Tem email que é melhor responder em público, né?

Recebi ainda há pouco:

Oi!
 
E aí, conseguiu assistir ao filme? Eu não, porque não tenho banda larga.
 
Gostaria de comentar essa sua frase: “A paz é minha utopia, mas talvez vivamos em uma era onde “virar a outra face” não seja uma opção para a maioria das pessoas que…”.
 
Virar a outra face “não é uma opção”. É uma ordem do Cristo para seus discípulos, e só consegue ser discípulo dele quem nasce de novo, “da água e do Espírito”. Para quem passa por essa experiência (que se renova dia a dia), a paz deixa de ser uma utopia e se torna algo real, aqui e agora independente das circunstâncias. Sem isso, quem consegue virar a outra face? Só resta, então, imitar Guevara ao invés de Martin Luther King, que, aliás, era pastor batista.
 
Não estou dizendo com isso que um discípulo de Cristo não possa pegar em armas para defender-se, ou à sua família, ou a um amigo, ou ao seu país, de uma agressão. Defender-se, não atacar. “Virar a outra face” não impede a busca pela justiça, mas, sim, a retribuição do mal feito (Cara, como isso é difícil! Só pelo Espírito se pode viver assim!).

Essa é a minha resposta:

Olha… Para mim virar a outra cara significa sim que não podemos pegar em armas… Ao meu ver cristianismo é confiar no julgamento de Deus e caminhar pelos passos de Jesus que poderia facilmente convocar seus seguidores a se revoltar, pegar em armas e defender-se da tirania romana. Mas ele, que era filho de Deus e tudo poderia, só levantou a mão para destruir as barracas dos que, dizendo-se seguidores do Deus único, faziam comércio dentro do templo.

Creio que as pessoas que decidem seguir pelo caminho da fé, seja budista, espírita, cristã, taoista ou mesmo Wicca optaram pelo caminho da sabedoria e do uso das palavras como arma e não da espada. Principalmente nos dias modernos onde o algoz que vem colocar em risco nossa vida é vítima tanto quanto nós… O grande algoz, que coloca nossas almas em risco, não pode ser afastado pelas armas, mas apenas pela razão, sabedoria e fé. O algoz moderno é algo que inclui o culto à imagem, a alienação, o hedonismo, o consumismo e uma divisão injusta de castas econômicas.

Tenho certeza de que Deus coloca gente como Guevara no mundo pois a resistência armada é necessária, mas não acredito que ela seja o caminho de qualquer um que decida seguir os passos de Cristo.

Abraços