Essa mania que as pessoas tem de usar o email onde devia usar a Web…

Recebi esse vídeo de uma amiga que me perguntou “It’s true?”

Arkhos Biotech – legendado

Segue minha resposta:

Por email, sem link = falso ou, na melhor das hipóteses, mal intencionado.A minha sugestão para todos que querem fazer alguma diferença no mundo digital e no mundo real (eles estão irremediavelmente unidos agora) é interromper totalmente QUALQUER mobilização ou campanha de conscientização por email. Email é para contato pessoal.A única forma de nos mobilizarmos e nos informarmos no ciberespaço é usando blogs e comunidades (Orkut não conta, não tem recursos suficientes) como o YouTube, Multiply e em menor intensidade, Myspace e Facebook.

Temos que usar recursos que nos permitam o encontro e a reunião.

Sabe, me sinto uma voz meio afogada, gritando sob uma multidão de vozes desesperadas que acabam me achando meio paranoico (desconfio), mas sinto que estamos sob uma forte campanha de desestabilização terrorista feita com técnicas de desinformação.

O vídeo que te mandaram é uma peça fictícia.

Produzido aparentemente pelo site “http://www.zonaincerta.com/” que já não existe mais.

Infelizmente o interesse e o conhecimento das próprias leis e constituição que boa parte dos brasileiros tem é tão pequeno que fantasias como esta parecem convincentes. Não são! ;-)

A despeito do total descrédito que uma parte assustadoramente audível dos internautas brasileiros tem em relação à viabilidade da nossa democracia o fato é que nenhum processo tão grande como a privatização da Amazônia poderia passar desapercebido.

É claro que temos e teremos sérios problemas pois somos o principal repositório de recursos de água e riqueza biológica (essencial para desenvolver remédios) e a biopirataria é um fato.

Temos um problema muito mais real e sério já ocorrendo contra as nossas águas minerais protagonizado pela Nestlé, leia no Síndrome de Estocolmo.

Bem, isso tudo escrevi antes de ver o vídeo e pesquisar a Arkhos! Hehehe! Vamos ver se algo muda! ;-))

É, o vídeo é mentira mesmo, mas a Arkhos realmente tem um site propondo privatizar a Amazônia e aparece em uns artigos acusada de biopirataria… Mas… Isso tá com uma cara de “jogo de realidade alterada”, viu?

Espera…

Aha!! Propaganda do Guaraná Antártica:

Ocorre que a Arkhos é fictícia e faz parte de uma discutível campanha publicitária do Guaraná Antártica utilizando a chamada ‘estratégia viral’ com elementos de ARG (Alternative Reality Games). Em suma, trata-se de um joguinho onde os participantes tentam impedir que os malvados executivos da Arkhos codifiquem a fórmula do Guaraná, que ‘hoje vale milhões’. Ao abusar da boa fé das pessoas, essa campanha ultrapassou o limite ético que deve pautar a criatividade publicitária, ainda mais quando se baseia na deplorável ideia que ‘os fins justificam os meios’.

Como foi que a nossa civilização ficou tão crédula, hein? Parece que quase ninguém mais tem senso crítico… Fico feliz que vc tenha desconfiado! ;-)