Escrevi um artigo conjecturando sobre a possibilidade de uma camada da nossa sociedade estar se tornando fascista. Baseei a análise nos textos do site Mídia Sem Máscara (de extrema direita) e num texto de Humberto Eco.

Em resposta a ele recebi recentemente o seguinte comentário:

“Facismo é uma espécie de socialismo. Jamais um Liberal será facista. Facistas eram os alemães com seu nacional-socialismo, os italianos sob Mussoline. No Brasil o maior representante dos ideais facistas é o PT – Partido dos Trabalhadores.”

O PT tem tido comportamento fascista sim, mas é incorreto afirmar que somente o socialismo pode ser fascista. Na verdade a leitura mais atenta do próprio artigo que escrevi já dá uma visão superficial sobre isso, mas até mesmo uma busca rápida no Google Define (em Inglês) mostra que o fascismo está mais ligado à extrema direita e que é essencialmente anti-comunista e anti-liberal.

Há diversos artigos de boa qualidade como o da Wikipedia que me parece suficiente para lançar luz a esta questão.

O nosso desconhecimento do que vem a ser o fascismo é o que nos coloca perigosamente à sua mercê, divididos entre uma direita e uma esquerda que parecem enamoradas pelos seus princípios.