Atualizando em 2020: Revisitando o post notei uma desagradável síndrome do salvador branco. Também me incomoda o uso de miserável quando talvez exploradas seria uma qualificação mais adequada e respeitosa.
O Twestival é uma oportunidade para encontrar as pessoas que frequentam o Twitter na sua cidade estendendo sua rede de contatos para além das pessoas mais próximas. Já fui a três edições e posso garantir que tem um monte de gente fantástica a dois graus de separação de nós que vale a pena conhecer e essa é uma ótima oportunidade.
No entanto vivemos tempos de extrema necessidade de transformação e talvez possamos dizer que estamos divididos em dois grandes grupos: Os que demonstram ter capacidade de resolver a própria miséria (onde acredito que posso incluir o Brasil) e os que não dispõe nem das estruturas físicas e socais básicas e, portanto, nenhuma condição de erradicar a miséria por conta própria.
Sim, é verdade que essa miséria muitas vezes é sustentada por países como o nosso e outras tantas vezes nossos países enviam empresas para “ajudar” esses povos gerando uma enorme dívida externa deles conosco que acaba incorrendo em um tipo de escravidão moderna. São problemas muito sérios que também temos que resolver.
Enquanto não resolvemos essas facetas cruéis do capitalismo do século XXI há milhões de crianças em escolas sem água potável, sem telhado, sem professores. Há milhões de meninas cujos sonhos de vida devem se limitar a cair nos braços de um homem que não seja cruel com elas enquanto as usam para gerar seus herdeiros. Essas crianças não podem esperar. Esses povos não podem se defender dos esquemas do capitalismo selvagem (e acredito que existe um capitalismo cognitivo que é mais humano) se não puder garantir melhor instrução para suas crianças.
Por isso tudo o próximo Twestival Rio se unirá ao movimento global para angariar fundos para o Concern que investe na educação em algumas das áreas mais necessitadas do planeta. Espero que possamos mostrar que, entre nossos papos sobre a vida, o universo, tudo mais e os chopps que fazem parte da cultura da sociedade do espetáculo possamos mostrar que, até podemos ser hedonistas, mas somos humanos e estamos prontos a fazer o que estiver ao nosso alcance para que o mundo amanhã seja melhor para todos nós, afinal, enquanto houver miséria em alguma parte do planeta esta será uma civilização subdesenvolvida e vulnerável à violência.
A propósito, um dos grandes problemas do nosso tempo é que os miseráveis não tem recursos para se levantar e muitos dos que podem dar um pouco das suas ideias, do seu trabalho e, o mais fácil, do seu dinheiro, estão desesperados sem ver um futuro melhor à frente e nada fazem criando assim um paradoxo: o futuro será pior porque era inevitável ou porque não fizemos nem mesmo o mínimo que estava ao nosso alcance? Pense bem na quantidade de recursos que sobrariam em nosso planeta se todos nós aplicássemos apenas 1% da nossa capacidade para melhorá-lo…
Bem, o Concern atua em oito áreas para aprimorar a educação e cada cidade deverá escolher uma área para onde suas doações serão direcionadas. Já tomei a minha decisão, mas vou procurar refletir imparcialmente sobre cada uma das áreas para ajudar você a votar (a votação vai apenas até o dia 25/02).
Preciso avisar que não tive condições de pesquisar cada área e espero que esse post seja encontrado por educadores que possam me corrigir. O que vou falar é, como se diz, de orelhada…
Construção de Escolas
Em regiões onde falta até água potável é claro que não há escolas para todas as crianças. O custo da construção de uma escola é baixo se comparado ao treinamento de professores e outros setores que exigem treinamento. Havendo um lugar para estudar perto de cada criança no mundo sempre haveria um adulto ou até voluntário disposto a ensinar, ainda que não fosse um professor devidamente treinado. Ao menos já se começaria a construir uma cultura em torno do conhecimento.
Treinamento de professores
Se em cada vila houver um professor treinado, mesmo sem um prédio para abrigar uma escola sempre há a possibilidade de usar a igreja ou até mesmo uma praça. Já vi, em Copacabana – RJ, uma mulher que voluntariamente juntava meninos de rua nas escadas de bancos fechados para ensinar-lhes Português.
