E lá vou eu posar mais uma vez de chato, ranzinza e implicante, mas não é isso, puxa!
Pensa bem, adianta mandar um texto enorme em PPS reclamando da CPMF, sem nada que nos ajude a unir forças? Aliás, tinha que ser em PPS, né? Humpf!
Espera, pode ser que você tenha a sorte de não ter recebido isso ainda.
Trata-se de um texto supostamente escrito pela juíza Laura Ullman (que pelo jeito existe mesmo) que fala sobre a CPFM que devia ser para a saúde e devia ser provisória.
Aparentemente essa juíza abriu uma representação para exigir que o governo declare como tem gasto este dinheiro já que a saúde certamente não o está recebendo integralmente.
Como se vê a causa é perfeitamente justa, mas você lê tudo aquilo, repassa e… e?
Melhor seria ter escrito um texto pequeno e informativo com três ou quatro links úteis.
Algo assim:
A juíza Laura Ullman abriu a representação número _____ (se descobrir coloque aqui) com o fim de obrigar o governo a prestar contas a respeito da CPMF que, afinal de contas, devia ser provisória e atender somente o debilitado sistema de saúde.
Enquanto não conseguimos dobrar o governo podemos acompanhar os links abaixo:
Associação Brasileira dos Contribuintes
Portal da Transparência
Controladoria Geral da União
Senado Federal
Com esses links e um pouquinho de habilidade no Google a gente descobre facilmente o que se fala no Senado sobre a CPMF.
Ficamos sabendo que chegamos a arregadar 25 bilhões por ano em CPFM e outros 10 bilhões em CIDE (imposto sobre combustíveis). Só não sei em que ano pois a página não tem data. :-/
Aprendemos quais são os 74 tributos que pagamos hoje no Brasil.
Que, nos primeiros seis meses deste ano arrecadamos R$588 milhões em CPMF e que este é um bom ano para reduzir carga tributária pois a arrecadação geral é bem maior do que a do ano passado.
Ficamos sabendo de um golpe do Banco do Brasil ano passado para poupar seus grandes correntistas do pagamento da CPMF.
Também descobrimos que a CPMF pode ser usada para rastrear tentativas de lavagem de dinheiro, mas isso é algo que não gostamos de ouvir, pessoalmente prefiro que usem outro recurso e reduzam a carga tributária no país.
Descobrimos a Comissão de Seguridade Social e Família que, já em abril, estava em cima do ministro da saúde cobrando esclarecimentos sobre a CPMF.
Topamos com o Projeto de Lei 4136/04, do deputado Ivan Paixão que passa 50% do CPMF para hospitais universitários federais, estaduais e municipais. Hoje 100% (teoricamente) vão para o Fundo Nacional de Saúde.
Com um sorriso descrente vemos que já está valendo (desde 1/10/2005) a conta corrente isenta de CPMF, a Conta Investimento.
Enfim, em pouco tempo (demorei mais para escrever este texto do que para buscar e ler tudo isso) a gente descobre que lugar de informação é a web! Email é para contatos pessoais. Usado de outra forma ele não informa e ainda aliena.
Concordo com a proposta indignada da Dra. Laura, mas como o povo pode reclamar sobre o mal uso da CPMF? Vamos reclamar junto aos polticos de nossa cidade? no mnimo risvel essa atitude, mas eu gostaria de saber como.
Salve Luiz,
Clique no link da Abrapi no meu post e se informe l.
Estas iniciativas devem ser feitas atravs de aes populares.
Reclamar com os polticos tem algum efeito sim afinal h polticos bem intencionados. Use o link que dei para o Senado Federal.