Hoje recebi um contato estranho no Facebook. Uma ameaça de processo caso eu não tirasse o nome da pessoa de uma página minha.

Fiquei assustado, claro! Afinal as coisas melhoraram, mas quem está online continua sendo visto como culpado pela justiça até que se prove o contrário.

É horrível ficar com medo de esclarecer as coisas. Pensei em citar o caso aqui de forma genérica, sem nomes, mas não devemos jamais permitir que a busca da luz seja impedida pelo medo da injustiça.

Tratava-se de uma cópia do vídeo Mude! de Camila Bossolan com texto de Edson Marques que estava em minha conta no Videolog e apaguei prontamente (o contato foi por volta das 11h de hoje e apaguei por volta de 13h30 assim que entendi o pedido).

Coloquei lá como uma forma de homenagear os criadores assim como centenas de outras pessoas que o colocaram em diversos canais do YouTube, Vimeo e até numa pasta na Universidade Federal do Pará.

Apesar de ter tirado prontamente o vídeo do meu canal ainda me pergunto se na verdade o contato não foi feito por alguém que quer prejudicar a Camila Bossolan ao apagar o nome dela desse vídeo pois não imagino como ele poderia lhe fazer mal.

Também há a questão da disputa em torno dos direitos autorais entre Edson Marques e a agência Leo Burnett afinal as pessoas que publicaram os vídeos podem acabar apagando-os e a maioria delas deu os créditos a Edson Marques.

No final das contas decidi apagar o vídeo, mas enviei email para o endereço da Camila em seu próprio domínio e vou entrar em contato também com Edson Marques que me parecem ser os interessados diretos no que está acontecendo.

Espero que a história toda se esclareça logo.