– Bem… depende, né? Mais importante do que o quê? – Eu pergunto

Ela tem seis anos, seis breves aninhos. Chupa dedo, tem um irmão agitadíssimo que acaba de fazer onze anos e ambos praticam Taekwondo. Provavelmente uma tentativa da família de gastar o excesso de energia das pestinhas ;-)

– Mais importante do que tudo!!!!

É maldade ensinar ou deixar que uma criança tão novinha já enxergue o mundo com um horizonte tão curtinho, né? Um dia talvez ela pense que ninguém a ama, mas que apenas admire sua beleza e, se ela não for bela com o tipo de beleza que os outros esperam… Anorexia e outras coisas tristes.

Limitei-me a dizer que ela está pensando assim porque ainda não conheceu as coisas importantes de verdade.

Gostaria de dizer mais, no entanto não era minha função ali e os pais podem não gostar que alguém diga a sua filha que…

– Olha, tem uma coisa muito mais importante que a beleza. É uma coisa feia e triste, mas sem ela não existe beleza sabe? Pena que é uma coisa que não tem assim… um nome, sabe? E é uma coisa que a gente acha, não dá para mostrarem para a gente. Ah! Mas tem três coisas mais importantes do que a beleza que eu posso te contar! Tem um montão de coisas mais importantes, mas essas três tem a ver com a beleza!

– A primeira coisa é saber ver a nossa própria beleza e nem sempre ela está no espelho. Porque se a gente ficar tentando ser belo para os outros a gente nunca vai conseguir prestar atenção no que nos faz belos para nós mesmos.

– A segunda, e mais importante que essa porque sem isso a gente nunca encontra a beleza, é saber admirar a beleza. Pode ser num vaso, num som, num cheiro, numa ideia… Tem muita beleza que a gente não vê com os olhos. E, sabe? Tem muita coisa bela que é infeliz, mas quem sabe apreciar o belo pode ficar triste, mas nunca é realmente infeliz.

– A terceira, mais importante ainda se bem que pouca gente consegue porque não dizem para elas que isso existe, é fazer beleza! Tem gente que fecha os olhos e consegue inventar beleza, consegue imaginar coisas, sons, imagens e ideias belas que ninguém tinha imaginado ainda! Esses muitas vezes são meio tristes, sabe? Mas são as pessoas mais preciosas do mundo!