O porém do treinamento de professores é que o bom treinamento custa vários anos de investimentos ou o professor não será realmente qualificado. Posso atestar isso aqui mesmo no Brasil onde vi, na década de 80, professores praticamente analfabetos que davam aula nas regiões mais distantes dos grandes centros.
Mobília para salas de aula
À primeira vista esse item pode parecer estar diretamente ligado à construção de escolas. Sem dúvida que a construção de escolas implica na obtenção de mobília, mas novamente recorrendo ao que vi acontecer no Brasil, há muitas escolas construídas, mas sem mobília e esse item poderia colocar um grande número de escolas em funcionamento com um gasto ainda menor do que o do primeiro item.
Atividades extracurriculares
As atividades extracurriculares podem ajudar a afastar crianças do trabalho braçal em plantações fortalecendo nelas a opção pelo caminho da educação. Só me pergunto se essas atividades incluirão a instrução dos pais para que compreendam que perdem aquele auxílio braçal, mas ganham um filho que poderá voltar para casa cheio de ideias para otimizar o trabalho e promover a prosperidade da família.
Seja como for é importante que a escola não se limite a um período de quatro horas em lugares onde tudo falta e a necessidade de desenvolvimento humano é urgente.
Água potável para as escolas
Pode-se pensar que se a vila inteira não tem água (e vimos isso quando ajudamos a levar água potável para mais de 17 mil pessoas no primeiro Twestival) qual seria a vantagem de levá-la para a escola? Não seria melhor levá-la para toda a vila?
Bem, imagino que um poço para abastecer uma escola seja bem mais barato que um para uma vila inteira. Além disso a água potável dará aos pais e crianças mais uma razão para ir à escola. Pode não ser a melhor das razões, mas imagino como deve ser difícil para essas pessoas compreenderem a importância dos estudos.
Outro ponto é que isso pode melhorar substancialmente a saúde das crianças possibilitando-lhes um futuro melhor.
Educação para a saúde
A questão da higiene é um problema muito mais sério do que nós aqui em cidades pensamos. É comum o completo desconhecimento da reprodução humana, doenças venéreas e até higiene básica da água e da comida. Estamos falando em regiões onde muitas vezes não há nem mesmo energia (temos 1,6 bilhões de pessoas no planeta sem eletricidade).
Educando-se as crianças com os conhecimentos mais essenciais de saúde podemos criar uma geração de adultos que construirá um ambiente mais saudável, com menos doenças que hoje danificam tão cruelmente a saúde das crianças que não há escola, professor, água ou atividade extracurricular que ajude.
Merenda escolar
Creio que esses três itens formam um triangulo de saúde que possibilitam recursos físicos para que as crianças possam absorver os ensinamentos e vê-los com o encanto da descoberta e não como a decepção do esforço frustrado.
A merenda, além de atrair as crianças para a escola, se for bem equilibrada, pode propiciar um desenvolvimento intelectual normal que lhes abrirá as portas para o aprendizado. Talvez ela só não seja mais importante do que a água dada a quantidade de viroses que atacam as crianças por esse meio (a água).
Educação para meninas
Um dos problemas mais profundos da nossa civilização é o tratamento que as mulheres ainda recebem.
Se em grandes cidades como Rio e São Paulo elas ainda tem salários inferiores aos de homens nas mesmas funções em regiões miseráveis elas são vistas como objeto reprodutor, começam a ter filhos aos 14 anos ou menos, são tratadas com crueldade e não são capazes de mostrar aos filhos um mundo com horizontes mais vastos.
Ao priorizar a educação para meninas podemos mudar profundamente as perspectivas de uma população afinal são elas que vão gerar as próximas gerações e cuidarão delas em seus primeiros anos.
Estou considerando que a educação para meninas inclui a preservação contra doenças venéreas, conhecimento e respeito do próprio corpo e, acima de tudo, direito de participar das aulas.
Em que você votaria?
Agora que vc refletiu um pouco sobre cada um dos setores onde o Concern investirá os recursos recolhidos pela sua cidade procure o organizador do seu Twestival local e vote!
Se você é do Rio tem um Doodle para votar para que área o Rio de Janeiro doará no Twestival Global 2010.