Aperibé, Bom Jesus do Atabapoama, Carapebus, Comendador Levy Gasparian, Duas Barras, Italva, Laje do Muriaé, Varre-Sai e Sumidouro. Algumas das 92 cidades do Rio de Janeiro.

O Brasil tem 5.507 municípios mas não é difícil esquecer deles e pensar que toda a vida do país ocorre em Curitiba, Sampa, Rio, BH, Recife, Floripa (que divide seu estado com outras 292 cidades).

Aperibé, no Rio, tem 9087 habitantes, seis hospitais, 76 leitos, 1909 pessoas no ensino fundamental e no ensino médio. Lá não tem faculdade ou universidade e existe apenas um banco. Mas há vida, Tem gente sonhando, deve ter um bocado que enfrenta horas de ônibus para ir a uma cidade maior trabalhar, com certeza tem um bar para o chope dos adultos e um point para os jovens. Na TV eles se miram nas histórias dos grandes centros e sonham estar lá. Ou não, quem vai saber? Onde vemos as histórias desses lugares? Afinal não estamos sozinhos abandonados e sem governo?

Talvez não…

O TCE-RJ (Tribunal de Contas do Rio de Janeiro) divulga um estudo socio-econômico bem completo (em PDF), conta até a história da formação de Aperibé.

E sempre tem um universitário que lembra das cidades esquecidas.