comer; assim como antropofagia � comer carne humana, noofagia � “comer” mentes humanas, � roubar, fazer gorar, inutilizar pela aliena��o, pela inconsci�ncia, pelo terror, pela engana��o e pelos diversos “�pios” do povo: futebol, carnaval, religi�o, novelas, m�dia, etc. Implica uma anula��o do pensamento pr�prio (pensa pela cabe�a do “no�fago”), destr�i a autonomia mental das pessoas, que chegam a dar a vida pelos que os controlam e exploram (vide fanatismos, gangues, etc.).
http://www.marcoswunderlich.com.br/glossarioIFRAME.php
Cara, vc. deve ser chato pra kct!!!!! Aposto que vc. naum fuma, naum bebe, etc…
Putz! Gente que bebe sem saber e gente que fuma sem no��o com certeza � muito pior do que telemarketing ou eu juntos!!! :)
Demorou mas to respondendo rsrsrraiva de voc�?? IMAGINA n�o sei se ja liguei pra voc� sinceramente espero que n�o porque devo ter s�ido da liga��o bem chateada pelo que voc� fala…ainda estou no ramo de pesquisas da synovate brasil assim como muitas jovens fazem para pagar os estudos faculdade e etc porque o telemarketing � uma das poucas empresas que contratam pessoas na maioria jovens sem experiencia alguma no mercado de trabalho. Infelizmente hoje � assim… hoje mesmo foi um dia que me aborreci pois � ter�a feira dia 08 de mar�o dia da mulher inclusive e em muitos lugares feriado de carnaval e muitas pessoas me atenderam e quando souberam d que se tratava ja me xingavam de tudo e dizendo que eu n�o tenho educa��o pois estou ligando para a casa dos outros em pleno feriado que � quando elas querem descansar…agora vamos ser sinceros um recado para aqueles que me atenderam hj… Vcs acham que eu sinceramente n�o queria estar na minha casa com minha familia curtindo o carnaval ao inv�s de estar trabalhando, ligando para a residencia dos outros???
Poxa….Deus fez cada ser com livre arbitrio voces dizer n�o quero responder a pesquisa , n�o confio em pesquisas mas para qu�?? Me diz para qu� nos ofender??
mesmo antes de trabalhar com tmkt eu atendia as pessoas na boa, se eu n�o quisesse o produto, ou responder pesquisa ou at� mesmo doar algo eu sou sincera digo que n�o tenho interesse mas n�o xingo n�o ofendo pois sei que do outro lado da linha ter uma pessoa assim como eu um ser humano….Obrigada…vlw
Que bom que vc n�o ficou com raiva de mim! Raiva faz mal! :)
Entendo que n�o existem muitas possibilidades de emprego, mas isso n�o torna menos desagrad�vel receber liga��es indesejadas em casa, n�?
E realmente, te colocar para ligar para as pessoas no meio do carnaval � sacanagem com vc e com quem recebe as liga��es!!! Nossa!! Viu como tem que ficar revoltado com essas empresas mesmo?
o problema � que o sistema n�o � preparado n�o sei bem se � a palavra, mas como eu ia dizendo nosso sistema n�o reconhece numeros de telefone de pessooas que ja foram contactadas e n�o tem interesse em participar, e isso me deixa bem constrangida porquue talvez � um primeiro contato meu mas outra colega ja entrou em contato e n�o fica registrado em nosso sistema infelizmente…
Cara, voc� realmente � rid�culo!!! N�o sabe o que est� falando sobre a pesquisa de mercado. Tenho certeza que voc� toma agu� com sabores e coca zero.
Ok!! Nos mantenha informado sobre a sua ignor�ncia e rebeldia hahahahah.
Abra�os imbec�l
Sua certeza vem das pesquisas de mercado? Se for essa � uma boa demonstra��o de que elas realmente n�o funcionam mais :) Nunca gostei de �gua com sabor ou Coca Zero (ou qq light) e parei de tomar refrigerante pq eles iam me matar :)
Visto que nenhum de n�s dois entende de pesquisa de mercado seria bom que, pelo menos, as empresas de pesquisas parassem de ligar para a gente para nos incomodar na tranquilidade dos nossos lares :)
Gostaria de mant�-los informados e at� desenvolver uma pesquisa, mas voc�s (pq no plural, voc� n�o � uma pessoa s�?) n�o me forneceram site, nome ou telefone preferindo agir sob identidade falsa o que, a prop�sito, � crime :)
Acabei de receber liga��o da synovate, procurando pelo meu companheiro – em cujo nome est� a conta telef�nica -e ao pesquisar no google, cheguei a essa �tima discuss�o via posts!
Roney, super obrigada por compartilhar sua experi�ncia e opini�o!
Acabou desencadeando uma discuss�o altamente esclarecedora…
Compreendo a necessidade de pesquisa de mercado, por�m h� m�todos e m�todos, e de todo modo discordo dos argumentos q generalizam os q � querem fazer parte delas como seres ego�stas ou mal informados.
Caramba, se as pessoas q utilizaram esse tipo de argumento s�o de fato profissionais da �rea… que tipo de treinamento receberam, deus meu?A rrancaram a p�gina “�tica” da apostila, �? uf =-/
Pesquisas podem ser importantes, mas altamente question�vei quando isso envolve telefonemas p/ as resid�ncias das pessoas sem q tenham autorizado previamente!
Fundamental mesmo � ser cidad�o, e � consumidor (q t� mais pra um papel “inevit�vel” do que importante!), e ainda assim h� sempre o livre-arb�trio pra decidirmos como vamos exercer esses pap�is.
Procuro ter um consumo magro e consciente (trocar e criar s�o verbos q tamb�m se conjugam, e � s� o verbo comprar!).
Se consumo poucos industrializados (ex.: prefiro comprar mob�lia de artes�os/marceneiros em vez de escolher Marabraz/Tok & Stok/Linea Mobili),
se tenho um n�mero restrito de empresas das quais compro, preferindo criar meus pr�prios produtos ou adquirir via pessoas pr�ximas q os produzem…
posso contribuir EXCLUSIVAMENTE p/ melhorias dentro desse c�rculo restrito e espec�fico do qual fa�o parte!
� sou uma pessoa “aleat�ria”, � consumo produtos aleatoriamente, portanto m�todos aleat�rios de pesquisa � se aplicam bem a mim, do mesmo modo q � melhoram nadinha os produtos que consumo. J� participei voluntariamente de pesquisas, mas � estou a fim de ter meu precioso tempo em casa entrecortado por liga��es de pesquisa…
Portanto, valeu a discuss�o. Ajudou-me a definir um posicionamente e por certo serei mais �gil e saberei exatamente o que fazer pra responder a poss�veis liga��es p/ minha casa.
Abra�os!
Bom pessoal acho que o blog vai acabar ,a Synovate foi vendida e n�o v�o mais receber liga��o de nem um Pesquisador da Synovate ela (n�o existe mais ).