Se você estiver realmente disposto a falar alguém estará disposto a ouvir.

É quase impossível hoje um papo entre amigos onde não surjam reclamações contra a classe política, mas quando pergunto “porque você não fala isso aos políticos?” me olham com descrença, mas não sei se é ignorância ou se a indignação é superficial e lhes falta energia para agir de fato.

Abraçar a bela Lagoa Rodrigo de Freitas ou passear de preto na orla do Rio é mole, dedicar 5 minutos para ler sobre uma questão que atingirá todos nós e mandar um email para os políticos com a nossa opinião parece ser muito complicado… Bem, ao final desse tipo de manifestação não tem choppinho, né?

Temo que este post ficará um pouco longo e isso atrapalha a leitura… Acho que vou fazer um resumo no final. Então, se você é um dos manifestantes tipo choppinho, pule o meio e leia somente o último parágrafo em outra cor.

Essa semana recebi um email do portal Excelência (eu assino a mala direta deles, você não?) me convocando a me manifestar contra a ampliação do foro privilegiado em Minas.

É o seguinte. Hoje tem três cargos (governador, presidentes do Tribunal de Justiça e da Assembleia) que só podem ser processados pelo Procurador Geral da Justiça. Se a ampliação for aprovada mais de 2 mil autoridades estarão no mesmo patamar e cada vez mais intocáveis. O privilégio, até onde entendi, ameaça se manter mesmo depois que eles deixam o cargo. Não vejo outra razão para essa ampliação além de alimentar a impunidade.

Pois bem, entrei no portal Excelência e usei a ferramenta deles para mandar um email para os 77 deputados estaduais mineiros pedindo para não permitirem a ampliação do foro privilegiado. Não deixe de visitar também o Transparência Brasil (toda semana!).

“Bah! Devem estar rindo da cara do otário do Roney…” pode ser o que você está pensando. É bem provável que muitos estejam rindo e perderão esse espaço humilde, mas ainda assim um espaço relevante para alcançar eleitores pois alguns me responderam e aparecerão aqui com meus louvores.

Por outro lado, se o otário do Roney não estivesse sozinho e 500 mil emails chegassem à caixa postal de cada um desses deputados eles saberiam que estamos aprendendo a olhar para eles em vez de ficar passeando na rua ou assinando petições online e deixariam de rir para se preocupar com o que está acontecendo ao redor…

Em outras palavras, e é aqui que o manifestante choppinho pode voltar a ler…

Usei a ferramenta do Transparência Brasil (que todo mundo deveria conhecer) e me fiz entender aos 77 deputados federais de Minas Gerais solicitando que não permitam mais esse golpe contra a imagem dos políticos e que não aprovem a ampliação do foro privilegiado. Tolice? Pode ser, mas muito menos tolice do que ficar berrando para as paredes! E alguns deles, poucos ainda é verdade, responderam e me deixaram uma ótima impressão! Na próxima eleição visite o Portal Excelência e considere seriamente os seguintes candidatos para ganhar o seu voto!

Candidatos que eu consideraria seriamente se votasse em Minas Gerais: