Acabo de receber um email com um texto sugerindo a troca de 1 parlamentar por 344 professores (link para um blog criado por alguém que recebeu a mensagem).
Naturalmente o texto vem sem link ou qualquer dica que sirva para nos reunirmos em torno da causa.
Lá pelo meio do texto o suposto professor diz que, ao ver a fortuna que um parlamentar custa, levou um chute da sua ideologia no estômago.
Francamente? Esse tipo de texto é escrito por quem quer disseminar a desesperança não é não? Quem lhe deu o chute no estômago não pode ser a ideologia dele, mas a nossa letargia, a corrupção dos políticos, a falta de participação democrática e ideologia da população!
Ao considerar que é a ideologia que nos chuta o estômago a reação normal é mandá-la as favas e ir correr atrás da vida sem qualquer ideologia a não ser o egoísmo e “levar sempre a vantagem”.
O mesmo tenho a dizer de movimentos cuja palavra de ordem é o conformismo tipo “Não aguento mais” ou “Desisto”! Nenhum movimento começa no cansaço! A gente se movimenta quando desperta, quando se une, quando se conscientiza.
Já falei nisso antes aqui mesmo no blog, mas são centenas de mensagens diferentes que circulam por email forçando nossa indignação ao máximo, pulverizando-nos ao máximo e nunca nos concentrando, nunca nos reunindo. Então resolvi escrever novamente.
Se queremos nos reunir precisamos sair das comunidades surdas do Orkut (onde por mais que berremos quase ninguém nos escuta), abandonar o egocentrismo que nos faz tentar atrair para nossos blogs ou perfis toda a atenção e começar a buscar os locais onde as pessoas se reúnem para agir.
Aqui vão uns dois ou três links úteis para isso, mas tem muitos outros na sessão de links de Ação Social no meu site: