Acho incrível que algumas pessoas sustentem um debate entre evolucionismo e criacionismo. Posso até ter comentado aqui neste blog, mas somente por considerar ainda mais absurdo esse assalto ao conhecimento científico conquistado duramente sob o fogo da inquisição…
Não vou falar sobre nada disso, mas tenho que falar em involucionismo.
Tem coisas que a gente vai absorvendo meio apaticamente, a gente se acostuma. Coisas como pecado original e que toda a carne é corrupta por natureza. Seja ou não essas são coisas que nem questionamos mais.
Da mesma forma, entre evolucionismo e criacionismo, nos esquecemos de nos perguntar no que realmente acreditamos. Explico…
Você acha que a gente está evoluindo?
Você acha que a gente foi criado do jeito que somos?
Ou será que você pensa que está entre essas duas opções e na verdade acredita numa terceira?
Peço desculpas pela pretensão, mas creio que 90% das pessoas lendo isso não sabe no que crê.
Quase todos nós admiramos ou mesmo idolatramos personalidades do passado como Shakespeare, Cristo, Sêneca, Moisés, Buda, Homero, Milton… O mais novinho foi Gandhi.
Seguimos seus ensinamentos e consideramos que suas obras são incomparáveis a qualquer coisa moderna. Se a gente pergunta quem é o Aristóteles de hoje logo nos olham como se falássemos uma heresia.
Parece consenso geral de que os pensadores de hoje são uma sombra dos de ontem.
O mesmo ocorre com o misticismo.
Alguém explica como funciona a astrologia e se prontificaria a desenvolver uma nova astrologia para quando nos mudarmos para Marte ou para outro sistema solar? Será que somente os sábios do passado eram capazes de desenvolver esse conhecimento?
O I Ching e o Tarô. Quem se prontifica (além de Philip Pullman) a criar um novo oráculo?
Ainda na religião o mesmo se repete. Os Deuses e homens santos do passado pareciam muito mais poderosos já que o Sol já não se detém mais no firmamento, os mares não se abrem ou arbustos não ardem sem queimar.
E quanto às nossas perspectivas para amanhã? O que você espera das próximas décadas? Um mundo melhor ou um mundo pior?
Está me parecendo que nossa época é marcada pela crença no INvolucionismo.
Trackbacks/Pingbacks