Orkut, blog, Multiply, página pessoal, email, Google, repassar mensagens fofinhas, Clusty, redes p2p, pesquisa, diversão, fotolog… Cair na Rede ou não cair na Rede, eis a questão!
O universo desaba sobre nós no momento que pisamos na Internet, nesse ciberespaço extenso e absoluto! Mas como entendê-lo? Como fazer bom uso dele? É para zoar no Orkut? Repassar letargicamente os emails que recebemos? Fazer um fotolog mostrando nossas unhas encravadas? Passar horas saltando entre sites e absorvendo informações ruins?
A gente ainda não sabe bem o que fazer com esta ferramenta que nos permite fazer praticamente qualquer coisa quando se trata de conhecimento. Fica mais complicado ainda pois não vivemos uma era de conhecimento como alguns querem crer! Vivemos é uma era de consumo e de valores quantitativos e vazios, quase nunca qualitativos.
Não importa o que há no seu blog, só importa a quantidade de visitas. Não importa o que você tem a dizer nas comunidades do Orkut, só importa ter mais amigos. É… Nosso mundo parece uma high school de filme adolescente de Hollywood.
Você está na Internet! E agora?
Quanto a mim, nerd de topete grisalho, só sei de uma coisa: usar a Rede para falar besteira, zoar e se divertir é nerd demais até para mim! O lugar para viver é fora da Rede! Aqui o que vale a pena é mostrar as fotos do que sentimos ao olhar o mundo, falar do que pensamos e discutir algo que nos dê sentido. A diversão também deve ter seu lugar, é claro! Seus 15 minutos de fama; mas parece um desperdício vagar pelo repositório de todo o conhecimento humano atrás das “fotenhas” do gatinho da novela das oito!