Trabalhar como hospedeiro de sites nos coloca em contato com os sonhos das pessoas e suas dificuldades em realizá-los, sim, afinal há pouca coisa hoje que se realize sem passar pela Internet (tirando as mais essenciais como saber amar e ser amado ou ter bons hábitos alimentares e esportivos).

O maior problema NÃO é a desorganização, mas ela certamente é um grande problema.

Até um certo ponto da minha vida os complexos (não para mim, mas sei que são para quem não é da área) diagramas de classes ou mesmo os velhos DFDs eram tudo que eu precisava para organizar meus projetos.

Hoje cada site que eu hospedo tem uma lista razoável de pequenas tarefas a cumprir e outras vão surgindo de acordo com as necessidades de cada cliente. Sem outra forma de organização não daria para sobreviver! Mergulhei então no GTD (tem um artigo em inglês aqui).

Tenho que confessar que ainda não uso 100% do potencial da técnica, mas mesmo assim já mantenho meus vários inbox vazios e resolvo todas as minhas tarefas e metas bem rapidamente.

Para quem não lê em Inglês tem um artigo bem interessante da Bia Kunze (a Garota sem Fio) que dá uma bela visão geral da metodologia e da sua eficiência.

Aqui, por enquanto, uso ferramentas bem diferentes das dela em virtude das diferenças entre as nossas necessidades.

Para transformar minha caixa postal do Gmail (até o servidor de email aqui do roney.com.br é gerenciado pela tecnologia do Google) em algo útil uso o GTDInbox e para as coisas e pessoas que não funcionam por email uso o Remember the Milk integrado ao Firefox com a extensão oficial.

Tanto o GTD quanto os aplicativos de apoio para ele tem boas documentações online portanto não pretendo fazer um post ensinando a usar cada uma dessas coisas, mas se você precisar de um consultor indico sem pensar duas vezes o Antonio Azevedo que é o melhor especialista em GTD que eu conheço.