Puxa, muito legal fazer protesto contra a política representada pelo Bush: Fora Bush! Contra o Bush!
Tá, mais e ai?
A gente vai lá, joga bomba caseira, grita soltando perdigotos, fica com a garganta arranhada, lacrimeja com o gás da polícia e tudo o mais.
Err… Para quê?
Vou contar. Sou contra um bocado de coisas, do cristianismo moderno até a cultura oca passando pela busca da VERDADE (aquela absoluta que sempre serve para uns se dizerem melhores do que outro). O problema é que ser contra sem ser a favor de nada é rebeldia vã, não acha?
Fico assistindo um bocado de gente vivendo conformada com tudo, ainda que berrem esperneiem e digam palavrões contra o governo. Vejo gente que não está nem ai e vejo gente que diz que está se mobilizando, mas tudo que faz é repassar emails, bater panelas na janela e sair de preto de vez em quando.
Posso estar errado, todo mundo pode… Mas não consigo ver outro jeito de mudar as coisas que não seja efetivamente fazendo algo para mudá-las, para seguir um rumo diferente.
O mínimo que podemos fazer é pensar em soluções para a corrupção, a injustiça social e as demais mazelas que nos atingem e, depois de pensar um bocado, escrever o que concluiu e publicar em um blog ou coisa parecida.
As minhas ideias estão todas espalhadas aqui e ali e sempre tem a ver com cultura, ou quase sempre.
Se você já escreve então que tal se juntar a uma ong e laborar um pouco? É neste ponto que estou agora, não é fácil, mas ficar berrando não vai adiantar muito.
Cara, gosto de muitas coisas que voc escreve! Neste post, quantas coisas legais! Mas explica uma coisa pra gente: Voc s contra o cristianismo moderno? E quanto ao antigo (do primeiro milnio, p. ex.)? Que informaes voc tem sobre os dois, que nos permitam comparar as diferenas?
Eu tambm sou contra muita coisa que se apresenta como cristianismo hoje em dia (e em todos os tempos, alis), muita coisa que feita em nome de Deus, mas creio que consigo separar o joio do trigo, no jogar fora o beb com a gua do banho – pelo menos, tento!
Oi Oswaldo,
No sou uma autoridade para dar uma opinio respeitvel, sabe? Muito menos sobre o cristianismo primitivo.
Creio que j andei falando sobre o que me incomoda no cristianismo em outros posts ou l no site, mas talvez possa resumir dizendo que prefiro me relacionar com os deuses observando a natureza do que lendo um livro escrito por homens…
Assim me aproximo muito mais do paganismo, do Xamanismo ou da Wicca.
Ah, essa uma informao essencial! Creio que a coisa mais importante no processo de conhecimento/descoberta das pessoas sabermos como elas lidam com o sagrado, terica e praticamente, pois essa dimenso fornece a moldura para toda a viso de mundo do indivduo, sua compreenso e apreenso das influncias do exterior.
Uma coisa interessante sobre as “religies da natureza” que elas so as mais prximas do surgimento da humanidade na Terra, e com o desenvolvimento cultural do homem, o surgimento da escrita, da literatura, dos meios fsicos de suporte da memria, os conhecimentos religiosos foram sendo registrados, num processo lento e irreversvel. A Bblia, p. ex., uma coleo de livros que foram sendo compostos ao longo de uns 1500 anos (biblia, em grego, plural de biblion – livro). Lembro de uma definio que vi num livro nos tempos da faculdade, que nunca mais esqueci: “A Bblia a sedimentao literria de uma experincia de f”.
Esses assuntos so fascinantes!