Se você estiver realmente disposto a falar alguém estará disposto a ouvir.
É quase impossível hoje um papo entre amigos onde não surjam reclamações contra a classe política, mas quando pergunto “porque você não fala isso aos políticos?” me olham com descrença, mas não sei se é ignorância ou se a indignação é superficial e lhes falta energia para agir de fato.
Abraçar a bela Lagoa Rodrigo de Freitas ou passear de preto na orla do Rio é mole, dedicar 5 minutos para ler sobre uma questão que atingirá todos nós e mandar um email para os políticos com a nossa opinião parece ser muito complicado… Bem, ao final desse tipo de manifestação não tem choppinho, né?
Temo que este post ficará um pouco longo e isso atrapalha a leitura… Acho que vou fazer um resumo no final. Então, se você é um dos manifestantes tipo choppinho, pule o meio e leia somente o último parágrafo em outra cor.
Essa semana recebi um email do portal Excelência (eu assino a mala direta deles, você não?) me convocando a me manifestar contra a ampliação do foro privilegiado em Minas.
É o seguinte. Hoje tem três cargos (governador, presidentes do Tribunal de Justiça e da Assembleia) que só podem ser processados pelo Procurador Geral da Justiça. Se a ampliação for aprovada mais de 2 mil autoridades estarão no mesmo patamar e cada vez mais intocáveis. O privilégio, até onde entendi, ameaça se manter mesmo depois que eles deixam o cargo. Não vejo outra razão para essa ampliação além de alimentar a impunidade.
Pois bem, entrei no portal Excelência e usei a ferramenta deles para mandar um email para os 77 deputados estaduais mineiros pedindo para não permitirem a ampliação do foro privilegiado. Não deixe de visitar também o Transparência Brasil (toda semana!).
“Bah! Devem estar rindo da cara do otário do Roney…” pode ser o que você está pensando. É bem provável que muitos estejam rindo e perderão esse espaço humilde, mas ainda assim um espaço relevante para alcançar eleitores pois alguns me responderam e aparecerão aqui com meus louvores.
Por outro lado, se o otário do Roney não estivesse sozinho e 500 mil emails chegassem à caixa postal de cada um desses deputados eles saberiam que estamos aprendendo a olhar para eles em vez de ficar passeando na rua ou assinando petições online e deixariam de rir para se preocupar com o que está acontecendo ao redor…
Em outras palavras, e é aqui que o manifestante choppinho pode voltar a ler…
Usei a ferramenta do Transparência Brasil (que todo mundo deveria conhecer) e me fiz entender aos 77 deputados federais de Minas Gerais solicitando que não permitam mais esse golpe contra a imagem dos políticos e que não aprovem a ampliação do foro privilegiado. Tolice? Pode ser, mas muito menos tolice do que ficar berrando para as paredes! E alguns deles, poucos ainda é verdade, responderam e me deixaram uma ótima impressão! Na próxima eleição visite o Portal Excelência e considere seriamente os seguintes candidatos para ganhar o seu voto!
Candidatos que eu consideraria seriamente se votasse em Minas Gerais:
Concordo com voc, as coisas poderiam pelo menos ter uma chance de mudar se a gente mexesse a bunda da cadeira para fazer algo por si, ao invs de s reclamar, como parece ser nosso costume atvico. Vou agora mesmo conhecer as ferramentas que voc indicou, que, confesso, no conhecia… (vergonha!)
Oi Renata!
No se envergonhe! impressionante como quase ningum sabe que pode consultar qq lei, acompanhar a votao de qq projeto de lei, os atos de todos os polticos, a destinao dos recursos da Unio etc. tanto pela Internet quanto fora dela usando os recursos oferecidos pelo governo.
Menos gente ainda parece saber que h organizaes como a OAB e a Transparncia Brasil que realmente fiscalizam e nos ajudam a saber o que est acontecendo.
E estou falando das pessoas inteligentes e perspicazes como voc e eu, viu?
Confesso que no sei porque assim… Talvez porque a mdia no faz o menor esforo para nos chamar a ateno para isso e porque, a despeito de tudo que se fala da Internet, a gente ainda seja mesmo fruto da novela das 8 e do jornal nacional ;-)