… Ou “A sociedade do conhecimento entre o açúcar e o afeto

Algumas vezes já comentei aqui que não acredito que essa seja a era do conhecimento pois permanecemos em plena era do consumo.

É um jogo, uma corrida atrás de lucros onde as fichas milionárias são a sua insatisfação permanente e o desejo insaciável por consumo.

Hoje nossa espécie em geral não produz comida, cultura, roupas, moradia ou arte, ela produz capital. Em outras palavras, a empresa que faz a comida que você compra não quer sua saúde, muito menos sua satisfação, ela quer seu poder de consumo.

As vítimas mais vulneráveis dessa verdadeira Quarta Guerra Mundial são as crianças pois são mais suscetíveis e tem grande poder de influência sobre os pais. Elas são também as vítimas mais sérias, pois o futuro que houver será construído por elas.

A solução para tudo isso, ao menos na minha opinião, está na sociedade do conhecimento. Toda iniciativa para fomentá-la será importantíssima para o nosso futuro… Aliás, a essa altura é importante para o nosso presente.

Onde quero chegar?

Este post portanto é para te convidar a conhecer, opinar e dar apoio ao projeto da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que regulamenta as propagandas de alimentos para crianças.

Para que ele seja aprovado é necessário que a sociedade demonstre seu apoio enviando críticas e sugestões por email para gprop@anvisa.gov.br, deixando comentários no forum ou mandando carta para:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária
SEPN 515, Bloco B – Ed. Omega, 3º andar, sala 02, Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70.770.502, ou Fax: (61) 3448-1216

Gente, todos nós reclamamos do estado das coisas. Vivi os tempos da ditadura e sei o que é não poder reclamar, vivi os tempos pós ditadura onde não havia um canal para nos expressarmos. Agora, e a cada dia mais, temos instrumentos para dar nossa opinião, para participar dos rumos da nossa sociedade. Pouca coisa é mais importante que isso!

Vá lá ler o texto da proposta do regulamento técnico para propagandas de alimentos voltadas a crianças. Dê uma passada no blog da Denise Arcoverde onde as coisas estão mais mastigadinhas e com vários links interessantes. Forme sua opinião e multiplique-a!

Atualizando em maio/2020: Anos depois surgiu o Criança e Consumo. Ainda temos muito a melhorar, mas houve avanço.