Opinião política deve ser um tipo de religião :-)
Vira e mexe recebo um artigo repassado por correio eletrônico que parece me convidar a uma conversão para esse ou aquele pensamento político. Bem, no meu caso geralmente são para me converter para a direita.
Agora foi um artigo intitulado Tolices e Anacronismos assinado por Patrícia Carlos de Andrade, diretora executiva do Intituto Millenium.
Em primeiro lugar eu não acredito nem em pensamento de direita e nem de esquerda. A minha “religião” sócio-política é a cultura. Já fica bem claro no tom do meu site que tem por subtítulo “A Arte é o ar que a consciência respira”.
Em segundo lugar esses artigos sempre são esquisitos. Nesse a autora critica o FHC por se dizer de esquerda e contrapõe estado e capitalismo como se não houvesse estado no capitalismo e como se esse fosse um conceito exclusivo do pensamento político esquerdista. Eu hein? Nunca tinha visto isso…
Talvez seja azar meu, mas a toda hora esbarro em um tipo de movimento de direita com certos ares de fanatismo que se esmera em defender o capitalismo.
Olha, ao meu ver o capitalismo é um fato inevitável e combatê-lo como desejam alguns esquerdistas é um desperdício de energia, mas defendê-lo em detrimento dos direitos humanos, do equilíbrio ecológico e da justiça social como parecem querer alguns direitistas é, no mínimo, falta de sensibilidade.
O caminho do meio geralmente é o mais seguro.