O @lesilva (do Copiar e Colar)me passou o link para uma matria intitulada O que voc precisa saber sobre a empresa mais influente do mundo em que o Maurcio Moraes nos convida a refletir sobre o Google apesar de temer ser apedrejado por isso. :-)

Ele acabou no falando nada demais (talvez por estar dentro de um site da velha mdia onde necessrio se preocupar com os leitores e anunciantes) ento decidi colocar a lngua ferina em ao e deixar um comentrio l.

Como no sei se ele vai poder liberar o comentrio decidi public-lo aqui tambm.

Aqui entre ns, que chato esse cadastro da Abril que temos que preencher para deixar um comentrio, hein?

P, achei que vc ia pegar pesado quando falou em ser apedrejado! Vou fazer isso por vc apesar de usar o Google para quase tudo (agenda, documentos, email, estatsticas de acesso, pesquisas).

Primeiro pegando no p dos fundamentalistas religiosos: o Google no pode ser divindade pq fingue que seu lema no fazer o mal e a maioria das divindades dos fundamentalistas so ciumentas, vingativas, mesquinhas e fazem o mal o tempo todo ;-)

Quanto ao Google.

O bicho j virou um monoplio mais restritivo que a Microsoft.

Todos ns conhecemos a histria das inovaes que a Microsoft tentou inibir e das tantas que ela conseguiu inibir e que seriam grandes avanos para o bem da humanidade, d para citar rapidamente o Quicken, o OS/2 da IBM e os mais importantes de todos (ainda bem que esses ela no ganhou) a cultura OpenSource e a Internet.

Na lista do Google a gente tem o Zoho que um pacote de aplicativos muito melhor que o Google Docs, o Clusty que um buscador que traz vrias qualidades interessantes e o Yahoo!Live que talvez tenha morrido por causa da criao do Youtube Live.

Mas o maior perigo do Google nem so as suas caractersticas monopolistas e sim o poder absurdo que ele tem ao ter acesso a praticamente TUDO sobre ns!

Ele sabe sobre o que pesquisamos, o que conversamos (por email ou chat), de quem somos amigos (no pelo Orkut que no colou, mas pelo OpenSocial ou pelo livro de endereos do Gmail), o que fazemos (pela agenda), onde vamos (ainda no criou seus mapas personalizados no Maps?) e a lista segue bem adiante com o Android, gps etc.

Com esse volume de informaes e um bom consultor em data mining eles podem analisar as tendncias de comportamento da humanidade como ningum!

Quer eleger um presidente? Criar o celular perfeito? Lanar um produto indito que todos esto querendo, mas ningum notou ainda? A chave est nos bancos de dados do Google…

E o Google e a Internet so apenas a ponta do mastro de uma embarcao que no sabemos bem como … J sabemos que virtual e real no se aplicam mais e sim online e offline j que nada disso brincadeira ou inveno, mas lugares onde espalhamos e compartilhamos nossas vidas reais!

At mesmo o online e offline so fronteiras cada vez mais sutis ou o Twitter no um sucesso justamente por fazer a ponte entre os dois?

Pode ser que o Twitter seja o comecinho das velas que esto abaixo daquele mastro distante, mas quem sabe o que vir a seguir?

E no d para terminar sem deixar um motivozinho a mais para apedrejamentos ;-)

Fundamentalistas…

No importa o nome que um fundamentalista d a seus deuses, quem est por trs sempre a mesma entidade: um ego inflado e arrogante. O deus de um fundamentalista ele mesmo. A nica razo para usarem outros nomes porque ningum seguiria um baixinho esqulido, ento, assim como em O Mgico de Oz, eles elegem algo grande e ameaador que controlam como uma marionete para disparar seus preconceitos e autoridade contra os outros…