Tá certo, nossa civilização tende ao machismo, nossa cultura local é bem machista, então certamente tenho algo de machista, afinal faço parte deste tempo.

Acontece que toda hora uma mulher vem me dizer que sou machista justo por uma atitude que não tem nada a ver com isso! Já nem tento argumentar.

Hoje foi uma colega de trabalho que disse que ia embora mais cedo pois não estava bem e foi logo emendando e contando que na verdade é só um resfriado e que era só frescura.

Há momentos em que é bom ser mulher em uma sociedade machista, né? Se um homem diz que vai para casa pois está indisposto no mínimo vira motivo de chacota. Mulher não, elas tem a TPM e as cólicas que todo mundo aceita e que inspira compaixão.

Então disse a ela que “É bom ser mulher, né? Todo mundo aceita quando uma mulher está indisposta e diz que precisa ir embora”. Ora! E ela virou para mim e me disse que eu estava sendo machista! Mas que coisa! :-)

Outra vez me disseram que era machismo oferecer a mão para a mulher que está descendo do ônibus e uma outra vez fui repreendido por dizer que acho motoqueiras sensuais, assim como amazonas diga-se de passagem. É que as mulheres se movem com mais graça e suavidade do que os homens (em geral) e acho instigante a suavidade que controla o poder telúrico da motocicleta ou do cavalo. Será que isso é machismo?

Será que deixam de me achar sexista se deixar de ser cavalheiro, disser que lugar de mulher não é em moto, mas na cozinha e desprezar as dificuldades das cólicas mensais? ;-)