Estava passeando pelos blogs prediletos até que esbarrei no da Maria Fabriani (2019: fora do ar), que mora na Suécia mas não perde sua identidade brasileira.

Se a civilização fosse comprimida em quatro estações em que estação estaríamos? Verão quando o calor é abundante e a vida fervilha; inverno quando os deuses se recolhem para baixo da terra e a vida parece se extinguir; primavera quando o Sol é suave e generoso permitindo que a vida e boas ideias floresçam; ou outono quando o que prosperou começa a definhar deixando sementes que devem sobreviver ao inverno para que possa haver uma nova primavera?

O mundo, seja como for, parece estar sofrendo o sopro dos ventos da exclusão! No Brasil são os pobres, os trabalhadores e até os executivos médios que vivem à margem de uma minoria rica. Na Europa são os imigrantes que transitam invisíveis nas estatísticas a ponto de serem excluídos desconhecidos pelos incluídos como mostram os comentários da Maria.

Onde quer que seja os excluídos gritam por ouvidos que os escutem. Parece com outono para mim… Melhor procurarmos rápido pelas sementes capazes de atravessar o inverno!