Esta mensagem veio de um leitor do artigo sobre votos nulos:

Roney:
Muito me indignam os atuais escândalos na política brasileira. Tanto que minha mente sonhadora transborda de caraminholas e fico imaginando se é possível à nós, brasileiros conectados, fazer algo para mudar. Cheguei a você via Google e li a respeito de Votos Nulos e anulação de eleições. E não deixarei de pesquisar sobre isso, prometo. Ocorre que me interessam os poderes de abaixo-assinados, enviados ao congresso e exigindo mudanças. Lhe pergunto: existe fundamento? É possível mudar, colecionando assinaturas suficientes entre a maioria dos eleitores, afim de exigir a destituição desse sistema podre e corrupto? Posso contar com sua ajuda? Grande abraço

Fiquei feliz com a sua mensagem pois este é o objetivo do meu site: instigar o leitor a pesquisar e não permanecer como espectador passivo!

Não sou advogado e ficarei grato se você compartilhar conosco o que descobrir sobre votos nulos. Se precisar de umas dicas para aprender a fazer um site gratuito pode recorrer a mim.

Bem, quanto a abaixo-assinados virtuais eu creio que eles não tem grande valor legal, mas há leis que determinam que um determinado número de assinaturas em um abaixo-assinado em papel pode validar a instauração de um tipo de plebiscito popular para aprovar uma lei.

O meu receio diante desses sites facilitadores está no efeito “tirar peso da consciência”. As pessoas vão lá no clique fome, assinam um abaixo-assinado virtual ou passam um minuto berrando na janela no dia sete de setembro e acham que fizeram sua parte e podem ir ver TV.

Acredito que nosso país está passando por um dificílimo aprendizado da prática da democracia e para seguirmos adiante temos que desenvolver um tipo de democracia participativa onde nos envolvemos mais diretamente nos processos políticos e sociais do país. Seja participando de ONGs, seja organizando ações populares como os abaixo-assinados.

Dei uma vasculhada na Rede, mas não achei a lei que regulamenta o uso de abaixo-assinados para propor novas leis, no entanto vi vários sites que orientam o visitante a fazer sempre abaixo-assinados escritos à mão. Creio que este é o único instrumento realmente eficaz atualmente.