Tenho uma melhor amiga… Me desculpem os outros grandes amigos, mas acho que todo mundo sabe que grandes amigos são no máximo uns 6 ou 8, bons amigos vão até uns 30, 40, quem sabe mais? No entanto melhor amigo dificilmente passa de dois…

Tem o marido ou esposa, mas eles são mais que amigos, né?

Pois então ontem conversei com minha melhor amiga que não vejo faz meses!

Amigo de verdade tem dessas coisas… Não precisa ver sempre, mas esse texto não é sobre o que é um amigo, um irmão de alma, um Anan Kara. É sobre papos e como algumas pessoas navegam pela vida seguindo os mesmos rumos ainda que em navios diferentes, em mares diferentes!

Minha melhor amiga era muito urbana da última vez que conversamos, ela preferia São Paulo ao Rio de Janeiro. Sempre foi uma profunda observadora da natureza humana muito embora guarde isso para ela mesma (e felizmente para alguns amigos como eu) e muita gente pense que ela é apenas uma moça inteligente, prestativa e até um pouco infantil.

A propósito tenho certeza que a gente acha que o mundo é ruim porque vemos só a superfície das pessoas… De perto não é todo mundo maluco… Não! de perto é todo mundo vasto, rico e fascinante! Cheios de talentos, sentimentos e sabedorias.

Mas então…

Já que minha melhor amiga e eu nunca conseguimos nos encontrar porque os dois estão sempre mergulhados em trabalhos, projetos e tudo mais a gente se falou por telefone!

46 minutos não é nada, mas achamos um tempo numa manhã de sábado para nos encontrarmos aproveitando um protesto contra a usina de Belo Monte.

Pois É… A melhor amiga urbana passou um tempo com os índios no Xingú, voltou transformada… Entrar em contato com Gaia é foda… Não tem outra palavra, é foda mesmo! Quem mergulha ou viaja para regiões selvagens do nosso planeta deve concordar comigo :)

Falamos sobre o Fenômeno Occupy, sobre ecologia, cultura, sociedade, trabalho, realização de vida, cidadania… Como sempre mostramos um para o outro visões diferentes das mesmas coisas, mas é aí que entra a coisa do amigo de alma: as coisas que nos interessam, mesmo nós dois sendo mutantes que se transformam intensamente ao longo de cada mês, continuam sendo as mesmas…

Ter amigo de chopp, amigo de piada, de cinema, de esporte e até de conhecimento é muito bom! É essencial, mas ter amigos de vida é… Bem, é foda! :)