Mais um post da série “desventuras com serviços”. É impressionante a falta de qualidade do atendimento que a gente tem hoje em dia. Não são poucos os momentos que sinto como se morasse de favor em um planeta que pertence a corporações mal humoradas.
Compramos um fogão para a sogrinha (é sério, adoro ela). Um Consul porque era o que passaria pela porta. Até ai tudo bem. Tinha inclusive conversão e instalação grátis.
O problema começou quando o funcionário da SAB (representante autorizada da Brastemp/Consul – não existe mais) foi entrando aqui e dizendo logo que o serviço sairia R$160,00.
Ué? Mas não era grátis???
Para completar o cara era grosso, ou melhor, era ofensivo. Me tratava como se fosse um inimigo dele porque não aceitei de imediato a despesa surpresa. E quem me conhece sabe que falei com ele educadamente. Algo como “que esquisito, tinham dito que a conversão e instalação eram gratuitas”.
Tudo piorou quando a Coelha disse que ia ligar para a Cônsul e pedir satisfações. Além de ficar ainda mais revoltado o sujeito pegou o próprio telefone dizendo que ia perguntar ao gerente se podia colocar a peça como cortesia.
Nessa altura o cara já havia explicado que a conversão era grátis, mas que tinha que trocar o tubo de gás (R$40,00), o bico redutor (R$85,00!!) e mais R$30,00 de mão de obra. Sendo que essa mão de obra é desatarraxar o tubo de um fogão e atarraxar no outro.
Tudo muito caro. Nem preciso dizer que tive a nítida impressão de estar recebendo um bandido em casa.
No final das contas ele fez a conversão do fogão para gás natural, deixou a tal peça de R$85,00 de cortesia e foi embora sem instalar nada, sem testar nada. Melhor assim
Logo depois falamos com a Cônsul e ficamos sabendo que o cara não poderia cobrar mão de obra embora pudesse cobrar as peças. Entretanto não podia ficar exigindo que as trocássemos e nem podia cobrar mais do dobro do preço por elas, é claro.
Muito cuidado portanto com a SAB (era link pro site, mas ele morreu) pois ao que parece eles devem estar entre estas representantes que mudam seus quadros de funcionários a cada 3 meses e não dão qualquer garantia da honestidade deles. Estamos esperando um segundo contato da Cônsul, vamos ver.
Atualizando…
No dia 23/08/06 falamos com a atendente Hellen da Consul que achou tudo muito estranho (ainda bem, né?), mas não fez nada já que ao ligarmos hoje ninguém sabia da ligação.
Hoje falamos com a Luciana Aparecida depois de falar com outra atendente cujo nome não peguei.Ambas acharam o comportamento do representante muito natural. Será que não expliquei direito? Com as duas eu falei que a atitude do cara me fez sentir que estava lidando com alguém desonesto.
Ficaram de me enviar outro técnico de outro representante… Se eu demorar a postar novamente chamem a polícia! ;)
Enquanto isso, o fogão continua parado, atravancando a cozinha, e o forno do fogão antigo não funciona. Uma delícia!
Argh!
Se demorar muito mais, Procon neles! :(
(Como se ninguém tivesse mais nada a fazer na vida do que reclamar de incompetentes e safados! :\ )
Para contar o fim da história…
Somente hoje, depois de muitas reclamações, alguém me ligou para agendar uma instalação.
Neste meio tempo reclamei com a Consul / Brastemp e fiquei sabendo que o setor que acaba de me ligar mentiu para a matriz dizendo ter tentando nos ligar na sexta-feira. Além disso ontem cansei de esperar e fiz a instalação por 70 Reais (contando a troca do tubo de gás) com um autônomo.
No final das contas ficou para mim a perplexidade diante do descaso da Brastemp ante a falta de ética dos seus autorizados, a desorganização do seu atendimento ao consumidor e a lentidão do atendimento.
Os produtos da Brastemp são bons, mas vou pensar 10 vezes antes de comprar um novamente… Imagine se precisar recorrer à garantia!?!?!?
Você é um cara de sorte pois eu comprei fogão, lavadora de roupas e refrigerador Brastemp. Na instalação gratuíta do fogão e na instalação de R$ 30,00 da lavadora gastei pouco mais de R$ 230,00. Reclamei e ficou por isso mesmo.No refrigerador que custou a bagatela de R$ 5.499,00 (mod. VIVA) faz mais de um mês que espero resolver um problema no kit do filtro d’água para o dispenser funcionar, já estou pensando nas via judiciais.
Marcelo, ao meu ver a gente não deve pensar duas vezes nestes casos e ativar logo mídia, procom e o dispositivo legal que parecer adequado.
Se não houver consequências para os maus tratos pós-venda isso nunca vai mudar!
aqui em sao paulo os funcionarios da sab quando vem em casa eles fazem as coisas com mau gosto e ainda dao em cima de nos mulheres,principalmente os funcionario da zona leste…
Leila, vc colocou uma questão que até merece post específico: a forma como as mulhres são tratadas.
O maior desrespeito contra vcs é quando precisam reclamar de um mal serviço. Aqui em casa já testamos várias vezes e tudo é mais fácil de resolver se a voz de quem reclama é masculina… Minha esposa ficar uma fera! Seria engraçado se não fosse trágico!
Muitas vezes, depois que ela explica tudo e continuam fazendo jogo duro, eu entro e digo algo como “vem cá, eu só quero que você resolva o nosso problema” e parece que mágicamente as portas se abrem…
Até parece que tenho uma voz intimidadora, né?