Esse foi um final de semana politizado! ;-)
Primeiro fomos almoçar na orla com um bom amigo e vimos a mobilização contra o Lula organizada na comunidade do Orkut Fora Lula com mais de 190 mil participantes… Eles já haviam percorrido toda a praia de Copacabana e conseguiram agregar quase 40 pessoas… Mais uma prova de que o Orkut não serve como meio de comunicação ou de que nem na Zona Sul do Rio dá para juntar gente contrária ao Lula… Vai ver os indignados preferiram ficar jogando Counter Strike… Colhi alguns textos interessantes na comunidade organizadora e coloquei no meu Multiply com o título Fora Lula mobiliza 3 mil no Brasil.
Por conta desse passeio no Orkut descobri no Youtube o Luis Carlos Azenha, um jornalista independente (que nem sei se é jornalista) que fez uma cobertura interessantíssima do movimento em Sampa!
Depois recebi um email com o link para um abaixo-assinado pelo fim da CPMF, mas eu sou a favor da CPMF e contra todos os outros impostos!!! Gente, para e pensa um pouco… CPMF é sobre movimentação monetária, todo mundo paga proporcionalmente ao que gasta e recebe. Os outros impostos são sobre a mercadoria e quem se ferra é o pobre que ganha 300 pratas e tem que pagar 50 em vez de 25 num produto essencial para ele! Sem falar que os outros impostos todo mundo que tem grana sonega… Cadê o abaixo-assinado contra os 60 a 100% de impostos que todo mundo paga em tudo que é produto?
Para fechar o fim de semana fui passear com o cão (o meu terráqueo canino mesmo e não com um cão metafífico) em Ipanema e encontrei com a mesma pessoa que me enviou o email da CPMF pegando outro abaixo-assinado, esse a favor de mais médicos homeopatas afiliados ao SUS. Assinei e tenho que dar méritos para a moça que não fica sentada em casa reclamando da vida! é melhor errar fazendo algo do que errar por omissão, não acha? Passei no site da ONG que estava colhendo assinatura, mas veio tudo em branco: http://www.semelhante.org.br (tenta usando aquele navegador da MS, o IE, aqui eu não tenho isso)
Deixarei os comentários por conta dos eventuais leitores, mas tenho consciência de que Rivotril dá muito mais ibope! ;-)
Como voc disse num post anterior, muito fcil apontar os holofotes para o “coitado” do Lula quando explode um problema. O difcil ter atitudes iguais a da sua amiga que tem vontade de querer mudar alguma coisa no pas… … acredito que isso vai mudar um dia… ah se vai!!!
Com relao ao site, mesmo naquele navegador da MS (rs..), no funcionou…
Um Abrao!
Oi Roney,
o problema no est nos impostos que se paga, mas no que se faz com eles. Se tivssemos (ou se vocs tivessem, hehehe) algum retorno sobre eles, ningum reclamaria. Aqui eu pago 52% de IR (isso mesmo que voc leu), mas em compensao as escolas so boas, o sistema de sade pra todos, voc tem toda uma “safety net” do governo caso fique desempregado, pode-se andar na rua a hora que quiser, os transportes pblicos so bons, etc e tal. Ah, e o mais importante, os 48% que ficam pra mim so mais que suficientes :-D
Eu tambm sou a favor do imposto nico. mais fcil de cobrar, mais difcil de sonegar e mais barato para controlar. No sei se a forma correta seria cobrar sobre movimentao, pois as transaes em cash ficam isentas, e toda a ilegalidade cash. Agora, quem que tem peito de colocar um imposto nico e depois demitir metade dos fiscais da receita?
Comentando sobre os outros posts “politizados”, acho que o grande problema do Brasil no somente o fato das pessoas no se “mobilizarem”. Mobilizar pra fazer o que? Pra protestar e mostrar que no concorda com algo? E desde quando os caras l em Braslia se importam com o que a gente pensa? Acho que no por a. O problema que cada um s pensa no seu, principalmente os polticos. E por conta disso no h uma unio de oposio e governo (seja quem for governo ou oposio) com um objetivo comum. Se algum (oposio ou governo) sugere algo, o outro contra, no importa o que seja. Minha esperana que agora que os “dois lados” j foram governo por 2x eles coloquem a mo na conscincia e pensem: “eu tentei, no consegui. Voc tentou, no conseguiu. Vamos tentar juntos?”. Mas sinceramente, acho que a chance disso acontecer mnima.
Uma vez eu li uma teoria que dizia que somente os pases/povos que passaram por alguma dificuldade e tiveram que se unir para sobreviver so bem sucedidos. O Brasil nunca teve dificuldade nenhuma, pelo contrrio, e nem pra ser independente precisou fazer nada.
Isso no um comment, mas um multicomment, sobre vrios posts! Ou melhor, quase um post em si. Sorry for that!
Um abrao,
Paulo
Paulo, no se desculpe! Os melhores comentrios so como este seu que traz informaes e opinies!
Pensei um bocado, pesquisei outro tanto e tenho algumas coisas a acrescentar.
1- Mudei de idia sobre o imposto nico. Vc j leu, mas quem chegar aqui agora pode dar uma lida neste outro post
2- Sou menos otimista do que voc a respeito da conscincia das pessoas que se tornam polticos e creio na participao e presso real da sociedade para garantir que os polticos (tanto os que tem quanto os que no tem conscincia) se comportem de acordo com as nossas espectativas. Por participao e presso eu quero dizer vigilncia atravs de iniciativas como o Transparncia Brasil (que todo brasileiro devia acompanhar) e do voto.
3- A mesma vigilncia e presso vale para a destinao dos recursos arrecadados pelo governo e nisso h outro alvo importante: a mdia… vital que deixemos de ser leitores alienados da Veja e cobremos imparcialidade e comprometimento da mdia conosco e no com este ou aquele interesse econmico…
Alis tem algo aqui que merece post: Conosco…
Quem “conosco”?
Ao meu ver um dos trs maiores problemas do mundo moderno que conosco no inclui o cara que mora na rua e o que recebe alguns milhes de dlares para fazer um filme. Mas vou desenvolver isso em outra ocasio…