… E vimos um mundo doente

Tentei chorar, mas não consegui

Índios – Legião Urbana

Decidi terminar o ano sem levar nenhum choro de 2009 para 2010!

A Internet se tornou (nós a transformamos) em um grande espelho para olharmos para nossa própria face: o rosto da humanidade.

Antes dela já haviam os espelhos menores da mídia impressa, falada ou televisiva refletindo em nossas casas os dramas familiares (crimes passionais, maus-tratos a crianças, psicoses, ganância) de pessoas que não conhecemos e não nos dizem respeito, mas acabam formando um mosaico do que somos coletivamente ou pelo menos do que nos preocupa coletivamente.

Mas a Internet é um espelho diferente pois podemos nos refletir de volta para ela, podemos entrar no espelho e imaginar que nossa presença vai mudar as coisas. A Internet nos permite sair do papel de espectadores e assumir as responsabilidades dos coautores.

Então quando vemos o que não gostamos queremos abrir nossa boca e chorar, berrar, gritar, urrar ou bradar retumbante e heroicamente!

Entretanto não podemos, ou sentimos que não podemos.

Se abrimos nossa boca online corremos serio risco de sermos processados e normalmente somos condenados como se opinar online fosse um dos piores crimes possíveis.

Em 2009 vimos gente processada ou ameaçada de processo por tudo: por não gostar dos docinhos da loja, do atendimento de um bar ou por permitir que outros opinassem em seu próprio espaço.

O castigo por se expressar online é duro, mas o vazio em nossas almas se nos deixamos dobrar é pior portanto não nos calemos!

É por isso que vou deixar aqui e agora minhas duas maiores broncas de 2009

O caso da OI Internet celular

Já falei com ela dezenas de vezes, não teve jeito. A OI já me levou indevidamente mais de R$400,00.

Os casos na verdade são muito simples

Caso 1 – Configuração errada do GPRS

Tive que contratar um pacote de dados e verifiquei que 2MB seriam o suficiente.

Liguei, contratei o pacote, a Oi me mandou um arquivo de configuração para o celular e pronto, comecei a usar.

No final do mês a conta veio 10 vezes mais alta que deveria apesar de constar consumo de apenas 2MB. Reclamei na certeza do problema ser resolvido, me enrolaram, empurraram com a barriga e dois meses depois me informaram que não reembolsariam nada porque meu telefone estava acessando a Internet pelo pacote de tempo e não pelo pacote de dados.

Em outras palavras a Oi configurou meu telefone errado e quem pagou mais de 180 Reais por isso fui eu…

Parei de usar a Internet no celular, comprei um Nokia 810 e vou processar a Oi já que ela não me deu outra alternativa.

Caso 2 – Falha do controle

Mantivemos o acesso à Internet no celular da minha esposa, a @claudiamello, e ela manteve seu uso normal que sempre foi bem abaixo do meu, mas repentinamente e sem qualquer mudança nos hábitos de acesso dela, a conta veio cerca de 10 vezes mais alta em dois meses consecutivos somando mais uns 300 Reais que tivemos que pagar a mais.

Cancelamos o pacote GPRS dela também e agora ela usa o meu Internet tablet quando estamos na rua.

Vale dizer que alguns outros amigos tiveram problemas semelhantes.

Caso 3 – Cobranças descontroladas

Um dia recebemos três cobranças extras juntas referentes a quatro meses passados. Eram valores pequenos que não entendemos porque não estavam cobrados junto com a fatura mensal que pagamos pelo tal Oi conta total.

Não pudemos verificar imediatamente o que estava acontecendo e naturalmente não pagamos os valores que a essa altura achávamos que deviam ser mais cobranças indevidas.

Como a mais antiga tinha mais de um mês uma semana depois deles mandarem as cobranças bloquearam todas as minhas comunicações, incluindo Internet.

Num dia que a gente não podia parar de trabalhar fomos obrigados a ir para a rua passar por uma maratona de pagamento e comprovação para só poder voltar a trabalhar no dia seguinte…

Metrô Rio e a catraca que come passagens

Essa foi essa semana passada, é o jeito do Metrô nos desejar feliz ano novo ou pagar o décimo terceiro dos funcionários.

Como não sabíamos quanto tínhamos nos cartões pre pagos do Metrô verificamos o saldo antes de passar: 7,20 e 3 Reais respectivamente.

A @claudiamello passou, mas sobraram apenas R$1,60. Eu fui bloqueado com saldo insuficiente, mas a máquina assim mesmo sacou 2,8 me deixando apenas com 20 centavos no cartão.

Falamos com o segurança que nos informou que era só ligar para o número no cartão.

Liguei no dia seguinte…

A central deles não tem qualquer controle das operações que são feitas no cartão, esse controle só está disponível na estação onde ele foi usado!

Mas então por que não resolveram na hora?

Ao telefone ainda me informaram que mandariam um email em 3 dias com as instruções que eu devia levar para a estação a fim de pegar o reembolso.

Naturalmente esse email não chegou…

Ontem pequei o metrô novamente, mas, já atento, fiz questão de olhar o saldo antes e depois e não deu outra: mais uma vez foram cobradas duas passagens em vez de uma. E olha que fui em outra máquina!

Dessa vez, depois de insistir muito, o segurança consultou as operações feitas no cartão e constatou que realmente entrei apenas uma vez mas foram cobradas duas.

O que acontece é que o “moderníssimo” sistema do Metrô/Unibanco não espera a roleta ser girada para cobrar mais uma passagem. Se você vacilar e demorar demais com o cartão encostado no sensor ou encostar duas vezes ele cobra duas vezes ou até mais suponho.

Apesar disso ter ficado muito claro o segurança se recusou a tomar qualquer iniciativa, assim como o supervisor da estação.

O que me disseram foi que eu me enganei e passei o cartão duas vezes e é isso, perdi minha passagem!!! Hein???? Imagina se eu tivesse mal de Parkinson!

Ao comentar com os amigos vários disseram que o cartão não é confiável e que já perceberam que os créditos acabaram muito rápido.

Nem quero pensar na quantidade de gente que recebe pouco dinheiro por mês e fica apertada para comprar comida depois do Metrô Rio devorar seus parcos rendimentos! Dá um embrulho no estômago, viu?

Eles vão me reembolsar essas três passagens, não sei como, mas vão!

E nunca mais vou usar cartões do Metrô. Estou pensando em usar o Rio Card.

Conclusão

Aquele papo de que o cliente tem sempre razão, de responsabilidade social, modernização, busca pela perfeição etc. para algumas empresas não passa de hipocrisia e marketing vazio que ignora que as pessoas do outro lado do espelho agora estão olhando de volta! Estão se encontrando umas com as outras e isso só vai se intensificar!