Encontrei hoje com um amigo e cliente de hospedagem.

Assim que ele me viu disse “Ah! Olha só o que eu recebi! Sei bem o que é, mas você vai achar interessante”.

Era um boleto bancário cobrando 230 Reais para criar um domínio .br.com para ele, ou seja, seria como pagar 230 Reais para ter o direito de um dia criar o roney.br.com.

O texto no boleto dizia que a nova tendência era passar a usar domínios “.br.com” em vez dos atuais “.com.br” e que se ele não fizesse o registro outra empresa poderia pegar o nome dele.

É isso mesmo, os 230 Reais são referentes a um ano de registro!

Um ano de registro custa R$30 no Brasil e em torno de US$10 para domínios internacionais…

Para quem não entende muito disso eu explico, é simples…

  1. Para ter um site tipo roney.com.br antes você precisa ser dono desse domínio: roney.com.br e pagar a um órgão do governo por esse direito
  2. Para o seu domínio ter um conteúdo você contrata um hospedeiro que tem computadores funcionando 24/7 como a i4b (minha empresa que desativei em 2015)
  3. Enfim você paga um designer para fazer os arquivos que ficarão no hospedeiro.

Tem empresa que faz o passo um para os clientes, mas realmente é muito mais adequado que o próprio dono ou dona da empresa que pretende construir o site faça esse registro garantindo assim a posse do domínio.

Bem, mas o que importa é que você não precisa se preocupar com essa suposta tendência a deixar de usar .com.br. Se a sua empresa tiver aspirações multinacionais registre o suaempresa.com (o Godaddy é um ótimo registrador lá fora) e não se preocupe com br.com, brasil.com, brazil.com, brasileiro.com, pt.com, nl.com etc. Se quiser um site em Portugal registre o .pt, se quiser um na Holanda registre o .nl e seja feliz! Nenhum deles custará nem perto de 230 Reais!

Se precisar de ajuda pode entrar em contato comigo e contratar a nossa hospedagem que não sai por mais de 25 Reais por mês e te ajuda a fazer o registro do seu domínio em seu nome.