Primeiro caso…

Roney, minha amiga está satisfeita com o hospedeiro atual dela, tudo que ela precisa é de alguém para dar uma reformada no site dela e acrescentar uns recursos em php

Segundo caso…

Foi uma amiga que fez o meu site para mim, ele está fora do ar há mais de duas semanas porque ela está com uns problemas com o hospedeiro, mas vai ajeitar. Eu pago só R$15 por mês

Fico com muita vontade de dizer para essas pessoas que elas estão muito mal atendidas, mas muito mal mesmo.

Manter um site no ar e carregando rápido é o que absolutamente qualquer hospedagem deve fazer!

Oferecer um bom gerenciador de conteúdo como o WordPress ou o Joomla (e não uma solução proprietária que prende o cliente) também é o mínimo.

Não oferecer essas coisas é como vender um carro sem volante ou motor.

Um hospedeiro precisa:

  • Dizer que site não é outdoor e é necessário ter uma sessão com artigos periódicos
  • Indicar bons designers
  • Ajudar a encontrar soluções para as necessidades do site (uma enquete online, ou formas para publicar planilhas por exemplo)

Enfim, um hospedeiro deve ser um tipo de anfitrião no mundo virtual e estar pronto a ajudar seu cliente a colonizar essa nova Terra.

Agora, como dizer isso em um tempo cheio de desconfianças sem correr o risco da pessoa do outro lado pensar “Ah! Ele tá querendo fazer pouco do outro para vender o serviço dele.”?

O que tenho feito é indicar hospedeiros muito baratos ou mesmo gratuitos já que, se é para ter suporte ruim ser mau atendido então que o preço seja baixo, não é? Se a pessoa leva sua empresa ou iniciativa (nem todo site é de empresa) a sério e não quer virar especialista em Internet estarei ao alcance de um email ;)

Para quem quer virar especialista em Internet indico o Dreamhost que hoje é responsável pela infra-estrutura da minha hospedagem (eu terceirizo).