Já parou para pensar que o Mundo são muitos mundos? Que cabem realidades totalmente diferentes em dois quarteirões ou até entre dois apartamentos vizinhos? De um lado alguém vive no século XXI e, separado por uma parede outro alguém vive no século XIX?

Isso não tem nada a ver com gestão do conhecimento! Pelo menos não com o que pretendo falar sobre ela.

Este post é uma agressão aos princípios do jornalismo! ;)

Isso tem a ver com o fato de haver algumas coisas que todos deveríamos conhecer, viver ou usar, mas que muitos nem sabem que existe. A lista de coisas assim é enorme!

Gestão do conhecimento é uma delas.

Mesmo que você seja uma operária meramente braçal deveria ter uma ideia do que é gestão do conhecimento.

Só humanos, até onde sabemos, são capazes de produzir conhecimento. Quase todo o resto os animais sabem fazer…

… máquinas e computadores também.

A era industrial ainda vive firme e forte. Tem gente que diz que estamos na era da informação, alguns até afirmam animadamente que esta é a era do conhecimento. Necas! Informação e Conhecimento por enquanto são apenas produtos industriais que vendemos a quem quer comprar (ou precisa).

Só que um dia essas eras chegarão e esse dia pode não demorar. Para alguns ele já chegou (lembra dos mundos separados por uma parede?).

Por mais de 10 anos tentei trabalhar prestando consultoria em gestão do conhecimento, mas nunca consegui implementar mais do que 40% dos nossos planos, e não era para menos, na época mal se falava em economia de serviços, analistas de negócios (como um quarto elemento junto a analista, projetista e programador de sistemas). Era cedo demais e o livro que escrevemos sobre isso acabou sendo deixado para o futuro (devo publicá-lo ainda este ano).

A questão é que tudo que pode ser feito por não humanos a cada dia realmente é mais feito por não humanos e as pessoas que insistem em trabalhar nessas coisas valem cada vez menos.

Está mais do que na hora, se você pretende continuar existindo como ser economicamente produtivo, de subir um degrau na escala de produção.

Gestão do conhecimento (agora vem o que devia ser o lead deste anti-artigo) é criar conhecimento, é ter paixão por seu trabalho para ter disposição para criar coisas novas em sua área, fazer um blog falando sobre ela, inspirar os outros a ir além. Gestão do conhecimento começa organizando todas as informações onde possam ser observadas do alto e melhor analisadas para serem transformadas em conhecimento. Gestão do conhecimento é entender que o produto mais importante que somos capazes de fazer é o conhecimento, ou seja, um garçon não é alguém que carrega bandejas e decora pedidos (qq robô faz isso), ele é alguém que conhece as pessoas e sabe quando rir, quando ficar sério, quando sugerir o prato certo.

Gestão do conhecimento é algo que você devia estar fazendo hoje, aliás hoje não! Ontem! Se já não tem uma lista de afazeres organizada em um remember the milk da vida, se não organiza sua agenda em um Google Calendar e se não dedica um tempo no seu dia para pensar criativamente sobre seu trabalho então você já está perdendo o barco da história, e pior, já está perdendo seu emprego!