Hoje recebi um contato estranho no Facebook. Uma ameaça de processo caso eu não tirasse o nome da pessoa de uma página minha.
Fiquei assustado, claro! Afinal as coisas melhoraram, mas quem está online continua sendo visto como culpado pela justiça até que se prove o contrário.
É horrível ficar com medo de esclarecer as coisas. Pensei em citar o caso aqui de forma genérica, sem nomes, mas não devemos jamais permitir que a busca da luz seja impedida pelo medo da injustiça.
Tratava-se de uma cópia do vídeo Mude! de Camila Bossolan com texto de Edson Marques que estava em minha conta no Videolog e apaguei prontamente (o contato foi por volta das 11h de hoje e apaguei por volta de 13h30 assim que entendi o pedido).
Coloquei lá como uma forma de homenagear os criadores assim como centenas de outras pessoas que o colocaram em diversos canais do YouTube, Vimeo e até numa pasta na Universidade Federal do Pará.
Apesar de ter tirado prontamente o vídeo do meu canal ainda me pergunto se na verdade o contato não foi feito por alguém que quer prejudicar a Camila Bossolan ao apagar o nome dela desse vídeo pois não imagino como ele poderia lhe fazer mal.
Também há a questão da disputa em torno dos direitos autorais entre Edson Marques e a agência Leo Burnett afinal as pessoas que publicaram os vídeos podem acabar apagando-os e a maioria delas deu os créditos a Edson Marques.
No final das contas decidi apagar o vídeo, mas enviei email para o endereço da Camila em seu próprio domínio e vou entrar em contato também com Edson Marques que me parecem ser os interessados diretos no que está acontecendo.
Espero que a história toda se esclareça logo.
Roney,
Antes de tudo, agradeço pelo contato. Entretanto, do ponto de vista, acho estranho que Camila Bossolan, como criadora de uma belíssima arte (aquele vídeo em questão), venha, anos depois, recusar o que fez e que já se tornou público em centenas (talvez milhares) de sites na internet. Não creio que Camila vá ter a paciência e o tempo para contatar todos esses sites e blogs que já publicaram essa sua Arte, solicitando (ou exigindo mediante ameaça de processos judiciais, como você diz) que se deletem essas publicações. Isso agora já não é mais possível.
Talvez Camila não saiba que, se ela realmente sentir-se “prejudicada” (sic) por um trabalho seu já tornado público, existem modos mais racionais e inteligentes de preservar seus direitos. Basta consultar um estudante de Direito. Nem precisa ser advogado. E ajuizar uma Açãozinha correspondente.
Porém, como Camila é extremamente inteligente, não consigo crer que seja ela realmente que está tramando essas coisas.
Veremos.
Se houver novidades a respeito, volto a contatar você, aqui mesmo.
Aliás, gostei muito do teu site!
E te convido para ver (e criticar) o vídeo Mude, que foi comercial da Fiat:
https://youtu.be/-IwFkGLRKps
Abraços,