Me dá pena usar o email para coisas que são de interesse geral. Hoje recebi mais um email falando em”eliminar 90% dos políticos corruptos de uma só vez” usando o voto nulo.
Escrevi esta resposta que talvez tenha ficado melhor do que as outras coisas que escrevi sobre o voto nulo (que continuo achando que é voto de omissão e não de protesto):
Vai dar um pouco mais de trabalho do que isso para acertar estes políticos, sabe?
Infelizmente o voto nulo é totalmente ineficaz como protesto e legalmente não passa de um voto errado, ou seja, o eleitor não foi capaz de votar corretamente. Além disso não há como anular uma eleição média ou grande por esse artifício muito embora isto tenha acontecido em dois ou três pequenas eleições municipais.
Mesmo nesses casos a nova eleição foi feita com os mesmos candidatos.
Fiz uma pesquisa razoável e promovi um debate em uma comunidade no Multiply:
Voto Nulo Não anula EleiçãoTambém falei sobre isso várias vezes aqui meu blog onde algumas pessoas falaram a favor do voto nulo apesar de tudo.
Pode parecer uma má notícia, afinal seria ótimo mudar o país em 15 segundos de esforço, né? Mas pensando bem as conquistas definitivas são as que conquistamos a cada passo!
Creio que a única forma de mudar o nosso mundo é através do desenvolvimento de senso crítico e participação democrática, é nos informando sobre os políticos e exigindo que a lei seja cumprida.
Alguns anos atrás era inconcebível que os esquemas de corrupção que vemos hoje chegassem a conhecimento público. Hoje eles chegam embora a punição ainda se mostre preguiçosa e distante.
Será a nossa vigilância constante e voz ativa que continuará mudando isso e um dia poderemos nos preocupar com outros grandes problemas do nosso país!
Mantenho uma sessão de links no meu site com várias organizações que se dedicam à reforma do sistema político e vigilância da ética política como o Transparência Internacional. Passe lá:
Ação Social(acabei tirando essa sessão anos depois deste post)É como diz a Elisa Lucinda na voz da Ana Carolina: “Sei que não dá para mudar o começo Mas, se a gente quiser, Vai dar para mudar o final!”