Estou na fase de reconhecer erros.
Normalmente sou um chato que reclama das pessoas usarem o email como se fosse jornal mandando dicas de saúde, manifestos políticos e campanhas de mobilização.
Para mim email tinha que ser para falar com os amigos distantes e essas coisas impessoais deviam ficar na Web onde funcionam muito melhor, afinal de que adianta receber pedido de sangue para uma menina que já saiu do hospital três anos atrás? Mas já que as pessoas não sabem usar a Web e muitos sequer conhecem o Google…
Agora recebi um com dicas para reconhecer um derrame. Para mim esses estão entre os piores. Uma vez recebi um dizendo para tossir em caso de ataque cardíaco… Depois fui ver que isso é falso.
Esse que veio agora falando de AVC conta a história da Ingrid que tropeçou, disse que não era nada e depois morreu. Comover o leitor é bom pois muita gente faz pouco dos problemas de saúde e não se cuida, né?
Só que a mensagem peca ao ser muito superficial.
Primeiro que cita apenas 3 formas de diagnosticar um derrame e basta uma olhadinha no Google para perceber que há outros e seguindo só esses três podemos achar que está tudo bem quando não está.
Em segundo lugar seria essencial dizer o que provoca o AVC:
- Sedentarismo;
- Stress;
- Tabagismo;
- Hipertensão não tratada;
- Obesidade e
- Colesterol alto.
Atualizando em 21/12/2010
Novos links com mais informações sobre AVC ou Derrame
E pense na minha sugestão: informe-se pela web, comunique-se por email.
Mr. (ou Lady, pois no sei o nome de quem escreveu o artigo),
s tenho a dizer que isso que fez um enorme servio. Recebi hoje o tal e-mail sobre como reconhecer um derrame. Minha primeira atitude: procurei no Google e encontrei apenas 3 ocorrncias aqui no Brasil. A tua foi a segunda que olhei.
Parabns e mantenha o excelente trabalho!
Obrigado e at mais!
, tenho que colocar um mini-resumo para as pessoas saberem pelo menos que sou um espcime macho da raa humana! :o
Pode no parecer, mas um nico elogio como o seu j faz valer a pena o esforo de tentar manter um bom site!
Ol Roney,
Meu caso o mesmo do Alexander, recebi o tal e-mail sobre derrame hoje, e entrei no google para procurar a respeito e cai no seu site!! ;)
Lendo seu texto j posso ter uma idia do e-mail que vou enviar de volta para a pessoa que me enviou o texto sobre diagnosticar derrames.
[]ss,
Hugo.
Obrigada pelo servio de utilidade para um pblico que vc nem conhece… e sem visar qq benefcio.
Roney, apesar de concordar com vc do email ser superficial e parecer uma “estria” e spam, o relato do mdico no final est ok. Realmente no fcil diagnosticar o derrame, justamente pelo enorme nmero de sintomas que o paciente pode apresentar.
No caso referido, com certeza essa mulher perdeu as foras nas pernas e por isso caiu e no por causa do tijolo.J quanto a sua agitao, este no um sintoma comum, talvez no fosse agitao, mas sim perda intermitente ( vai e volta) de memria, ou melhor, de conscincia.
Na internet existe muitas mentiras e s vezes exagero e fantasias… O correto sempre no acreditar antes de averiguar as fontes, idoneidade, realizar mais pesquisas e cruzar mais dados.
ABRaos a todos
Oi Vilela, realmente esta no foi uma das piores mensagens que recebi, mas hoje em dia j considero qq mensagem sem um link para um site til e confivel meio negativa pois alimenta um comportamento passivo diante da informao.
Se bem que levo estas coisas um pouco a srio demais. Talvez exagere.
gostaria de saber como eu sei que a pessoa esta tendo um derrame moro com minha av de 87 anos e tem problema de coraao e labirintite aguardo retorno
Daniela
Oi Daniela,
Obrigado! Seu comentrio me alertou para o fato de que os links que eu tinha fornecido no esto valendo mais.
Atualizei e sugiro uma lida principalmente no artigo do Drauzio Varella e no do ABC da sade.